Apagão e a transição energética
Apagão e a transição energética
Queria só abrir o topico para se discutir a tão balada transição energética que somos os camisolas amarrelas e depois aocntecem coisas destas.
Qual a vossa opinião em relação ao que se passou?
Pelo que percebi o problema foi o desligar da rede portuguesa à espanhola, nessa altura estavamos a importar mais de 30% da energia que consumia-mos, a nossa rede simplesmente não teve velocidade para se adaptar, ou pelo desligar de algumas subestações ou pela entrada em funcionamento de alguns geradores, simplesmente temos sido levados pela tanga da modernização da transição energética.
Na empresa onde trabalho investiram-se milhares para conseguirmos deslastrar faseadamente pela mão da e-redes, nada disso funcionou.
Qual a vossa opinião em relação ao que se passou?
Pelo que percebi o problema foi o desligar da rede portuguesa à espanhola, nessa altura estavamos a importar mais de 30% da energia que consumia-mos, a nossa rede simplesmente não teve velocidade para se adaptar, ou pelo desligar de algumas subestações ou pela entrada em funcionamento de alguns geradores, simplesmente temos sido levados pela tanga da modernização da transição energética.
Na empresa onde trabalho investiram-se milhares para conseguirmos deslastrar faseadamente pela mão da e-redes, nada disso funcionou.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Re: Apagão e a transição energética
Na verdade quase toda a importação de energia de Espanha estava a ser consumida pelo armazenamento por bombagem de água nas barragens, para utilizar mais tarde quando os preços de produção aumentassem.
Até estávamos a produzir energia suficiente para o consumo do país sem o armazenamento por bombagem e este não foi desligado a tempo.
O que eu não entendo é como se instala tanta produção sem capacidade de "black start", desde as grandes centrais tradicionais até quase toda a energia solar que está a passar por inversores em capacidade de funcionar off-grid.
Espero que sirva de lição, para mim nunca fez qualquer sentido instalar um sistema de produção de eletricidade que não funcione sem a rede exterior.
São raros os casos que conheço de pessoas com produção solar em casa que instalaram um inversor capaz de funcionar sem energia da rede elétrica.
Existem até alguns inversores que funcionam off-grid diretamente de painéis solares sem obrigar a instalação de uma bateria, mas claro que na passagem de uma nuvem, podem desligar se o consumo for superior à energia disponível.
Apesar de ter passado o dia todo com eletricidade dos meus painéis solares e bateria, antes do meio da tarde já estava sem rede móvel e pelas 18:30 até a rede fixa de fibra ótica se desligou.
Também não entendo como as redes de telecomunicações só têm umas míseras horas de backup e especialmente no caso das redes óticas em que as operadoras já não têm que fornecer energia aos terminais como entes tinham que fazer para os telefones fixos.
Na rádio iam sugerindo às pessoas para poupar a bateria do telemóvel, mas a rede deve ter desligado antes da maioria dos telemóveis no país.
Até estávamos a produzir energia suficiente para o consumo do país sem o armazenamento por bombagem e este não foi desligado a tempo.
O que eu não entendo é como se instala tanta produção sem capacidade de "black start", desde as grandes centrais tradicionais até quase toda a energia solar que está a passar por inversores em capacidade de funcionar off-grid.
Espero que sirva de lição, para mim nunca fez qualquer sentido instalar um sistema de produção de eletricidade que não funcione sem a rede exterior.
São raros os casos que conheço de pessoas com produção solar em casa que instalaram um inversor capaz de funcionar sem energia da rede elétrica.
Existem até alguns inversores que funcionam off-grid diretamente de painéis solares sem obrigar a instalação de uma bateria, mas claro que na passagem de uma nuvem, podem desligar se o consumo for superior à energia disponível.
Apesar de ter passado o dia todo com eletricidade dos meus painéis solares e bateria, antes do meio da tarde já estava sem rede móvel e pelas 18:30 até a rede fixa de fibra ótica se desligou.
Também não entendo como as redes de telecomunicações só têm umas míseras horas de backup e especialmente no caso das redes óticas em que as operadoras já não têm que fornecer energia aos terminais como entes tinham que fazer para os telefones fixos.
Na rádio iam sugerindo às pessoas para poupar a bateria do telemóvel, mas a rede deve ter desligado antes da maioria dos telemóveis no país.

O black start é muito complicado, eu aqui na empresa já tive um gerador que o fazia, era um motogerador da Wartsila com 7MW, aquilo era um pincel daqueles, excitar o gerador para arrancar sem muleta era o deus me acuda.
Ora numa barragem fazer uma coisa destas deve ser um pincel ainda maior, penso que foram umas 4 ou 5 tentativas, para mim o problema foi ter que levar a rede nacional a zeros, o sistema devia ter deslastrado muito antes disso, como disse antes houve aqui na empresa um investimento brutal de sistemas de deslastre remoto para situações destas, assim que isolamos da rede europeia, o sistema devia ir desligando subestações para manter alguns produtores a bombar, o problema foi que as renováveis cairam logo todas.
Outra coisa que não entendo é a central do Carregado não estar no plano de gestão energético português, temos que ter uma central em condições sempre pronta a entrar em funcionamento, ainda por cima junto à capital...
Ora numa barragem fazer uma coisa destas deve ser um pincel ainda maior, penso que foram umas 4 ou 5 tentativas, para mim o problema foi ter que levar a rede nacional a zeros, o sistema devia ter deslastrado muito antes disso, como disse antes houve aqui na empresa um investimento brutal de sistemas de deslastre remoto para situações destas, assim que isolamos da rede europeia, o sistema devia ir desligando subestações para manter alguns produtores a bombar, o problema foi que as renováveis cairam logo todas.
Outra coisa que não entendo é a central do Carregado não estar no plano de gestão energético português, temos que ter uma central em condições sempre pronta a entrar em funcionamento, ainda por cima junto à capital...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Ontem enquanto estávamos a viver o problema e estava-me a deparar com isto mesmo, lembrei-me de abrir um tópico para discutirmos isto mesmo. Soluções para quem tem inversores que precisam de corrente alterna para funcionar.RJSC Escreveu: ↑29 abr 2025, 10:43São raros os casos que conheço de pessoas com produção solar em casa que instalaram um inversor capaz de funcionar sem energia da rede elétrica.
O que eu pensei, mas que me saiu ao lado foi usar uma bateria de 12V ligada a um inversor e injectar directamente no meu quadro com todos os disjuntores desligados e apenas o disjuntor do inversor ligado para ver se conseguia manter até produzir energia e depois fazer um sistema fechado onde punha a bateria de 12V a carregar. Isto na minha cabeça fazia sentido, só que por azar o inversor 12V/220V não é de onda pura (apesar de dizer que é) e não tinha corrente suficiente, mas tinha uma tensão de 220V. Consegui carregar os telemóveis e manter um radio ligado para ouvir as noticias.
Foi um sentimento de um sistema altamente ineficiente. Ter tanto sol, ter 1920Wp e na realidade não conseguir usar porque o inversor precisa de fonte de alimentação externa em AC.
Já andei a pesquisar existem umas caixas com o nome de EPS Box que consegue fazer o inversor fotovoltaico funcionar mesmo quando a rede falha.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
Esse tema é interessante, mas fico com uma duvida, consegues "ativar" os paineis com essa box, mas depois eles produzem para onde?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
Se percebo a tua pergunta é devido a injecção. O meu inversor permite injecção 0. Apenas para consumo.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
Eu tenho cerca de 4.6kW de potência solar, cerca de 1,5kWh exclusivamente AC coupled) com inversores hibridos (1 dedicado à casa e outro para carregar os EVs) com um pequeno buffer de baterias (~8kWh) e um ATS para manipular a rede de acordo com falhas na rede nacional e/ou para não consumir nas horas de ponta. Ter o buffer é essencial para compensar a falta de amperagem se só estiverem os painéis a funcionar (picos de carga).
É um sistema simples e funcional para estas ocasiões de blackouts prolongados onde podem reaproveitar algum do sistema AC coupled que já tenham anterior (como eu).
É um sistema simples e funcional para estas ocasiões de blackouts prolongados onde podem reaproveitar algum do sistema AC coupled que já tenham anterior (como eu).
- Nonnus
Esse sistema apesar de ser simples é dispendioso. Dois inversores híbridos mais bateria.fernandinand Escreveu: ↑29 abr 2025, 18:07Eu tenho cerca de 4.6kW de potência solar, cerca de 1,5kWh exclusivamente AC coupled) com inversores hibridos (1 dedicado à casa e outro para carregar os EVs) com um pequeno buffer de baterias (~8kWh) e um ATS para manipular a rede de acordo com falhas na rede nacional e/ou para não consumir nas horas de ponta. Ter o buffer é essencial para compensar a falta de amperagem se só estiverem os painéis a funcionar (picos de carga).
Eu ando a pensar comprar de uma bateria de 12kWh (tem de ser de 12kWh porque o meu inversor é de alta voltagem) porque também tenho um inversor hibrido. Aqui a questão é arranjar uma solução simples, barata.
Aqueles que tem sistemas offgrid também não sentiram qualquer diferença, mas um sistema offgrid é muito mais dispendioso que um sistema de autoconsumo.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
Sim, acredito que não seja para todos os bolsos. No meu caso, apenas os paineis são de tier1. Todo o resto do material é fruto de horas de pesquisas sobre comercializadores OEM de produtos da China de confiança. O resto foi montagem caseira durante o período louco da pandemia, a fase 1 (~2.6kWh) e agora há uns 2 meses a fase 2 (+~2kWh). Custo total anda na casa dos 5.5k€, mas claro que não recomendo a ninguém que não saiba minimamente o que está a fazer...
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Barata so packs de EV's nas sucatas.
Tenho aqui um pack de 49kWh de um Citroen e-C4 (igual aos Peugeots e208/2008, Opel Mokka/Corsa-e)

Também já tive o pack de 24kWh do meu Leaf de primeira geração que já só levava 12kWh: