DB ID.3 Pro Performance 58 - cfvp

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Responder
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 22:14

DB ID.3 Pro Performance 58 - cfvp

Mensagem por cfvp »

Boas,

Depois de estar cansado das tretas da Nissan, especialmente esta última de removerem as funções remotas, decidi há cerca de 3 semanas tornar-me proprietário de um ID.3 Pro Performance, versão 58kWh úteis. Comprei usado a um particular e é de 12/2022 e tem cerca 35mil KMS.

Ainda cheguei a ver e experimentar um MG4 novo, com o facelift de 2026 e um Renault Mégane usado com 4 anos e 78mil kms.
O MG4 acabei por desistir por não ter sensores dianteiros.
O Renault Megane fiquei na dúvida depois de experimentar esse que mencionei e acabei por não avançar com o negócio e depois não voltei a encontrar uma opção tão completa pelo mesmo preço (€22mil). Ia tudo para cima de €25mil. Isto foi provocado pelo aumento dos combustíveis que fizeram aumentar muito a procura por elétricos.
Ainda equacionei outros mas ou eram grandes, ou com muitos kms, ou não tinham os extras que pretendia ou eram muito caros ou o design não me agradava muito. Enfim mas devia ter ido testar o Niro e o Kauai pelo menos, só que como apareceu este id.3 que tinha a maioria dos extras que pretendia por um preço de 22.500 com apenas 35mil kms resolvi optar por ele.

Bem o que dizer sobre esta experiência inicial. No início fiquei um bocado desiludido, mas parece que a situação está a melhorar. Aspectos negativos (comparando com o Leaf):
- Descobri logo um problema no rebatimento dos espelhos, ainda vou ter que descobrir quanto vai ficar o arranjo.
- Pneus em mau estado, descobri hoje num check up que fizeram ao carro.
- Alguns riscos do anterior proprietário e também precisa de uma lavagem tanto exterior como interior profunda.
- Interior de fraca qualidade, cheio de plásticos baratos. O Leaf em comparação parece um carro premium.
- Já tive alguns problemas com a conexão remota ao carro, mas entretanto atualizaram a APP vamos lá ver se resolve.
- Não é possível ver a temperatura do carro remotamente.
- Talvez seja só hábito mas preferia o funcionamento do acelerador do leaf, o pedal é mais leve.
- Botões touch no volante são um bocado esquisitos na forma como funcionam. E era bom ter mais alguns botões físicos.
- Não tem forma de especificar diferentes horas de carregamento para diferentes dias da semana.
- Estacionamento automático funciona apenas com obstáculos, não vê as linhas e nem sempre funciona.
- Este em particular não tem certos extras que o Leaf tinha, como vidros escurecidos atrás, espelho retrovisor com escurecimento automático e bomba de calor. Também não tem volante aquecido que era algo que não tinha no leaf mas gostaria de ter.
- Imagens um bocado distorcidas na câmara 360 e utilização não é tão simples.
- Sistema de aquecimento do habitáculo estranho, ontem experimentei e tive que colocar a 27ºC para ter algum calor e supostamente estavam 18ºC. Falta também indicação se o carro está a aquecer ou esfriar.

Em contrapartida os aspetos positivos:
- Autonomia de 300km em autoestrada, pelo menos nesta altura do ano.
- Refrigeração da bateria. 🤪
- Tomada CCS.
- Carregamento rápido acima de 100kW.
- Carregamento lento a 11kW.
- Travel assist (condução semi autónoma) é bastante bom até mesmo em nacionais. Substancialmente melhor que o ProPilot de 2019.
- Parece-me ser um pouco mais eficiente, pelo menos agora. Facilmente em cidade faço médias de 13kWh/100km.
- Muito espaçoso nos bancos de trás.
- Visibilidade na frente um pouco melhor.
- Aceleração mais forte.
- Mais simples de entrar e sair do carro.
- Usando o modo B é mais fácil alternar entre R e B, já que o carro memoriza o modo B durante a condução.
- Menos intrusivo nos apitos de segurança.
- Atenção à saúde da bateria, nomeadamente devido à função e recomendação de limitar a 80% ou menos.
- Ecrã de infoentretenimento maior, com melhor qualidade, tanto visual como funcional (mais responsivo).
- Informação automática dos kms e média desde o último carregamento.
- Luzes LED e melhor visibilidade de noite.

Aspectos neutros:
- Suspensão um pouco mais firme, menos efeito barco, mas também um pouco menos confortável.

Imagem
Última edição por cfvp em 23 jun 2026, 17:45, editado 3 vezes no total.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh de 2019 (vendido a 06/2026 com 59 900 kms).
Volkswagen ID.3 Pro Performance 58kWh de 2022 com 38 000 kms (comprado a 05/2026 com 35 000 kms).
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: DB ID.3 Pro Performance 58 - cfvp

Mensagem por civic »

Parabéns pela máquina, tens aí umas coisitas para resolver, o de 58kWh é LFP? ;)
Achei estranho essa comparação da entrada para o carro ser melhor neste iD3, não tinha essa noção, pois acho o LEAF muito bom nesse aspeto.
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
102 000Km's
cfvp

Mensagem por cfvp »

Obrigado. Não é LFP, é NMC721 segundo o ev-database. Por isso é que o carro recomenda limitar a 80%.

Quanto à entrada se calhar não me expressei bem. Quero dizer que enquanto no Leaf tens que carregar no botão da porta, por o pé no travão, carregar no botão ON/OFF, colocar em D e desligar o travão de mão, no ID.3 podes pôr as destrancar logo quando te aproximas do carro e depois basta sentares-te e colocares o pé no travão e pôr em D. Não é o fim do mundo no Leaf, mas torna-se um pouco mais simples no ID.3. Para desligar no ID.3 basta pores em Park e sair. No Leaf tens que carregar no botão de P e depois ativar o travão de mão e por fim carregar no botão ON/OFF.
Volkswagen ID.3 Pro Performance 58kWh de 2022 com 38 000 kms (comprado a 05/2026 com 35 000 kms).
rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition »

Parabéns pelo upgrade!

Só facto de passar para CCS é uma "descomplicação" quando se quer carregaer fora. :D
Não é o fim do mundo no Leaf, mas torna-se um pouco mais simples no ID.3.
Toda a simplificação é bem vinda, e esses pequenos detalhes contam muito no dia a dia. Já ne me lembrava do processo de iniciar o Leaf. :)
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

Parabéns pela compra.

Realmente há coisas que fazem uma diferença brutal de carro para carro. A minha mulher de x em x tempo anda num ID.3, e o que é, que ela adora no carro? O apoio de braço...

Hoje fui buscar o meu Niro e depois de estar 3 semanas sem andar no carro e voltar andar parece a primeira vez. A falta de sensibilidade para o acelerador do Niro fez voltar a ter aquela sensação bruta que nos encosta ao banco. A regeneração em auto que faz o carro avagar sozinho, o lane assist que odiava quando comecei andar no carro agora acho espetacular, e o cruise control adaptativo em autoestrada, tudo coisas que no Peugeot não existe, ou o que existe esta á anos luz.

Penso que o que vais notar mais diferença é mesmo a transição para CCS2 e a falta do rapidgate pela positiva, isto aliado a um carro com uma bateria maior e mais eficiente, vai te dar um conforto em viagens grandes que o Leaf não dá. Vais ter que te preocupar muito menos com a procura dos carregadores e muitas viagens fazes directo e, quando precisares de carregar vai ser uma experiência muito diferente. O que também vai acontecer inevitavelmente é que vais andar a velocidades mais elevadas porque deixa de haver aquela preocupação "será que dá".
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
cfvp

Mensagem por cfvp »

Obrigado a todos.

De facto a bateria maior é um descanso. Para trazer o carro para Coimbra vim direto de Setúbal, foram 270km numa carga e vim a andar a 120km/h grande parte do tempo. Ainda cheguei com cerca de 12% acho eu. O CCS2 acredito que também dê outro conforto, já que com o Leaf já andava a encontrar muitos problemas. Primeiro pela falta de postos com Chademo e segundo muitos dos postos com Chademo têm algum tipo de avaria, alguns certamente por causa da idade.
cfvp

Mensagem por cfvp »

Lá tive que largar cerca de €560 em 4 pneus novos, estavam todos ressequidos, o carro pelos vistos passou bastante tempo ao sol. Da próxima vez que comprar um carro em segunda mão tenho que estar mais atento a estes pormenores, mas o tempo é pouco e há muita coisa para ver....

Bom, quanto aos pneus, estava indeciso entre Goodyear EfficientGrip Performance 2 ou Hankook ventus prime 4, sendo que estes últimos já tinha colocado 2 no Leaf. Como a diferença de preço era pequena e o senhor da oficina recomendou os Hankook, acabei por optar por estes. Também já tinha visto o civic a recomendar aqui no fórum.
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

Eu também meti 2 desses no i4, 230€ por 2. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
102 000Km's
cfvp

Mensagem por cfvp »

Lá fiz a maior viagem de carro até hoje com este ID.3. Fui até Fuengirola que fica no sul de Espanha. Infelizmente não registei quase nada sobre médias na viagem, mas sei que ficaram sempre abaixo de 20kWh/100km e ainda andei bastante em autoestrada normalmente entre 110km/h e 120km/h.
Durante a viagem, tanto na ida como na volta, acabei por usar algumas vezes os carregadores da Tesla e de facto são postos super fiáveis, fáceis de usar e com preços muito competitivos, mesmo para quem não tem Tesla. Só é pena é muitos locais não terem qualquer cobertura.

O percurso de ida foi de Castelo Branco até Fuengirola, com curtas paragens em Mérida e Sevilha para carregar e também conhecer um pouco das cidades. Em Mérida há postos de 22kW gratuitos que usei enquanto tomava o pequeno almoço. Ainda carregou 13.5kWh em 1h15m. Depois parei numa estação da Tesla nos arredores de Mérida, fica aqui a foto:

Imagem

Entre Mérida e Sevilha sei que fiz uma média de 18.7kWh/100km. Penso que foi sempre em autoestrada.
Entre Sevilha e Fuengirola foram 214km em 2:46h com média de 16.5kWh/100km. Grande parte da viagem foi em estradas nacionais, penso que na altura havia algum constrangimento na autoestrada.

Já em Fuengirola cheguei a visitar brevemente Málaga, Benalmádena e Torremolinos durante os 4 dias que lá estive. Ainda lá o carro foi carregado 2x em carregadores de 100kW.

Na volta fiz um caminho um pouco diferente. Fui por Alhaurin de la Torre onde carreguei num Aldi com 2 postos da Atlante. Deu para usar os €5 que ainda tinha de crédito.
Em seguida fui para Sevilha e parei no centro comercial Torre Sevilla, onde fiquei bastante surpreendido com a quantidade de postos de carregamento, incluindo Tesla, no parque subterrâneo. Até lá chegar não fazia ideia sequer que tinha postos, ainda não tinha verificado na app. Lá acabei por carregar num carregador da Tesla até aos 100% pois fui almoçar (também haviam imensos postos livres). Ainda nem todos os carregadores lá eram dos novos, então há aquele problema do meu ter a porta de carregamento do lado direito, enquanto que os Teslas têm do lado esquerdo. Mas por acaso estava um vazio, entre 2 lugares de estacionamento, que dava para os 2. Mas haviam alguns mesmo dos novos, que tinham o mesmo problema dos antigos devido à forma como estavam instalados porque estavam do lado esquerdo e não centrados atrás.

De seguida continuei para Elvas onde fiz a última paragem num McDonalds, antes de chegar a Castelo Branco. Posto limitado a 80kW e não foi o único nesta viagem toda. Também usei um da Powerdot que penso que não dava mais de 50kW, quando devia dar 100kW e não estava lá mais ninguém... Já vi que a Powerdot adora prometer uma coisa e entregar outra, mas felizmente em Espanha o preço é todo ao kWh, pelo menos do que vi.

Por falar em preços, em Espanha tudo o que vi rondava os €0,50/kWh nos rápidos e super rápidos, havendo algumas excepções claro. Além disso, o preço dos produtos alimentares no supermercado não era muito diferente daqui e às vezes até mais barato. Mais tarde sou capaz de colocar aqui os custos dos carregamentos na viagem. Acabei por usar a Atlante, Tesla (app) e Electroverse (app). Recomendo na Electroverse ter o cartão porque às vezes é difícil saber qual é o conector certo na app e também provavelmente ter acesso a mais postos ou poder utilizar o posto em caso de alguma falha de rede.
Responder

Voltar para “Id3”