Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus »

EVUber Escreveu: 16 abr 2026, 10:28
Nonnus Escreveu: 16 abr 2026, 06:36 Mencionaste duas vezes rolamentos. Uns são os conhecidos do motor/caixa e os outros?
É o mesmo.
Mas ja existe solução para rolamentos do motor/caixa

Mas continua a ser um problema que a kia devia assumir fora da garantia, e ao não faze-lo perde futuros clientes.
A solução sempre existiu, dentro da marca e fora da marca.

As pessoas nunca perceberam que a Kia opta por trocar tudo por uma questão de comodidade. Não é porque tem de ser. Dá menos trabalho tirar motor e caixa e pôr novo, do que estar a desmontar tudo, tirar rolamentos, montar rolamentos, voltar a montar tudo no carro. O que é retirado volta para a Kia é recondicionado e há de voltar a ser montado noutro carro qualquer.

Fazer uma reparação deste género leva tempo, fica-lhes mais caro. É preferível ter o mecânico disponível para despachar revisões.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Hoje o carro foi a Kia resolver o problema do botão que abre o vidro e o problema do líquido de refrigeração. Ficou resolvido o botão, ficou por resolver o problema do líquido.

Como está descrito numas páginas mais atrás, quando comprei o carro e fiz a primeira revisão foi pedido a Kia para informar quando é que o meu carro fazia a mudança do líquido. Na altura a informação que me deram é que para o meu carro era aos 150000km. Assim sendo nunca mais me preocupei com o assunto. Na revisão dos 60000km não apareceu no sistema que tinha que se mudar o líquido e assim foi feito uma revisão normal. Agora o sistema já informa que para o meu carro a mudança era aos 60000km. 🤦

Como erro foi do sistema vai ser pedido a Kia a resolução do problema ao abrigo da garantia. Vou ter que esperar e depois o carro vai lá outra vez.

Agora o porquê do problema. O líquido com o passar do tempo fica mais viscoso/denso, cria uma goma. O circuito funciona com duas bombas que trabalham a ~2000rpm, quando o líquido se torna mais denso as bombas tem maior dificuldade em fazer circular o líquido e as rotações das bombas caiem. No meu caso estavam a funcionar a 1200rpm. Quando isto acontece aparece o erro.

Conclusão, isto não é um defeito de fabrico, nem um problema crónico. No meu caso o líquido já tem mais 15000km do que devia.

Hoje purgaram o circuito e está normal, mas tem de ser resolvido.

A questão do líquido verde ter deixado de existir não tem nada a ver com a questão da qualidade do mesmo. Foi descontinuado por normas ambientais e deu lugar ao líquido azul.

Estas informações foram dadas presencialmente pelo mecânico que hoje viu o meu carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Responder

Voltar para “Kia”