Vandalização de postos de carregamento.

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1263
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por BrunoFonseca » 05 set 2025, 15:27

Acredito q essas soluções passam por tornar os cabos "inclusos" nos postos, e só apos a activação do posto é q os cabos sao libertos.
Estas soluções podem criar a necessidade de equipamentos de maior dimensão (e mais caros), isto pq os cabos não são muito "maleáveis"

Seja qual for a solução, que venha rápido.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6608
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por BrunoAlves » 05 set 2025, 16:14

Não querendo parecer um disco riscado, acho essas soluções impraticáveis e falíveis (um pé de cabra resolve bem qualquer tranca/porta e depois são duas despesas em vez de uma para reparar), dificulta-se a vida ao utilizador e não dificulta grandemente a vida aos meliantes.
Continuo a achar que a única solução é fazer com que o roubo não valha a pena. E isso consegue-se com alumínio (com todas as outras condicionantes que essa escolha acarreta).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 2153
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por civic » 05 set 2025, 17:14

O aluminio é impraticavel pelas correntes usadas.
Começar a dificultar o assalto é o que se deve fazer, criar dificuldades na venda do cobre, usar camaras de vigilância, alarmes, tinta, tornar os cabos inacessiveis,... Tudo isto é bem vindo, têm é que começar a fazer alguma coisa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3621
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por Nonnus » 06 set 2025, 07:51

BrunoAlves Escreveu:
05 set 2025, 16:14
Não querendo parecer um disco riscado, acho essas soluções impraticáveis e falíveis (um pé de cabra resolve bem qualquer tranca/porta e depois são duas despesas em vez de uma para reparar), dificulta-se a vida ao utilizador e não dificulta grandemente a vida aos meliantes.
Continuo a achar que a única solução é fazer com que o roubo não valha a pena. E isso consegue-se com alumínio (com todas as outras condicionantes que essa escolha acarreta).
Também percebo o que dizes que a partida parece não funcionar. Mas pegando no exemplo das caixas MB quando apareceu a ideia da tinta parecia que não ia resultar e que ia haver o problema de criar danos maiores. O que é certo é que esse tipo de roubo deixou de existir, ou pelo menos desceu drasticamente. As maquinas de tabaco blindadas igual. Eles não se não ao trabalho de as tentar abrir no local (faz barulho e leva tempo), se tiverem mesmo interesse, carregam-nas completas e depois com tempo logo as abrem.

Como nós sabemos este tipo de roubo é facilitado porque o produto esta ali mesmo a mão de semear, estando escondido é mais complexo e ter que usar a força, torna a coisa menos apetecível. O que levava 5 minutos passa a levar 10 e já não justifica o risco.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9942
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por mjr » 06 set 2025, 09:41

O Chat diz que as normas obrigam a usar cobre:
If you’re building/buying EV charging cables to the mainstream standards, the conductor material is normatively required to be copper:

IEC 62893-1 (general requirements for EV charging cables), §8.1.1 “Material”: “The conductors shall consist of annealed copper …” and §8.1.2 requires Class 5 per IEC 60228 (flexible).
cdn.standards.iteh.ai

EN 50620 (EU AC charging cable standard), §6.1.1 “Material”: “The conductors shall be class 5 flexible copper conductors in accordance with EN 60228.”
cdn.standards.iteh.ai

IEC 60228 (conductors of insulated cables) itself frames the scope as including copper, aluminium and Al-alloy for fixed installations, and flexible copper conductors—which is what EV charging leads call for.
Assim sendo, sem alteração às normas, ficamos apenas com a possibilidade de dificultar o mais possível a tarefa:

- Reforçar os cabos com malha de aço (o que torna o cabo mais pesado e menos flexível)
- Sensores nos cabos que façam despoletar um alarme quando há tentativa de corte do cabo
- Atuar na psicologia dos ladrões, com mais iluminação, câmaras visíveis, avisos de alarme com resposta rápida, etc.

Esconder o cabo pode ser contra producente, tornando o mecanismos complexo (caro) e à mercê de um pé de cabra, como disse o Bruno.

A solução ideal será ter um vigilante 24h, o que apenas se torna economicamente viável em grandes hubs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 2153
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por civic » 06 set 2025, 13:34

Não vejo mecanismos complexos nas bombas de gasolina, existem muitas com os tubos recolhidos. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1263
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por BrunoFonseca » 06 set 2025, 14:06

Os tubos são ocos para permitir a passagem dos fluidos.
Os cabos de carregamento sao "maciços", o que impossibilita o uso do mesmo mecanismo.

Responder

Voltar para “Carregamento”