
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Infelizmente a discussão do modelo resvalou para algo que não está relacionado com o modelo.
Pode-se ser a favor ou contra a integração na EGME, mas temas comerciais, como clareza no valor a pagar não tem nada a ver com modelo A ou B, e é da responsabilidade dos players CEME e OPC.
E a única forma de corrigir isso não é "liberalizar", mas sim regulamentar. Os tarifários são por demais liberalizados, há um numero quase infinito (hiperbole) de combinações possíveis, e se queremos um valor claro, então é necessario regulamentar, obrigando a um valor em kWh, com o iva, tar e tx activação incluidos.
Pode-se ser a favor ou contra a integração na EGME, mas temas comerciais, como clareza no valor a pagar não tem nada a ver com modelo A ou B, e é da responsabilidade dos players CEME e OPC.
E a única forma de corrigir isso não é "liberalizar", mas sim regulamentar. Os tarifários são por demais liberalizados, há um numero quase infinito (hiperbole) de combinações possíveis, e se queremos um valor claro, então é necessario regulamentar, obrigando a um valor em kWh, com o iva, tar e tx activação incluidos.
- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Outra vez a mesma falácia... Por favor, são 7 anos desta treta!BrunoFonseca Escreveu: ↑27 fev 2025, 19:53como clareza no valor a pagar não tem nada a ver com modelo A ou B, e é da responsabilidade dos players CEME e OPC.
O modelo permite. Não há.
Mas permite. Mas não há.
Continua a permitir. Continua a não haver.
Chiça...
É dos OPC, é dos CEME, é dos utilizadores que não sabem escolher a melhor hora do dia, o melhor dia da semana, o melhor carro, ... Chiçaaaaaa.....
Não porra, é do modelo. É da separação da energia. É do que isso prejudica o utilizador.
Preços por kWh, iguais para toda a gente, são agora a norma em toda a Europa. Roaming para lá de Espanha (e até já em Espanha, mas vá...) é a norma mesmo sem ser obrigatório.
Evolução da rede maior que em Portugal, é a norma (a última publireportagem paga com o nosso dinheiro até meu deu a volta ao estômago...).
Ainda não chega para se perceber que isto é uma aberração?
Bem se calhar para nunca saiu do país isto é mesmo a última bolacha do pacote...
Agora ficamos todos à espera dos prints dos melhores carregamentos nas melhores condições, comparados com preços verticalizados daqui a 1 ano e a mostrar que "antes é que era bom".
Mas vão ignorar os 1€/kWh recorrentes, isso não interessa a ninguém.
Até houve um vídeo famoso a mostrar como como um certo cartão mágico era na altura mais barato que os SuC. Catano que nunca mais vi vídeos desses.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Inevitavelmente irá acontecer e até acredito que será uma bandeira de todos aqueles que durante estes anos defenderam o que conhecemos hoje.BrunoAlves Escreveu: ↑28 fev 2025, 00:14Agora ficamos todos à espera dos prints dos melhores carregamentos nas melhores condições, comparados com preços verticalizados daqui a 1 ano e a mostrar que "antes é que era bom".
Mas vão ignorar os 1€/kWh recorrentes, isso não interessa a ninguém.
Até houve um vídeo famoso a mostrar como como um certo cartão mágico era na altura mais barato que os SuC. Catano que nunca mais vi vídeos desses.
Cabe a todos nós depois desmistificar e mostrar se estão a comparar o incomparável, aliás, como temos feito até aqui.
Neste tópico ao longo tempo foram dados esses exemplos e em todos acabamos por ver que é preciso ter a "tempestade perfeita" para que isso acontecesse. Se hoje para teres o melhor preço é preciso uma "tempestade perfeita", é devido a complexidade do nosso modelo.
Se hoje exemplos como o Continente e a Tesla não servem de exemplo por estão a margem da lei, vamos ver se continuarem a funcionar como até aqui qual será a desculpa.
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- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Bom, numa nota mais positiva, apelava a todos (concordem ou discordem) que lessem com muita atenção o documento da consulta pública e considerassem participar nela.
É um documento longo e chato, legalês e mais legalês (ainda não o li todo) mas é a primeira alteração legislativa na área em mais de 10 anos por isso é um ponto de viragem que interessa a todos.
Façam participações construtivas, se transmitirem só a opinião façam-no baseado em factos e não em "percepções" e evitemos todos as baboseiras típicas de redes sociais.
É um documento longo e chato, legalês e mais legalês (ainda não o li todo) mas é a primeira alteração legislativa na área em mais de 10 anos por isso é um ponto de viragem que interessa a todos.
Façam participações construtivas, se transmitirem só a opinião façam-no baseado em factos e não em "percepções" e evitemos todos as baboseiras típicas de redes sociais.
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- BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É a tua opinião.BrunoAlves Escreveu: ↑28 fev 2025, 00:14Outra vez a mesma falácia... Por favor, são 7 anos desta treta!BrunoFonseca Escreveu: ↑27 fev 2025, 19:53como clareza no valor a pagar não tem nada a ver com modelo A ou B, e é da responsabilidade dos players CEME e OPC.
O modelo permite. Não há.
Mas permite. Mas não há.
Continua a permitir. Continua a não haver.
Chiça...
É dos OPC, é dos CEME, é dos utilizadores que não sabem escolher a melhor hora do dia, o melhor dia da semana, o melhor carro, ... Chiçaaaaaa.....
Não porra, é do modelo. É da separação da energia. É do que isso prejudica o utilizador.
Preços por kWh, iguais para toda a gente, são agora a norma em toda a Europa. Roaming para lá de Espanha (e até já em Espanha, mas vá...) é a norma mesmo sem ser obrigatório.
Evolução da rede maior que em Portugal, é a norma (a última publireportagem paga com o nosso dinheiro até meu deu a volta ao estômago...).
Ainda não chega para se perceber que isto é uma aberração?
Bem se calhar para nunca saiu do país isto é mesmo a última bolacha do pacote...
Agora ficamos todos à espera dos prints dos melhores carregamentos nas melhores condições, comparados com preços verticalizados daqui a 1 ano e a mostrar que "antes é que era bom".
Mas vão ignorar os 1€/kWh recorrentes, isso não interessa a ninguém.
Até houve um vídeo famoso a mostrar como como um certo cartão mágico era na altura mais barato que os SuC. Catano que nunca mais vi vídeos desses.
Dou-te o exemplo do Continente, que não está no modelo e o preço não é em kWh, e o preço por min depende da potência média de carregamento...
Enquanto continuarem a dizer que a culpa é da mobi.e (e já agora, por imagens que vi, também da UVE), então é que nada se resolve.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O texto seguinte foi retirado do grupo da Tesla no FB(ideia do Hugo Pinto o Admin)
Resumo das Principais Alterações no Novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica em Portugal
O novo regime jurídico da mobilidade elétrica, aprovado em 2024/2025, substitui o sistema de 2010 e traz mudanças significativas para liberalizar o mercado e melhorar a experiência do utilizador.
Principais Alterações:
Fim da Gestão Centralizada – O papel da Mobi.E como operador central da rede pública de carregamento desaparece. Agora, vários operadores podem gerir as suas próprias redes sem obrigação de integração numa única plataforma.
Fim do Comercializador de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME) – Os utilizadores deixam de precisar de contratos com fornecedores específicos para carregar os seus veículos. Agora, qualquer operador pode fornecer energia diretamente aos consumidores.
Abertura do Mercado e Mais Concorrência – Empresas privadas podem instalar e operar postos de carregamento de forma independente, criando um mercado mais competitivo, com preços potencialmente mais atrativos para os consumidores.
Acesso Universal e Pagamento Mais Simples – Todos os utilizadores podem carregar em qualquer posto público sem necessidade de um contrato prévio. Os postos terão métodos de pagamento acessíveis como cartões bancários ou QR Codes.
Interoperabilidade e Roaming – Garantia de que diferentes redes de carregamento sejam compatíveis entre si, permitindo que os utilizadores acedam a qualquer posto sem barreiras.
Expansão e Modernização da Infraestrutura – Foco na instalação de carregadores para veículos pesados e barcos elétricos, melhoria das ligações à rede elétrica e obrigação de novos postos suportarem carregamento inteligente e bidirecional (Vehicle-to-Grid - V2G).
Sustentabilidade e Energias Renováveis – Introdução de certificados de CO2, que permitem que os operadores que utilizam energia 100% renovável para carregamento recebam créditos financeiros. O objetivo é incentivar uma mobilidade elétrica mais verde.
Impacto nos Principais Intervenientes:
Consumidores – Maior liberdade na escolha de onde e como carregar, com pagamento mais simples e concorrência que pode reduzir preços.
Empresas e Operadores – Novas oportunidades de investimento e negócios, mas também mais concorrência e exigências tecnológicas.
Reguladores – Papel mais focado na supervisão do mercado e na garantia de transparência e equidade para os consumidores.
Este novo modelo aproxima Portugal das regras europeias e visa tornar o carregamento de veículos elétricos mais acessível, competitivo e sustentável.

Resumo das Principais Alterações no Novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica em Portugal
O novo regime jurídico da mobilidade elétrica, aprovado em 2024/2025, substitui o sistema de 2010 e traz mudanças significativas para liberalizar o mercado e melhorar a experiência do utilizador.
Principais Alterações:







Impacto nos Principais Intervenientes:



Este novo modelo aproxima Portugal das regras europeias e visa tornar o carregamento de veículos elétricos mais acessível, competitivo e sustentável.


Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Se calhar o Continente assim fez porque para dar a volta ao sistema teve que cobrar por minuto. Seja como for, os preços do Continente são mais simples, sabe-se que é cobrado um X por minuto, a qualquer hora do dia e em qualquer posto, por isso é só multiplicar pelo número de minutos. Claro que há diferença de potências no carregamento mais lento e assim até é mais justo do que temos na rede pública onde têm um preço fixo por minuto para qualquer potência. Por isso é que se vêm muitas vezes valores de €1/kWh em postos lentos.BrunoFonseca Escreveu: ↑28 fev 2025, 11:53É a tua opinião.
Dou-te o exemplo do Continente, que não está no modelo e o preço não é em kWh, e o preço por min depende da potência média de carregamento...
Enquanto continuarem a dizer que a culpa é da mobi.e (e já agora, por imagens que vi, também da UVE), então é que nada se resolve.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sabendo que não há "grandes revoluções" sem dores, isto parece "matar" os CEME e "todo o esforço" feito pelos CEME estes anos, nada contra, mas é só uma constatação.
Também mataria a Mobie, mas talvez continuem a ter trabalho fazendo de agregadores de informação, seria a evolução natural acho eu. mas quem paga esse "agregador de informação nacional"?
Outra duvida é. Afinal o "sistema misto/ hibrido" não é para existir, é mesmo para "matar" o sistema de "cartão único" atual. certo?
Ao ler o texto, fiquei com a ideia de que um continente ou uma tesla "não podem" barrar o acesso/uso dos postos a qualquer pessoa a não ser que haja incompatibilidade técnica.
Certo que o continente basta-lhe retirar a placa que diz "exclusivo para clientes", mas estragaria um pouco o espirito de cativar clientes, em contrapartida podem aplicar "grandes descontos" aos clientes e fazer com que o uso por não clientes (aka ubers
) deixe de ser tão apetecível.
Já uma tesla, fiquei com a impressão que este texto "obrigaria" os SUC a estar abertos a todos os utilizadores/carros.
Estarei errado na minha interpretação? Quem acham?
Também mataria a Mobie, mas talvez continuem a ter trabalho fazendo de agregadores de informação, seria a evolução natural acho eu. mas quem paga esse "agregador de informação nacional"?
Outra duvida é. Afinal o "sistema misto/ hibrido" não é para existir, é mesmo para "matar" o sistema de "cartão único" atual. certo?
Ao ler o texto, fiquei com a ideia de que um continente ou uma tesla "não podem" barrar o acesso/uso dos postos a qualquer pessoa a não ser que haja incompatibilidade técnica.
Certo que o continente basta-lhe retirar a placa que diz "exclusivo para clientes", mas estragaria um pouco o espirito de cativar clientes, em contrapartida podem aplicar "grandes descontos" aos clientes e fazer com que o uso por não clientes (aka ubers

Já uma tesla, fiquei com a impressão que este texto "obrigaria" os SUC a estar abertos a todos os utilizadores/carros.
Estarei errado na minha interpretação? Quem acham?
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- Filipe
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Nerusonu Escreveu: ↑28 fev 2025, 15:11O texto seguinte foi retirado do grupo da Tesla no FB(ideia do Hugo Pinto o Admin)
Resumo das Principais Alterações no Novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica em Portugal
O novo regime jurídico da mobilidade elétrica, aprovado em 2024/2025, substitui o sistema de 2010 e traz mudanças significativas para liberalizar o mercado e melhorar a experiência do utilizador.
Principais Alterações:
Fim da Gestão Centralizada – O papel da Mobi.E como operador central da rede pública de carregamento desaparece. Agora, vários operadores podem gerir as suas próprias redes sem obrigação de integração numa única plataforma.
Fim do Comercializador de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME) – Os utilizadores deixam de precisar de contratos com fornecedores específicos para carregar os seus veículos. Agora, qualquer operador pode fornecer energia diretamente aos consumidores.
Abertura do Mercado e Mais Concorrência – Empresas privadas podem instalar e operar postos de carregamento de forma independente, criando um mercado mais competitivo, com preços potencialmente mais atrativos para os consumidores.
Acesso Universal e Pagamento Mais Simples – Todos os utilizadores podem carregar em qualquer posto público sem necessidade de um contrato prévio. Os postos terão métodos de pagamento acessíveis como cartões bancários ou QR Codes.
Interoperabilidade e Roaming – Garantia de que diferentes redes de carregamento sejam compatíveis entre si, permitindo que os utilizadores acedam a qualquer posto sem barreiras.
Expansão e Modernização da Infraestrutura – Foco na instalação de carregadores para veículos pesados e barcos elétricos, melhoria das ligações à rede elétrica e obrigação de novos postos suportarem carregamento inteligente e bidirecional (Vehicle-to-Grid - V2G).
Sustentabilidade e Energias Renováveis – Introdução de certificados de CO2, que permitem que os operadores que utilizam energia 100% renovável para carregamento recebam créditos financeiros. O objetivo é incentivar uma mobilidade elétrica mais verde.
Impacto nos Principais Intervenientes:
Consumidores – Maior liberdade na escolha de onde e como carregar, com pagamento mais simples e concorrência que pode reduzir preços.
Empresas e Operadores – Novas oportunidades de investimento e negócios, mas também mais concorrência e exigências tecnológicas.
Reguladores – Papel mais focado na supervisão do mercado e na garantia de transparência e equidade para os consumidores.
Este novo modelo aproxima Portugal das regras europeias e visa tornar o carregamento de veículos elétricos mais acessível, competitivo e sustentável.![]()
Mais vale tarde do que nunca.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Falas com o continente (spoiler alert, eu falei mais que 1x) e eles estão mais que prontos a cobrar por kWh e integrar qualquer obrigação do AFIR, desde que se possam manter como estão.BrunoFonseca Escreveu: ↑28 fev 2025, 11:53Dou-te o exemplo do Continente, que não está no modelo e o preço não é em kWh, e o preço por min depende da potência média de carregamento...
Ou seja, a culpa é do modelo. Se não fosse o atual RJME já tudo estaria ainda melhor para os utilizadores nesta rede "conflituosa".
Enquanto continuarem a ignorar a maioria dos utilizadores, e a defender o status quo porque "ideologia" e coiso, a realidade vai continuar a impor-se. Onde é que estão os inquéritos a utilizadores generalistas, sem serem teoricamente "de uma certa marca"?BrunoFonseca Escreveu: ↑28 fev 2025, 11:53Enquanto continuarem a dizer que a culpa é da mobi.e (e já agora, por imagens que vi, também da UVE), então é que nada se resolve.
O problema é que em 2024/2025 já há muito muito mais pessoas a sair do país do que há meia dúzia de anos.
Não fizeste a introdução toda. Isso foi um texto debitado pelo ChatGPT, foi-lhe pedido para comparar o PDF público com a legislação anterior.
Até a inteligência artificial acha isto uma revolução necessária.
É um facto. Terão de se reinventar. Se não sobreviverem será porque provavelmente não eram essenciais ao processo.
Note-se que eu (pessoa, Bruno e cujas participações e asco à Mobi.e são mais que conhecidas mas que são diferentes da minha contribuição enquanto dirigente associativo) acho que o ideal era manter indefinidamente um modelo misto até um deles morrer por falta de adesão popular. O governo foi mais longe, é o que é.
Nunca existiu sistema híbrido nenhum. Foi uma investida técnica feita com o continente, que depois se tentou extrapolar para a rede pública. Havia zero suporte legal para isso, nunca houve.frankesousa Escreveu: ↑28 fev 2025, 16:10Afinal o "sistema misto/ hibrido" não é para existir, é mesmo para "matar" o sistema de "cartão único" atual. certo?
A rede Tesla está >80% aberta a todos os carros. E há quem defenda que brevemente a rede será uma fonte de rendimento superior à venda dos carros.frankesousa Escreveu: ↑28 fev 2025, 16:10Já uma tesla, fiquei com a impressão que este texto "obrigaria" os SUC a estar abertos a todos os utilizadores/carros.
Isso nem é um tema. A rede Tesla é para ser aberta a todos. Quando mais e mais depressa melhor
Em resumo, acabo dizendo o que já disse várias vezes: desde que fosse para proteger e protelar o modelo, era tudo possível, fácil e flexível. O resto, cumpra-se a lei. Bom, a lei provavelmente irá mudar. E tanto quanto a estatística existente (e a "outra" nunca aconteceu) é algo que as pessoas esperam. Shit happens.
Edit: termino sim repetindo o que tinha dito antes: leiam o documento e participem ativamente na consulta pública
Última edição por BrunoAlves em 01 mar 2025, 09:12, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
