Expansão células Leaf 40kW.h

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 27 jan 2025, 19:43

Chega. Da mesma maneira que tens leafs de 24 e 30 com mais de 8 anos com degradação uniforme e fazem 150km (leaf de 30) e tens leaf de 40 com 6/7 anos com degradação acentuada numa célula, se calhar num dia bom conseguem fazer 100km.

A questão por muitas voltas que dês é o quanto podes usar o carro. É só isso que interessa.
Desculpa que te diga mas isso que dizes é uma treta pegada, não sei se estás a reparar no exercicio que fazes, de um lado comparas o melhor com o pior do outro lado, faz algum sentido? :lol: Quantos LEAF40 queres com sete anos em que não se nota degradação nenhuma? Mostra-me um só LEAF24/30 em que aconteça isso, Posso usar a tua estrategia também...

Pareces aquela malta dos ICE que fazem 8 l/100 em cidade com diesel e comparavam com os gasolinas que faziam os mesmos 8 L/100 em nacional a pisar ovos, também eram todos iguais. :lol:
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 27 jan 2025, 20:28

civic Escreveu:
27 jan 2025, 19:43
Chega. Da mesma maneira que tens leafs de 24 e 30 com mais de 8 anos com degradação uniforme e fazem 150km (leaf de 30) e tens leaf de 40 com 6/7 anos com degradação acentuada numa célula, se calhar num dia bom conseguem fazer 100km.

A questão por muitas voltas que dês é o quanto podes usar o carro. É só isso que interessa.
Desculpa que te diga mas isso que dizes é uma treta pegada, não sei se estás a reparar no exercicio que fazes, de um lado comparas o melhor com o pior do outro lado, faz algum sentido? :lol: Quantos LEAF40 queres com sete anos em que não se nota degradação nenhuma? Posso usar a tua estrategia também...
Não. Estou a comparar aquilo que tu dizes que é o mal dos Leaf da geração anterior (A degradação homogênea) com aquilo que os leaf de 40 vão apresentando por estes dias, que é a degradação acentuada nalgumas células.

Agora também já não sei o que devo comparar porque tu comparas (é só voltar atrás neste tópico) quando te dá jeito a degradação homogênea da geração anterior com o melhor dos leaf´s actuais. :think:

Tu não estas bem a ver o quanto uma célula lixada limita o uso do carro. É daquelas coisas que só mesmo passando por ela é que se consegue perceber.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 27 jan 2025, 21:00

Nonnus Escreveu:
27 jan 2025, 20:28


Não. Estou a comparar aquilo que tu dizes que é o mal dos Leaf da geração anterior (A degradação homogênea) com aquilo que os leaf de 40 vão apresentando por estes dias, que é a degradação acentuada nalgumas células.

Agora também já não sei o que devo comparar porque tu comparas (é só voltar atrás neste tópico) quando te dá jeito a degradação homogênea da geração anterior com o melhor dos leaf´s actuais. :think:

Tu não estas bem a ver o quanto uma célula lixada limita o uso do carro. É daquelas coisas que só mesmo passando por ela é que se consegue perceber.
Os LEAF não vão apresentando nada por estes dias, tens um caso que lhe estás a dar uma importância enorme, pois os outros casos não fazes ideia de onde vêm nem como foram tratados, e mesmo esse não tens como comprovar a sua veracidade.

Eu só estou a comparar as celulas, não os carros ou os packs, por isso continuo a dizer que as celulas do LEAF40 são muito melhores do que as do LEAF 24/30, é só isso que eu estou a dizer, tenho um na garagem que não consegues replicar com nenhum LEAF24/30 o estado dele e olha que não foi por fazer ciclos curtos, a vida dele tem sido Viseu/Aveiro/Viseu com a mesma carga, cerca de 210 kms de seguida, está muito longe de fazer ciclos curtos, e mesmo assim não tens nenhum LEAF24/30 com esta degradação, nem esse que tanto apregoas que com 8 anos perdeu 3 barrras, o meu não perdeu nenhuma, é o quê um unicornio, quantos queres aqui no forum como o meu? Nem quero colocar em cima da mesa os kms percorridos... MEsmo que eles todos berrem amanhã, até hoje a sua superioridade tem sido por demais evidente, tudo o resto é ficção. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 10 fev 2025, 12:39

Fala-se muito mal do Leaf e das baterias do mesmo, mas acontece a outras marcas até mais premium: https://observador.pt/2025/02/07/milhar ... ara-abate/
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 10 fev 2025, 13:11

Os casos do i-Pace são muito conhecidos, acho que foi tudo questão de gestão das baterias, o software foi por várias vezes alterado e nunca resolveram os problemas de fundo, um pouco como a Nissan fez com a tentativa de resolver o rapidgate, aumentou o problema ao esticar as limitações do sistema.
É uma pena porque ainda hoje acho o i-pace dos EVs mais bonitos do mercado, e não sou fã de SUVs. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 10 abr 2025, 01:07

Mais uma pérola do Jorge Rocha. Agora carregar o Leaf a 100% não degrada mais a bateria. Não entendo como este senhor que trabalha há tantos anos com carros elétricos (diz ele), em especial o Leaf, tem estas opiniões. :?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 10 abr 2025, 08:09

Eu diria que para um uso diário não deverá ter muita influencia, penso que mesmo os fabricantes de baterias têm ficado espantados com a durabilidade das baterias, pois tudo o que é testes de laboratório é em condições muito piores do que a realidade, o que lhes confere muito mais longevidade, esta é a opinião que tenho com o que vou lendo, e leio muito pouco de Facebooks e afins. ;)
Mas dizer que não degrada é uma coisa bem diferente, foi isso mesmo que ele disse?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 10 abr 2025, 11:02

Alguém comentou no FB que o Leaf não era para carregar a 100% a menos que se precise mesmo. O senhor Rocha reagiu com um emoji a rir-se. Mais tarde colocou um comentário assim: "Eu devo ter a bateria do meu muito degradada, pois carrego frequentemente a 100%...". Ou seja, desvalorizou completamente o facto da degradação acelerar quando se carrega a 100%.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 10 abr 2025, 14:32

Eu tenho algum cuidado em não o deixar acima de 80% se ficar com ele parado muito tempo, por exemplo, na proxima semana vou estar fora, o LEAF vai ficar por volta dos 60%, fora isso carrego entre os 20% e os 80%, até porque embora ele ande todos os dias faz poucos kms para essa carga, ele faz consome uns 12% diariamente e acho que existe algum desgaste extra em levar sempre aos 100% nesta situação, se precisar de fazer mais kms não tenho qualquer problema em o levar a 100%.
Isto serve par ao LEAF, o i4 ou até mesmo o meu telemovel. ;)

Ele pode dizer que o carrega frequentemente a 100% que isso não tem qualquer problema, basta ele ter uma utilização em que fica nesse estado pouquissimo tempo. Também acho que dizer que um LEAF não é para carregar a 100% é um bocado ridiculo, a do LEAF é como qualquer outra bateria.
Generalizar é sempre uma cagada. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 10 abr 2025, 15:46

Como tudo há opiniões para todos os gostos.

Recentemente li um texto de uma marca automóvel que dizia que se deve evitar carregamentos "parciais" porque as baterias têm duração de x ciclos. Apartir do momento que se liga a ficha é um ciclo.

Mas já li muitas opiniões que o ideal é carregar todos os dias a % que se gasta, seja muita, seja pouca e manter sempre nos 80%.

Leva-me a crer que são isso mesmo, opiniões.

Eu carrego a 100% quando tem que ser e carrego a 80% quando tem que ser. Isto é válido para os dois carros. Hoje carreguei até aos 92% porque saí antes de atingir os 100%.

Tenho o cuidado de quando carrego até aos 100% não deixar mais de uma hora parado depois do carregamento terminar.

Embora todos saibamos que os 100% não são 100%.
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