DB QM fernandinand

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
civic
Mensagens: 2186
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por civic » 23 out 2025, 12:48

140Ah serão uns bons 50kWh, que tipo de celulas levou?
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 434
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 23 out 2025, 14:25

BrunoAlves Escreveu:
23 out 2025, 12:29
Sempre são 50kWh?
Espero que sim...ainda não consegui testar. A fazer fé na % no dashboard e GOM, parece-me que sim.
civic Escreveu:
23 out 2025, 12:48
140Ah serão uns bons 50kWh, que tipo de celulas levou?
Penso que a VIVNE só utiliza células da CATL. Não abri a cobertura de um dos módulos para confirmar...deve dar para ver e ler os QR code nas células.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 680
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por filipeoliv » 23 out 2025, 22:42

Parabéns, espetáculo ;)
Com as barras a funcionar.
Vais ver o que bom andar sem olhar aos KMS...
Ainda à dias peguei no meu e ia a 100 kmh e pensei.
Fogo, antigamente se alguma vez andava assim :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 434
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 24 out 2025, 14:30

filipeoliv Escreveu:
23 out 2025, 22:42
Parabéns, espetáculo ;)
Com as barras a funcionar.
Parabéns a ti também por teres tido a iniciativa anteriormente! Esse e outros feedbacks foram essenciais na decisão.
filipeoliv Escreveu:
23 out 2025, 22:42
Ainda à dias peguei no meu e ia a 100 kmh e pensei.
O meu sempre andou assim...apenas fazia poucas dezenas de kms a cada viagem... :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 680
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por filipeoliv » 24 out 2025, 20:52

Carregado a 100%, quantos km mostra?
O meu anda nos 430, mas depois de arrancar, se for por nacional, chega a marcar 500 km :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 434
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 26 out 2025, 12:19

filipeoliv Escreveu:
24 out 2025, 20:52
Carregado a 100%, quantos km mostra?
Não tem havido solar suficiente para isso :lol:

Entretanto já pude verificar algumas curiosidades. A minha mulher chegou na sexta feira com o carro a 8%. Disse-me que não ouviu o sinal de bateria fraca. Fui verificar e realmente nada...o GOM estimava 43km restantes. Parece que agora o sinal só existe aos 5% (do que me disseram do Oriente)...por mim tranquilo, pois os 2 avisos anteriores eram um bocado irritantes.

Imagem

Da leitura do LS, percebi que as células andavam nos 3.40V-3.45V e a voltagem total do pack aos 8% é agora de ~330V (com as células antigas andava nos ~350V). Pedi uma spec sheet das células deste novo pack e percebi que para 3.4V@8% estas células ainda têm muito 'sumo'. Não percebi ainda em concreto o porquê, mas parece-me que eles não podem 'afundar' a voltagem total do pack abaixo dos ~320V...deve ser alguma limitação do lado do inversor DCDC. Por um lado é mau, porque ainda há alguma energia nas células, por outro até é bom para as manter naquele range típico 80%-20%.

Agora estou com outro problema mais sério e que curiosamente surgiu há 15 dias, na semana anterior ao transplante. No anterior episódio foi pacífico porque foi na entrada da casa. Ao ligar o carro de manhã, não me devo ter apercebido dos erros no quadrante e ao fazer marcha atrás percebi que não tinha travões...basicamente por instinto carreguei no travão manual de pé para não bater no portão. Ao ler o LS vi uns erros relacionados com a unidade de travagem eléctrica e ao ler uns foruns percebi que talvez fosse da bateria de 12V. Estranhei porque mudei a de origem apenas no final do Inverno passado mas como não meti uma de 'marca', ficou a dúvida. Entretanto ontem, já com ~1km depois de sair de casa em pleno cruzamento para uma estrada principal, voltei a ficar sem travões...a minha sorte é que moro numa zona remota e embora a frente do carro tenha ficado na estrada principal, nenhuma carro passou nessa altura. Apenas há um bip rápido e no dashboard aparecem algumas luzes de avaria e travões. Voltei para casa com cuidado entre modo B e uns cheiros com o travão de pé e voltei a ler o LS.
Imagem

Já li muita coisa, desde fusível de 40A a tomadas de ligação dos componentes deste BRC, excesso/entrada de humidade...parece-me que tenho com que me entretar. Entretanto este carro vai ficar 'parado', pois é perigoso para a mulher andar assim.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 680
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por filipeoliv » 26 out 2025, 14:55

Pois, isso é chato.
És de que zona de Portugal?
Se não fossemos de muito longe, podíamos fazer um mini encontro para partilharmos a experiência.
Sou da zona do Cartaxo e tu?

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 434
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 26 out 2025, 20:27

filipeoliv Escreveu:
26 out 2025, 14:55
És de que zona de Portugal?
Se não fossemos de muito longe, podíamos fazer um mini encontro para partilharmos a experiência.
Sou de Alvorge - Ansião. Não vou muito aí para baixo...
Giro era fazer um encontro (almoço entenda-se seguido de pequeno passeio/caravana) de 'clássicos' à margem do ENVE ou de qq associação EV!! :clap: :clap:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 680
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por filipeoliv » 26 out 2025, 22:08

137km ;)
Até dá para fazer.
Temos de combinar isso, um fim de semana e fazemos isso.😉

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 434
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 28 out 2025, 15:34

filipeoliv Escreveu:
26 out 2025, 22:08
137km ;)
Até dá para fazer.
Temos de combinar isso, um fim de semana e fazemos isso.😉
É pah, assim de repente, para ficar quase a meio caminho podíamos combinar na terra dos cavalos (Golegã) :lol:
Nesta altura é difícil...se calhar mais para o início do próximo ano ou Primavera.

Giro era fazer uma coisa com mais gente...o último ENVE que fui, foi o de Leiria. :oops: Agora em Cascais aquilo parece uma coisa 'elitista'...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”