
Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
- mjr
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Eu já circulei bem abaixo de 0%, penso que o contactor abriu por volta dos -5%. Está no meu DB algures. De notar que antes dava para ver a percentagem negativa no planeamento de rota, onde mostrava no gráfico a percentagem atual como negativa. Não sei se ainda o fará.
Edit: Está aqui: viewtopic.php?f=66&t=7574&start=110#p122787
Edit: Está aqui: viewtopic.php?f=66&t=7574&start=110#p122787
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Boa! Nunca contar com a reserva, mas bom saber que está lá!mjr Escreveu: ↑22 jun 2025, 11:28Eu já circulei bem abaixo de 0%, penso que o contactor abriu por volta dos -5%. Está no meu DB algures. De notar que antes dava para ver a percentagem negativa no planeamento de rota, onde mostrava no gráfico a percentagem atual como negativa. Não sei se ainda o fará.
Edit: Está aqui: viewtopic.php?f=66&t=7574&start=110#p122787

Resolvi apontar a um destino fora de pé após um dia de trabalho e retirar os carregamentos para ver como aparece no gráfico: Apenas em cinza, sem detalhe.
Existe no entanto uma "elasticidade" e de certeza algum erro de cálculo bastante generoso: basta reduzir para 100 que a chegada prevista passa dos -7% a +10% ? 310km a gastar 53%?
- rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Dois pequenos apontamentos da semana passada:
- Cada vez que insiro dados no Spritmonitor fico sempre "aborrecido" com a disparidade entre o valor aos 100 e o que o carro diz que anda a consumir, os 13,qq coisa agora nesta época. Depois pela primeira vez utilizei no dia a dia o condicionamento automático da temperatura interior para o final da hora de trabalho: Isto a juntar ao sentry, está tudo a contar para adicionar mais consumo "invisível".
- Pela primeira vez fiquei "fora de pé" sem estar à espera.
Esqueci-me de carregar até aos 100%, com uma viagem de I/V 270km pela A1 para fazer após um dia de trabalho. 4 adultos + exterior sempre a +33º e uma alegada velocidade fixa ligeiramente além do legal resultou na bela média de 20 aos 100 antes de regressar.
Felizmente a My Atlante está com bons preços: 0.39 em carregador de 150 no Intermarché. Para comparação o SUC mais perto, Fátima e cheio as usual, tem como tarifa 0.36.
- Cada vez que insiro dados no Spritmonitor fico sempre "aborrecido" com a disparidade entre o valor aos 100 e o que o carro diz que anda a consumir, os 13,qq coisa agora nesta época. Depois pela primeira vez utilizei no dia a dia o condicionamento automático da temperatura interior para o final da hora de trabalho: Isto a juntar ao sentry, está tudo a contar para adicionar mais consumo "invisível".


- Pela primeira vez fiquei "fora de pé" sem estar à espera.

Felizmente a My Atlante está com bons preços: 0.39 em carregador de 150 no Intermarché. Para comparação o SUC mais perto, Fátima e cheio as usual, tem como tarifa 0.36.
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
O meu TM3 (2 anos, 45.000 km) reporta no Scan My Testa neste momento 75,0 kWh úteis (tinha 78,5 kWh em novo).
A app reporta também um buffer inferior de 3,4 kWh (o carro também tem um buffer superior, no topo da carga, que é a diferença entre a capacidade bruta e a útil).
Por conseguinte, o carro tem 75 kWh quando está carregado a 100% e tem 3,4 kWh quando o SOC atinge 0%.
Os 3,4 kWh de buffer são 4,5% da capacidade útil, logo o carro irá até aos -4% a -5% se esgotar a energia por completo.
A app reporta também um buffer inferior de 3,4 kWh (o carro também tem um buffer superior, no topo da carga, que é a diferença entre a capacidade bruta e a útil).
Por conseguinte, o carro tem 75 kWh quando está carregado a 100% e tem 3,4 kWh quando o SOC atinge 0%.
Os 3,4 kWh de buffer são 4,5% da capacidade útil, logo o carro irá até aos -4% a -5% se esgotar a energia por completo.
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Problema continua presente e a chatear.rjspedition Escreveu: ↑13 jun 2025, 12:21
E aos seis meses de Model 3, mais um ponto a resolver: Por vezes ao arrancar e ao travar, sente-se um ligeiro movimento do banco do condutor.
É bastante irritante, para ser simpático.![]()
Hoje perdi uns 5 minutos e parece que é crónico nos primeiros 3.
Um dos muitos tópicos encontrados:
https://teslamotorsclub.com/tmc/threads ... 19.161085/My driver seat back at 47k miles moves back 1/4 inch from time to time when accelerating, the slider seems tight, but the attachment to the seat base and the rear seat back is moving. Passenger side is tight as it has less wear. SC is saying that movement is normal unfortunately
Dentro do mesmo tópico, invoice da resolução:
E link para o service bulletin da Tesla:
https://static.nhtsa.gov/odi/tsbs/2019/ ... 8-9999.pdf
Implica retirar o banco.

Vou pedir cotação para o serviço.
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Pequeno apontamento relativamente a consumos e às expectativas do Tesla com as suas previsões de viagem.
Pela primeira vez notei que consegui superar a previsão numa descida prolongada.
Aquele traço verde a descolar da previsão em plena descida deixou-me curioso, já que aqui e em outras descidas similares o gasto costuma ser sempre pior do que o previsto.
Em plano é fácil, e em subidas se moderar o pé e a velocidade, idem, mas causava-me espécie que nunca, mas nunca conseguia bater a previsão nestes casos.
O que mudou? Tenho sempre a regen. a actuar quando alivio o acelerador, gosto de tentar fazer tudo apenas com um pedal. Hoje saímos a 100%, logo o carro ia com o rolar bastante mais solto, apesar dali na zona dos 97% já existir alguma regeneração como se vê pelo gráfico.
Pelos vistos o segredo em descidas é deixar o carro simplesmente rodar, e limitar a regen.!

Pela primeira vez notei que consegui superar a previsão numa descida prolongada.

Aquele traço verde a descolar da previsão em plena descida deixou-me curioso, já que aqui e em outras descidas similares o gasto costuma ser sempre pior do que o previsto.
Em plano é fácil, e em subidas se moderar o pé e a velocidade, idem, mas causava-me espécie que nunca, mas nunca conseguia bater a previsão nestes casos.
O que mudou? Tenho sempre a regen. a actuar quando alivio o acelerador, gosto de tentar fazer tudo apenas com um pedal. Hoje saímos a 100%, logo o carro ia com o rolar bastante mais solto, apesar dali na zona dos 97% já existir alguma regeneração como se vê pelo gráfico.
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
É isso mesmo. Compensa mais ganhar balanço para depois fazer a próxima subida.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 49 000 kms
- rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Certo, no geral sim.
O traço cinza naquela zona em subida constante mas tímida quando inverte, corresponde aos 5 a 6km da descida quase linear da A8 até às portagens de Loures, não há ali grande efeito de ganhar embalo.
Tem sido uma constante desde o inicio: O carro estima que em descidas vou recuperar X% de bateria, e quer eu tente manter sem regen. com o acelerador, ou deixe o carro regenerar qb, recupero sempre menos do que o estimado.
Desta vez com a bateria quase quase cheia e sem grande efeito da regeneração, na descida finalmente vi pela primeira vez a linha actual a descolar da estimativa, ali o micro gap a alargar.
Entretanto acabámos a nossa semana de férias de Agosto.
Entre praias no litoral e piscinas no interior do Alentejo, aproveitámos para ir passear a locais diferentes do habitual a aproveitar a autonomia do Model 3 para viagens sem complicações.
Fechou a semana já com 161.000 com este último carregamento a 100% a marcar apenas 436, baixando dos anteriores 440.
Vai ganhar agora duas semanas de descanso, já que vamos dar um salto à Catalunha Francesa mas movidos a diesel.

O traço cinza naquela zona em subida constante mas tímida quando inverte, corresponde aos 5 a 6km da descida quase linear da A8 até às portagens de Loures, não há ali grande efeito de ganhar embalo.
Tem sido uma constante desde o inicio: O carro estima que em descidas vou recuperar X% de bateria, e quer eu tente manter sem regen. com o acelerador, ou deixe o carro regenerar qb, recupero sempre menos do que o estimado.
Desta vez com a bateria quase quase cheia e sem grande efeito da regeneração, na descida finalmente vi pela primeira vez a linha actual a descolar da estimativa, ali o micro gap a alargar.

Entretanto acabámos a nossa semana de férias de Agosto.
Entre praias no litoral e piscinas no interior do Alentejo, aproveitámos para ir passear a locais diferentes do habitual a aproveitar a autonomia do Model 3 para viagens sem complicações.
Fechou a semana já com 161.000 com este último carregamento a 100% a marcar apenas 436, baixando dos anteriores 440.
Vai ganhar agora duas semanas de descanso, já que vamos dar um salto à Catalunha Francesa mas movidos a diesel.
Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Nesse caso é ir à velocidade máxima ou um pouco acima e deixar regenerar.rjspedition Escreveu: ↑23 ago 2025, 23:21Certo, no geral sim.![]()
O traço cinza naquela zona em subida constante mas tímida quando inverte, corresponde aos 5 a 6km da descida quase linear da A8 até às portagens de Loures, não há ali grande efeito de ganhar embalo.

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