Expansão células Leaf 40kW.h
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Hoje, por curiosidade, ao fim do dia, decidi dar uma espreita na temperatura da bateria pelo LeafSpy. A temperatura rondava os 33ºC e o carro esteve o dia quase todo na rua parado (ao calor). Só andou de manhã e à hora de almoço, num total de 11kms. Agora imaginem o carro a fazer dezenas de kms por dia nestas condições... 
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Certo, mas se a estrutura metalica que envolve as celulas se fosse mais resistente não haveria qualquer problema, simplesmente restringia o inchamento das celulas ao seu tamanho. 
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Hoje deparei-me com este comentário do senhor JR:
A mim parece-me super exagerado mas se calhar estou errado.Perder uma barra no Leaf 40kWh é o mesmo que ter perdido 6 barras num de 24kWh.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Claro que é exagerado, perder uma barra não muda nada em termos de autonomia, o meu tem as barras todas, não noto nada na autonomia, mas tenho a certeza, porque conheço quem já perdeu, que se baixar dos 84% vai perder uma barra e não muda nada nesse aspeto. 
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Deve estar a falar em termos de energia absoluta disponível. 15% de 40kWh (que não são 40) seriam 6kWh, que não é exatamente o mesmo que metade das barras de um 24kWhcfvp Escreveu: 07 out 2025, 00:56 Hoje deparei-me com este comentário do senhor JR:A mim parece-me super exagerado mas se calhar estou errado.Perder uma barra no Leaf 40kWh é o mesmo que ter perdido 6 barras num de 24kWh.
Isso é como nós no aniversário. Só ficamos 1 dia mais velhos, mas passamos a ter mais 1 ano (ou a faltar-nos menos 1 anocivic Escreveu: 07 out 2025, 08:15Claro que é exagerado, perder uma barra não muda nada em termos de autonomia, o meu tem as barras todas, não noto nada na autonomia, mas tenho a certeza, porque conheço quem já perdeu, que se baixar dos 84% vai perder uma barra e não muda nada nesse aspeto.
Nota-se. Os meus vizinhos têm um 30kWh que levou uma bateria nova e mesmo essa já estaria quase em condições de ativar a garantia outra vez (se a tivesse).
Quem anda com o carro é a mulher, que faz muitos km. Maioritariamente carregado em casa, todos os dias a 100%, ela nota bem a diferença de autonomia com o tempo e com as barras a cair. Faz os mesmos percursos diariamente, com a bateria nova fazia os maiores descansada, vai fazendo cada vez menos descansada e em breve vai voltar a ter de "dar um cheirinho" para conseguir chegar a casa (como tinha de dar antes da troca da bateria).
Quem precisar da autonomia quase total do carro, nota. As barras a desaparecer não são só um enfeite
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Certo, mas estás a falar do 30kWh, eu falo do 40kWh, são muito diferentes em termos de degradação, no 40 kWh a perda de uma barra é muito teorica, não se nota nada na pratica, já no 30kWh nota-se e bem. 
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Um dia ainda gostava que esse individuo explicasse detalhadamente como chega a todas as teorias proferidas por ele em relação ao Leaf. Fico na dúvida se ele alguma vez teve a experiência de uso diário durante alguns anos com o Leaf.cfvp Escreveu: 07 out 2025, 00:56 Hoje deparei-me com este comentário do senhor JR:A mim parece-me super exagerado mas se calhar estou errado.Perder uma barra no Leaf 40kWh é o mesmo que ter perdido 6 barras num de 24kWh.
A queda da primeira barra no Leaf (pelo menos no de 30 e no 40) não tem tem uma quebra acentuada na autonomia. Claro que falarmos em 6 barras num leaf de 24 é metade da sua capacidade 11kWh. Estamos a falar de percentagens logo não tem comparação directa, pelo menos neste caso.
Uma coisa é uma barra, outra coisa são 4 barras. Depois voltamos ao mesmo. As limitações do Leaf não se perdem só com a queda das barras, mas com o Hx. Um leaf com perda de uma barra o Hx ainda tem valores aceitáveis. Um Leaf com menos 6 barras o Hx anda pelas horas da morte.
Mais uma vez teorias de engenheiros de Facebook.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Supostamente ele tem um Leaf 62kWh e acho que uma oficina onde repara veículos elétricos.
Mas de facto ele manda muitas postas de pescada no Facebook só que dados reais que comprovem o que ele diz nem vê-los.
Mas de facto ele manda muitas postas de pescada no Facebook só que dados reais que comprovem o que ele diz nem vê-los.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Têm aparecido mais alguns relatos no facebook de Leafs com o problema da queda de SoC abrupta. Hoje alguém criou uma publicação mais detalhada sobre o mesmo problema que teve na sua E-NV200 com 233mil kms. A publicação pode ser vista aqui: https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... cale=pt_PT
Pois é, pelos vistos a E-NV200 sofre do mesmo problema, apesar de ter refrigeração. A Nissan deve ter colocado uma refrigeração às 3 pancadas e provavelmente uns módulos são melhor arrefecidos que outros. Estranhamente ou não, até nas limitações de carregamento a carrinha sofre do mesmo que o Leaf, algo que me espantou. Dá a impressão que a refrigeração não está lá a fazer nada. Pelos dados do senhor nessa publicação em agosto a bateria estava a 40ºC. Poderá ter sido depois de uma carga rápida, mas não sei.
Há mais alguma novidade do senhor taxista, que foi o motivo de criação deste tópico?
Pois é, pelos vistos a E-NV200 sofre do mesmo problema, apesar de ter refrigeração. A Nissan deve ter colocado uma refrigeração às 3 pancadas e provavelmente uns módulos são melhor arrefecidos que outros. Estranhamente ou não, até nas limitações de carregamento a carrinha sofre do mesmo que o Leaf, algo que me espantou. Dá a impressão que a refrigeração não está lá a fazer nada. Pelos dados do senhor nessa publicação em agosto a bateria estava a 40ºC. Poderá ter sido depois de uma carga rápida, mas não sei.
Há mais alguma novidade do senhor taxista, que foi o motivo de criação deste tópico?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Eu também vi esse post e ao contrário de ti acho que a refrigeração fez qualquer coisa. A carrinha tem 233000km o que podemos considerar um número bem elevado tendo em consideração aquilo que vamos vendo no Leaf com menos km e com o mesmo problema.
O proprietário tem esperança de chegar aos 300000km sem o problema se agravar, isso acontecer ia ser um feito assinalável tendo em conta o conhecimento que temos acerca deste problema. Sabemos que o problema vai-se agravar de forma mais rápida que qualquer um deseja.
Vamos ver...
O proprietário tem esperança de chegar aos 300000km sem o problema se agravar, isso acontecer ia ser um feito assinalável tendo em conta o conhecimento que temos acerca deste problema. Sabemos que o problema vai-se agravar de forma mais rápida que qualquer um deseja.
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Última edição por Nonnus em 22 nov 2025, 10:20, editado 1 vez no total.
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