O meu Peugeot tem um problema no carregamento em AC que ainda não consegui perceber porque acontece. Não é sempre mas as vezes acontece.
O carregamento de 55kWh é do Niro, os outros são do Peugeot esta noite.
O EVSE é o mesmo do Niro e no Niro nunca aconteceu.
Conclusão, começou a carregar as duas da manhã, são 7h15m, devia ter demorado cerca de 5 horas a ficar carregado a 100%.

Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- Nonnus
Acerca de apps para ler o SoH. Este indivíduo aparenta estar muito por dentro dos carros stellantis. Participa num fórum alemão sobre firmware para várias marcas,. Ele já explicou muitas vezes o que as actualizações fazem mesmo quando a stellantis não disponibiliza qualquer changelog.EVUber Escreveu: ↑27 jun 2025, 19:55No teu carscanner tens PID que consegues ver a capacidade da bateria e o SOH, mesmo que a leitura inicial dos mesmo seja errada, a cada revisão que faças na viatura deves registar os valores e calcular quanto ja perdeste em X=tempo Y=KM para poderes avaliar/criar um padrão antes do carro sair de garantia.
Eis a opinião:
Acaba por fazer algum sentido por tudo aquilo já falamos."O leitor OBD não mede absolutamente nada do SoH da bateria. Apenas indica a informação da BMS, que é uma estimativa por métodos indiretos, como a resistência e impedância internas, número de ciclos, etc. Sem calibração prévia, essa estimativa é ainda pior."
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Pensava que isso já era claro para todos. O que as apps reportam via OBD é obviamente o que o BMS reporta, nada mais.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
Aqui a questão é o método de calculo: "que é uma estimativa por métodos indiretos". Ora dai haver aquelas oscilações que todos já falamos. Hoje tem 98%, amanhã tem 100% e depois de amanhã tem 97%.
Talvez o sistema da Tesla seja mais certo porque aparentemente faz o calculo com base no carregamento.
Eu lembro-me que um dos testes que o meu Leaf teve de fazer na Nissan foi um carregamento em DC.
Talvez o sistema da Tesla seja mais certo porque aparentemente faz o calculo com base no carregamento.

Eu lembro-me que um dos testes que o meu Leaf teve de fazer na Nissan foi um carregamento em DC.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Não posso concordar com essa afirmação "estimativa da BMS" baseado no que experienciei no E-niro e agora no Toyota
O valor do tamanho do pack (Ah) foi sempre diminuindo diariamente isto quanto a mim é baseado em leituras reais de voltagem corrente e temperatura, aliado a uma forma de calculo matemática.
Se fosse apenas uma "estimativa" teria de ter observado o valor de cada pack (Ah) a aumentar... e isto o que nunca aconteceu, reduziu sempre.
Talvez seja um problema dos modelos da stellantis que utilizem essa tal "estimativa"

O valor do tamanho do pack (Ah) foi sempre diminuindo diariamente isto quanto a mim é baseado em leituras reais de voltagem corrente e temperatura, aliado a uma forma de calculo matemática.
Se fosse apenas uma "estimativa" teria de ter observado o valor de cada pack (Ah) a aumentar... e isto o que nunca aconteceu, reduziu sempre.
Talvez seja um problema dos modelos da stellantis que utilizem essa tal "estimativa"

-
Este artigo explica muito bem o funcionamento da BMS por palavras simples

fonte: https://www.monolithicpower.com/en/lear ... ho26975flR
The battery’s voltage, current, temperature, and SOC are all constantly monitored by the BMS. To evaluate the battery's performance and condition, this information is essential. As an example, the SOC, which measures the battery’s remaining charge, has a direct impact on the EV's driving range. The BMS also keeps track of the battery’s SOH, which is a gauge of its general health. The SOH can give early warnings of prospective battery issues, enabling preemptive maintenance or enabling the replacement of faulty cells.

fonte: https://www.monolithicpower.com/en/lear ... ho26975flR
-
Basta pesquisares Stellantis BMS issues e tens centenas de artigos, discussões, forums relatando problemas relacionados com software/OBD, são tantos que nem tem ponta por onde se lhe pegue para perceber globalmente todos os problemas.
STELLANTIS has done the unthinkable by tying the general warranty of the vehicle to the warranty of the drivetrain, ensuring that any failure places you at the mercy of authorized service centers that might refuse to honor warranties over technicalities hidden in the fine print. This makes owning a STELLANTIS EV an ongoing source of stress, from charging to servicing. Standard service shops shy away from touching these cars for fear of damage. Specialized service centers are few and far between across Europe, while authorized centers often resort to replacing entire batteries or drivetrains for every issue. The ownership experience of a STELLANTIS EV or PHEV becomes agonizing, especially after the warranty expires, and aftermarket servicing is even more torturous.
fonte: https://evclinic.eu/2024/11/03/if-you-d ... ou-part-3/Case in point: this is the 14th 2022 Fiat 500e we have serviced for the same problem—battery failure with warranty denied at only 10,000 km. The service center demanded the owner pay €13,000 for a new battery. The nightmare begins with Fiat’s so-called SGW (Security Gateway) system, which prevents anyone but authorized service centers from clearing errors via OBD. First, Fiat must unlock the port for me to access and clear errors or use special functions. This absurd system seems designed to prevent anyone but authorized services from repairing the vehicle, supposedly to prevent theft. However, when repairs are this expensive, it would have been better to leave the system unlocked—it’s cheaper for the owner to have the car stolen and buy a used one!