Vandalização de postos de carregamento.

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3657
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por Nonnus » 25 set 2025, 07:40

https://www.razaoautomovel.com/noticias ... 200-euros/

Duzentos paus o cabo, dois cabos por carregador...

Ganham mais numa hora que um gajo a trabalhar um mês inteiro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6626
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por BrunoAlves » 25 set 2025, 09:00

200€ :shock: Há pouco tempo falava-se de 10-20€ por cabo :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9952
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por mjr » 25 set 2025, 11:08

Acho que ele fez umas contas de merceeiro e não o valor real pago pelos recetadores. O cobre está a perto de 10€ por kg, e considerando 20kg num cabo de PCR de potência elevada, dá os tais 200€. Mas acho muito pouco provável que um recetador pague o full market price do cobre. Talvez metade, que mesmo assim vai para os 100€ por cabo no caso de carregadores de corrente elevada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3657
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por Nonnus » 25 set 2025, 13:23

As contas não são minhas, são do artigo.

Ontem enquanto estava no treino de futebol do meu filho estavam dois indivíduos a falar sobre o assunto. Um deles comentou que na Suécia optaram por ter os cabos em tensão e há um.video a circular de um gajo a tentar cortar o cabo e a coisa corre mal.

Já pesquisei e não encontrei nada sobre o assunto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9952
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por mjr » 25 set 2025, 14:39

Nonnus Escreveu:
25 set 2025, 13:23
As contas não são minhas, são do artigo.

Ontem enquanto estava no treino de futebol do meu filho estavam dois indivíduos a falar sobre o assunto. Um deles comentou que na Suécia optaram por ter os cabos em tensão e há um.video a circular de um gajo a tentar cortar o cabo e a coisa corre mal.

Já pesquisei e não encontrei nada sobre o assunto.
Estava a referir-me ao jornalista :-)

Por muito que a parte emocional me diga que os cabos deviam estar energizados sempre, não consigo racionalmente justificar tal coisa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6626
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por BrunoAlves » 25 set 2025, 14:59

Nonnus Escreveu:
25 set 2025, 13:23
Um deles comentou que na Suécia optaram por ter os cabos em tensão e há um.video a circular de um gajo a tentar cortar o cabo e a coisa corre mal.
Não querendo ser muito má língua, parece-me "conversa de café" ;)
Mas mesmo como possibilidade real, não acho que seja um bom detrator. Como disse lá atrás, roubam-se linha de distribuição em carga onde o "coice" é muito mais significativo...

Alguma coisa tem de ser feito, mas não estou a ver o quê :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1952
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por cfvp » 25 set 2025, 15:11

BrunoAlves Escreveu:
25 set 2025, 14:59
Nonnus Escreveu:
25 set 2025, 13:23
Um deles comentou que na Suécia optaram por ter os cabos em tensão e há um.video a circular de um gajo a tentar cortar o cabo e a coisa corre mal.
Não querendo ser muito má língua, parece-me "conversa de café" ;)
Mas mesmo como possibilidade real, não acho que seja um bom detrator. Como disse lá atrás, roubam-se linha de distribuição em carga onde o "coice" é muito mais significativo...

Alguma coisa tem de ser feito, mas não estou a ver o quê :?
Imagem
:mrgreen:
Agora a sério, acho que foi aqui que falaram da Chargepoint, que criou um cabo reforçado e vai adicionar um sistema de alarme. Vamos lá ver como isso corre.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 50 000 kms

Nerusonu
Mensagens: 852
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por Nerusonu » 25 set 2025, 22:36

cfvp Escreveu:
25 set 2025, 15:11
BrunoAlves Escreveu:
25 set 2025, 14:59
Nonnus Escreveu:
25 set 2025, 13:23
Um deles comentou que na Suécia optaram por ter os cabos em tensão e há um.video a circular de um gajo a tentar cortar o cabo e a coisa corre mal.
Não querendo ser muito má língua, parece-me "conversa de café" ;)
Mas mesmo como possibilidade real, não acho que seja um bom detrator. Como disse lá atrás, roubam-se linha de distribuição em carga onde o "coice" é muito mais significativo...

Alguma coisa tem de ser feito, mas não estou a ver o quê :?
Imagem
:mrgreen:
Agora a sério, acho que foi aqui que falaram da Chargepoint, que criou um cabo reforçado e vai adicionar um sistema de alarme. Vamos lá ver como isso corre.
A chargepoint vai usar o Cableguard que é desenvolvido por uma outra empresa. São revestidos a malha de aço e tem uma "tinta" que pode ser codificada por local para servir de tracking quando fôr vendido ou estiver na roupa/mãos de quem cortou

cfvp
Mensagens: 1952
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por cfvp » 25 set 2025, 23:02

Nerusonu Escreveu:
25 set 2025, 22:36
A chargepoint vai usar o Cableguard que é desenvolvido por uma outra empresa. São revestidos a malha de aço e tem uma "tinta" que pode ser codificada por local para servir de tracking quando fôr vendido ou estiver na roupa/mãos de quem cortou
Não foi isso que vi. O vídeo que vi, que era com o próprio CEO da empresa, dizia que iam usar uma tecnologia que eles próprios desenvolveram para dificultar o corte dos cabos. Além disso, para melhorar ainda mais a segurança, desenvolveram uma proteção a nível de software para soar alarmes. O vídeo foi este:


E podes ver neste artigo mais recente, escrito pelo CEO, a mesma coisa:
https://www.chargepoint.com/blog/missio ... XVx63P-uHN
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 50 000 kms

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9952
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Mensagem por mjr » 26 set 2025, 07:48

Sobre os alarmes, aquilo que me disseram é que basta aos larápios carregar no botão de emergência que a alimentação é cortada e portanto deixa de haver alarme com o corte do cabo. Isto em Portugal.

Talvez uma solução fosse fazer tocar um alarme quando se pressiona o botão de emergência... e comunicar esse evento imediatamente a uma empresa de segurança / polícia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”