Esta foi a minha resposta:
Se alguém em casa tem dificuldade de perceber como funciona, imaginem no nosso modelo.
Desculpe mas não consigo ler o seu post sem me começar a rir. Não é por mal, mas realmente com questões como a sua é que mostra o quanto somos ignorantes em relação a eletricidade. Uma coisa que temos em casa, que pagamos desde o primeiro dia que entramos em casa.
Há dias alguém me dizia que o problema é que é uma coisa que não se vê, e daí a dificuldade de perceber, porque na realidade o kWh está para a eletricidade, como os litros está para os líquidos, só que como não se vê...
Na escola aprendemos metros, aprendemos litros, aprendemos kg, mas nunca nos explicaram kW ou kWh, a não ser quando entramos em cursos específicos, daí a nossa ignorância acerca do assunto. Uma coisa que convivemos todos os dias e cada vez mais, era altura de ser explicada nas escolas tal como as outras medidas.
Em casa não paga por tempo, ou por potência. Isso é na rede pública de carregamento.
Em casa paga por kWh gasto. A potência que paga é um valor diário independentemente se a usa toda, ou só metade.