UPDATE: O QM vai tornar-se em breve num Leaf 50kWh...
Após alguns meses de pesquisa, conversações e mais recentemente, experiência de outros utilizadores que já fizeram este 'transplante', decidi avançar para compra de módulos 50kWh da VIVNE, para aproveitar uma promoção 'exclusiva' bem como a fraqueza do dólar face ao euro, para poupar ao máximo nesta aquisição.
Espero que os módulos cheguem pelo final do Verão e o transplante seja executado por esta altura...ainda tenho de arranjar um lugar numa oficina de um amigo com elevador, para facilitar a obra.
Os módulos de origem serão recolhidos para criar uma bateria de armazenamento para o meu sistema PV caseiro (48V). Penso que ainda consigo tirar uns ˜15kWh do pack neste momento...mas isto será um outro projecto paralelo para ir executando ao longo do Outono/Inverno.
Relativamente ao QM, a grande novidade foi a substituição da bateria 12V de origem (sim de origem) após 10,5 anos de utilização!! Já tinha dado alguns sinais no ano passado e agora neste inverno, mas deu para aguentar com cargas ao fim de semana mais ou menos regulares. Fica aqui um pequeno short para a posteridade.
[youtubes]https://youtube.com/shorts/js6rQlb8ozk? ... vYcu5X_0Sd[/youtubes]

DB QM fernandinand
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
Re: DB QM fernandinand
Parabéns! Qual será o custo dessa nova bateria?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Isso é muito interessante. Colocas tu os módulos na bateria, no lugar dos anteriores? DIY? Não há necessidade de ajustes de BMS, nada?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
Eu consegui ~6100€, já com custo de transporte à porta...mas foram precisos alguns meses de 'namoro'

Sim, envolve algum trabalho manual, nomeadamente retirar os módulos originais da caixa. Estes módulos novos e cablagem são muito rápidos de montar. Podes ver um vídeo de um espanhol que recentemente fez um transplante numa e-NV200BrunoAlves Escreveu: ↑13 jun 2025, 12:42Isso é muito interessante. Colocas tu os módulos na bateria, no lugar dos anteriores? DIY? Não há necessidade de ajustes de BMS, nada?
https://www.youtube.com/watch?v=C-gVJhH1rDM
A parte do BMS é a que me agrada menos...ainda tentei ver ao longo dos meses para ver se aparecia alguma solução alternativa, mas parece que tenho de ficar com a deles. Basicamente eles têm um programa proprietário que faz um flash da ROM do BMS para 'ler' a nova capacidade do pack e mostrar os valores corretos de % e autonomia no quadrante. A parte do pairing do BMS com o carro é com o método do Dala via LS.
Vou tentar fazer ao longo deste Verão alguns vídeos sobre o estado actual do carro. Estado dele interior e exterior, sendo que não sou um tipo de estimar carros, peças de desgaste mecânico que já tive de mudar, autonomia actual, etc..conto também relatar o 'transplante', mas não será com a qualidade do vídeo do Edu