
DB Flecha Prateada
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Re: DB Flecha Prateada
Sim, deu erro no carro. O tal erro amarelo.
O carro deixava de ligar. tinha de apagar os erros com o LS pra voltar a ligar.
O carro deixava de ligar. tinha de apagar os erros com o LS pra voltar a ligar.
Re: DB Flecha Prateada
Ok, nunca o tinhas referido, esse erro amarelo vinha associado a outro erro? Seria o "repare sistema EV" + "falha de isolamento"?
Desculpa as perguntas mas gostava de perceber a lógica dos LEAFs, o teu caso não faz qualquer sentido, tendo em conta que o LEAF costuma dar erro no leafspy de celulas fracas muito antes de teres o sintoma de celulas desbalanceadas, as celulas inchadas é completamente diferente, pois essas só dão erro quando há contacto, o teu fez o update do rapidgate?
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
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Re: DB Flecha Prateada
Sim, o erro do LS era de isolamento. no quadrante aparecia o erro amarelo a dizer qq coisa do género "repare sistema EV - Quando parar, impossível reiniciar", e não permitia ligar o carro, sem apagar esses erros. Isto era um problema, o isolamento. Que também foi resolvido nesta reparação.civic Escreveu: ↑11 ago 2025, 10:58Ok, nunca o tinhas referido, esse erro amarelo vinha associado a outro erro? Seria o "repare sistema EV" + "falha de isolamento"?
Desculpa as perguntas mas gostava de perceber a lógica dos LEAFs, o teu caso não faz qualquer sentido, tendo em conta que o LEAF costuma dar erro no leafspy de celulas fracas muito antes de teres o sintoma de celulas desbalanceadas, as celulas inchadas é completamente diferente, pois essas só dão erro quando há contacto, o teu fez o update do rapidgate?
Outro problema, era os picos de autonomia que baixava de repente nas subidas. Que eram os tais módulos estragados que se viam claramente no gráfico do LS, que coloquei aqui. Estes foram os módulos substituídos.
Eu não pedi atualização nenhuma do rapidgate. Não sei se já veio com isso ou não.
Continuas a insistir que o meu caso é raro. Mas não é. É igual aos muitos que se vê por aí pelas redes sociais e daqueles que eu tenho conhecimento pessoalmente. São 2 problemas bastante comuns. Eu tive foi os 2.
Recentemente tive conhecimento pessoal de um outro carro que começou a fazer os picos de autonomia abaixo dos 50%. Mais tarde ou mais cedo, vai acontecer o mesmo.
Re: DB Flecha Prateada
Eu digo que é raro, pois nunca vi nenhum que tivesse os 2 problemas, ainda mais raro sendo um carro com algum cuidado de tratamento, é isso que eu acho raro.
Claro que sendo carros vendidos principlamente a empresas indica que quem os utiliza não tenha qualquer cuidado com eles, mas os poucos que conheço vendidos a particulares tu és o unico com estes problemas, pelo menos que saiba de todo o historial do carro.
E sim, quanto mais tempo passar mais casos vão aparecer, obviamente.
Claro que sendo carros vendidos principlamente a empresas indica que quem os utiliza não tenha qualquer cuidado com eles, mas os poucos que conheço vendidos a particulares tu és o unico com estes problemas, pelo menos que saiba de todo o historial do carro.

E sim, quanto mais tempo passar mais casos vão aparecer, obviamente.
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Re: DB Flecha Prateada
Eu, pelo que tenho visto, estou convicto que isto vai acontecer à generalidade dos carros. A não ser que façam pouquíssimos kms.
O cuidado com o carro, apenas pode atrasar.
Por curiosidade, o senhor da oficina, deu-me os parabéns por o carro estar tão bem estimado.
Mesmo assim, os problemas apareceram.
O cuidado com o carro, apenas pode atrasar.
Por curiosidade, o senhor da oficina, deu-me os parabéns por o carro estar tão bem estimado.

Mesmo assim, os problemas apareceram.
Re: DB Flecha Prateada
Por falar nisso, quando começou a dar problemas qual era a quilometragem semanal que fazias?
O meu deixou de fazer uns 600 kms semanais para uns 200, ou seja, atualmente não faz mais de 15 kms seguidos, a ideia de quando o comprei era neste sentido, usar durante 2 ou 3 anos e depois ficar para andar só por aqui, para já não fugiu à previsão, pois sabia de antemão que era um carro lowcost, nunca para usar de forma descuidada.
O meu deixou de fazer uns 600 kms semanais para uns 200, ou seja, atualmente não faz mais de 15 kms seguidos, a ideia de quando o comprei era neste sentido, usar durante 2 ou 3 anos e depois ficar para andar só por aqui, para já não fugiu à previsão, pois sabia de antemão que era um carro lowcost, nunca para usar de forma descuidada.
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Re: DB Flecha Prateada
Ele teve sempre a mesma utilização. +/- 500kms semanais.
Está com 180.000kms.
Agora, com o Niro, é que este vai passar a fazer menos kms.
Está com 180.000kms.
Agora, com o Niro, é que este vai passar a fazer menos kms.
- Nonnus
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Re: DB Flecha Prateada
Provavelmente vou repetir a pergunta.
Nesses 180k km quantos QC fizestes?
Isto para perceber se é um problema crónico das células. Se tiver poucos QC leva-nos a deduzir que o problema é das células independentemente do uso abusivo. O uso abusivo só faz com que apareça mais cedo.
O impressionante é que continua aparecer muitos proprietários a relatar o problema e continua-se a insistir na troca na bateria de 12V. As pessoas continuam sem perceber que ao desligar a bateria de 12V fazem o mesmo que apagar os erros com o Leafspy.
Resumindo isto vai de encontro aquilo que falamos á dias. Segundo os especialistas, é abrir todos que o problema esta lá.
Nesses 180k km quantos QC fizestes?
Isto para perceber se é um problema crónico das células. Se tiver poucos QC leva-nos a deduzir que o problema é das células independentemente do uso abusivo. O uso abusivo só faz com que apareça mais cedo.
O impressionante é que continua aparecer muitos proprietários a relatar o problema e continua-se a insistir na troca na bateria de 12V. As pessoas continuam sem perceber que ao desligar a bateria de 12V fazem o mesmo que apagar os erros com o Leafspy.

Resumindo isto vai de encontro aquilo que falamos á dias. Segundo os especialistas, é abrir todos que o problema esta lá.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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Re: DB Flecha Prateada
Poucos, creio que 94. E a grande maioria nos primeiros anos.Nonnus Escreveu: ↑11 ago 2025, 13:13Provavelmente vou repetir a pergunta.
Nesses 180k km quantos QC fizestes?
Isto para perceber se é um problema crónico das células. Se tiver poucos QC leva-nos a deduzir que o problema é das células independentemente do uso abusivo. O uso abusivo só faz com que apareça mais cedo.
Pois, é isso. Ao desligar a bateria de 12v, deve fazer reset aos erros.Nonnus Escreveu: ↑11 ago 2025, 13:13O impressionante é que continua aparecer muitos proprietários a relatar o problema e continua-se a insistir na troca na bateria de 12V. As pessoas continuam sem perceber que ao desligar a bateria de 12V fazem o mesmo que apagar os erros com o Leafspy.
Resumindo isto vai de encontro aquilo que falamos á dias. Segundo os especialistas, é abrir todos que o problema esta lá.![]()
O problema é mesmo das baterias dos Leaf. Do que me apercebo, ao dares uma utilização mais cuidada ao carro, vai adiar o problema, mas acabará por surgir.
Re: DB Flecha Prateada
Mas aqui temos dois problemas distintos, um é o erro de isolamento que acontece quando uma célula toca na chapa dá o erro, parando o carro a celula arrefece e fazendo o reset fica como novo, até inchar outra vez e tocar na chapa.
Outro erro é a degradação precoce de algumas celulas, se fosse como o Nonnus diz, a degradação seria por todas e só acontece com algumas, o que deixa logo esse argumento de que as celulas não prestam de lado, pois só algumas é que não prestam?
As QC podem não ter nada a ver com estes problemas, pois o que danifica as celulas é a temperatura, aliás vimos carros de TVDE com 300 000kms com as celulas todas rebentadas, com erro de isolamento e as celulas sem qualquer problema de desbalanceamento.
A temperatura pode existir sem qualquer carga rapida.
Sei que a maneira mais facil de lidar com isto é dizer que o carro, a nissan, a bateria,... Não valem nada, mas eu prefiro tentar perceber o que realmente se passa, por isso desculpem a insistência em tentar separar as coisas e tentar percebê-las.
É uma verdade de la palisse dizer que mais dia menos dia vão dar problemas, isso serve para todos os EVs do mercado, com mais ou menos tempo ou mais ou menos kms.
Outro erro é a degradação precoce de algumas celulas, se fosse como o Nonnus diz, a degradação seria por todas e só acontece com algumas, o que deixa logo esse argumento de que as celulas não prestam de lado, pois só algumas é que não prestam?
As QC podem não ter nada a ver com estes problemas, pois o que danifica as celulas é a temperatura, aliás vimos carros de TVDE com 300 000kms com as celulas todas rebentadas, com erro de isolamento e as celulas sem qualquer problema de desbalanceamento.
A temperatura pode existir sem qualquer carga rapida.
Sei que a maneira mais facil de lidar com isto é dizer que o carro, a nissan, a bateria,... Não valem nada, mas eu prefiro tentar perceber o que realmente se passa, por isso desculpem a insistência em tentar separar as coisas e tentar percebê-las.
É uma verdade de la palisse dizer que mais dia menos dia vão dar problemas, isso serve para todos os EVs do mercado, com mais ou menos tempo ou mais ou menos kms.

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