
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... TJ_9QReZhg
O fim da mobi.e, o fim do mundo.
Na volta com jeitinho até conseguiam vender a mobi.e a estes gajos.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Alguém sabe qual é o entrave real da Tesla ou da Ionity no modelo atual? Há algum desenvolvimento técnico específico que tenham que fazer para que pudessem operar na rede pública?
Estou a perguntar isto não é porque ache que a Tesla deva entrar na rede pública. Acho perfeitamente válido a Tesla querer operar os seus postos verticalmente, mas agora surgiu-me essa dúvida, se há algum trabalho técnico que teria que ser feito. Acredito que sim, mas queria saber melhor.
Estou a perguntar isto não é porque ache que a Tesla deva entrar na rede pública. Acho perfeitamente válido a Tesla querer operar os seus postos verticalmente, mas agora surgiu-me essa dúvida, se há algum trabalho técnico que teria que ser feito. Acredito que sim, mas queria saber melhor.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O impedimento do modelo que está para acabar não é técnico, é que depois entra um CEME e EGME a ganhar dinheiro em cada carregamento sem instalar infraestrutura nenhuma.
- BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
E o risco que o CEME corre em adquirir a electricidade no mercado para a vender?
Acha mesmo que com o fim dos CEME essa parcela pura e simplesmente desaparecerá dos valores a pagar? Mesmo q verticalizado, o OPC que n seja CEME terá de celebrar contratos de aquisição de energia.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não é o que a Tesla faz e tem preços de €0,27/kWh? Já para não falar do autoconsumo com painéis fotovoltaicos...BrunoFonseca Escreveu: ↑05 abr 2025, 13:41E o risco que o CEME corre em adquirir a electricidade no mercado para a vender?
Acha mesmo que com o fim dos CEME essa parcela pura e simplesmente desaparecerá dos valores a pagar? Mesmo q verticalizado, o OPC que n seja CEME terá de celebrar contratos de aquisição de energia.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A Tesla está a praticar esses preços em Portugal por forma a compensar os seus clientes.cfvp Escreveu: ↑05 abr 2025, 14:03Não é o que a Tesla faz e tem preços de €0,27/kWh? Já para não falar do autoconsumo com painéis fotovoltaicos...BrunoFonseca Escreveu: ↑05 abr 2025, 13:41E o risco que o CEME corre em adquirir a electricidade no mercado para a vender?
Acha mesmo que com o fim dos CEME essa parcela pura e simplesmente desaparecerá dos valores a pagar? Mesmo q verticalizado, o OPC que n seja CEME terá de celebrar contratos de aquisição de energia.
Não são esses preços q são praticados, por exemplo na Espanha (mercado iberico).
Se a "desculpa" para acabar com o modelo de Portugal for pela comparação com a rede da Tesla, então estamos mesmo muito mal.
Isto está prestes a mudar, depois podemos discutir se foi bom ou não.
Eu continuarei a zelar pela mobilidade elétrica, que é muito mais do q a Tesla, ou veículos ligeiros de passageiros.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Tens razão falar na Tesla para justificar o que quer que seja.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 abr 2025, 17:44A Tesla está a praticar esses preços em Portugal por forma a compensar os seus clientes.
Não são esses preços q são praticados, por exemplo na Espanha (mercado iberico).
Se a "desculpa" para acabar com o modelo de Portugal for pela comparação com a rede da Tesla, então estamos mesmo muito mal.
Isto está prestes a mudar, depois podemos discutir se foi bom ou não.
Eu continuarei a zelar pela mobilidade elétrica, que é muito mais do q a Tesla, ou veículos ligeiros de passageiros.
Vamos falar no Continente, sei lá, também tem 0.27€ em média por kWh.
São dois que perdem dinheiro em cada carregamento.
Por acaso até são aqueles que o actual modelo penaliza.

Agora tenho reparado que tem surgido um novo argumento. "É mais que ligeiros de passageiros". O modelo actual tem contribuído bué para postos de carregamento de pesados. Também deve ser culpa das alterações que estão previstas que vamos deixar de ter postos de carregamento para pesados, barcos, etc.
Tenho electrico desde 2017, os carregamentos começaram a ser pagos em 2019, já corri o pais todo de carro electrico e não vi um único posto de carregamento a pensar nos pesados. Dá que pensar esse argumento. Certamente vai ser culpa das alterações.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Agora?? Só para te dar um exemplo, no ENVE2024 partcipei numa palestra sobre pesados, nomeadamente os de mercadorias. Não és obrigado a saber, mas se não sabes, não comentes, muito menos cries juizos de valor sobre outros.Nonnus Escreveu: ↑05 abr 2025, 19:42Tens razão falar na Tesla para justificar o que quer que seja.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 abr 2025, 17:44A Tesla está a praticar esses preços em Portugal por forma a compensar os seus clientes.
Não são esses preços q são praticados, por exemplo na Espanha (mercado iberico).
Se a "desculpa" para acabar com o modelo de Portugal for pela comparação com a rede da Tesla, então estamos mesmo muito mal.
Isto está prestes a mudar, depois podemos discutir se foi bom ou não.
Eu continuarei a zelar pela mobilidade elétrica, que é muito mais do q a Tesla, ou veículos ligeiros de passageiros.
Vamos falar no Continente, sei lá, também tem 0.27€ em média por kWh.
São dois que perdem dinheiro em cada carregamento.
Por acaso até são aqueles que o actual modelo penaliza.![]()
Agora tenho reparado que tem surgido um novo argumento. "É mais que ligeiros de passageiros". O modelo actual tem contribuído bué para postos de carregamento de pesados. Também deve ser culpa das alterações que estão previstas que vamos deixar de ter postos de carregamento para pesados, barcos, etc.
Tenho electrico desde 2017, os carregamentos começaram a ser pagos em 2019, já corri o pais todo de carro electrico e não vi um único posto de carregamento a pensar nos pesados. Dá que pensar esse argumento. Certamente vai ser culpa das alterações.
Relativamente aos preços de carregamentos, a média que pago na rede publica está abaixo dos 0,35€/kWh, e não, não ando a escolher os postos mais baratos.
Curiosamente é quanto pago no Continente.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A razão para acabar com o nosso modelo, é porque nós somos uma ilha, como referiu um representante da Ionity numa das edições do Volt.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 abr 2025, 17:44A Tesla está a praticar esses preços em Portugal por forma a compensar os seus clientes.
Não são esses preços q são praticados, por exemplo na Espanha (mercado iberico).
Se a "desculpa" para acabar com o modelo de Portugal for pela comparação com a rede da Tesla, então estamos mesmo muito mal.
Isto está prestes a mudar, depois podemos discutir se foi bom ou não.
Eu continuarei a zelar pela mobilidade elétrica, que é muito mais do q a Tesla, ou veículos ligeiros de passageiros.
Eu tenho sérias dúvidas que o nosso modelo não torne mais caros os preços. Para começar os OPCs não têm incentivo a cobrar por kWh, porque eles não tratam da parte da energia. Logo aí existe um custo, muitas das vezes absurdo, por causa das cobranças por minuto. Depois estamos a falar de 3 entidades que estão a cobrar a sua percentagem ao invés de ter apenas o OPC, que pode comprar energia provavelmente mais barato ao mercado grossista ou então abater o custo utilizando painéis fotovoltaicos...
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Isso, juízos de valor sobre os outros. Aplica-se bem ao que acabaste de escrever.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 abr 2025, 21:17Agora?? Só para te dar um exemplo, no ENVE2024 partcipei numa palestra sobre pesados, nomeadamente os de mercadorias. Não és obrigado a saber, mas se não sabes, não comentes, muito menos cries juizos de valor sobre outros.
Relativamente aos preços de carregamentos, a média que pago na rede publica está abaixo dos 0,35€/kWh, e não, não ando a escolher os postos mais baratos.
Curiosamente é quanto pago no Continente.
Por acaso se calhar até sei mais que tu. Eu em vez de assistir a palestra (é sempre mais do mesmo, palmadinhas atrás das costas), estive mais de meia hora à conversa com o condutor do camião que estava no ENVE, onde abordamos o tema de onde carregar. Esta num post qualquer neste fórum esse relato. Se tiveres dúvidas, que estou a inventar, o post tem data e hora.

E realmente 2024 foi para ai o quê? 6 anos atrás? Isso só mostra o quanto este modelo falha e as pessoas nele envolvidas. Não conseguiram prever esse problema, apenas só agora porque foi preciso aparecer uma empresa inovadora que adquiriu um pesado de "longo curso" e não tem onde carregar.
Mais uma vez boa argumentação.

Ora juízos de valor! Mas tu vais ao Continente carregar? Isso é anti modelo, não faz uso do CEME, do cartão único (é preciso uma tal APP) e não esta ligado a EGME.
Mesmo agora acabei de escrever na página da UVE, mas vou voltar a repetir. Os vossos argumentos podem servir para aqueles menos informados, felizmente eu tento-me manter informado sobre o que escrevo e tenho interesse em perceber o porquê das coisas.
Quanto tempo tiveste tu a conversa com o senhor do camião? Falaste sobre o quê com ele? Sabes como foi feita a viagem? Sabes qual era a preocupação dele na viagem de regresso? Falaste sobre as questões tecnicas/mecânicas do camião?
Para a maioria das pessoas são coisas irrelevantes, até ser preciso falar com conhecimento.
Eu não ando cá por ver andar os outros.

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