EVUber Escreveu: 21 jul 2026, 11:43
pbaptista Escreveu: 21 jul 2026, 10:26
Boas!
Para clarificar, não estou a avaliar carros, nem baterias nem a criticar as tuas opções, meu ponto é só um, a Toyota não dá garantia, vende. Se é um bom negócio ou não cada um saberá de si, mas se quiseres enganar-te e continuares a afirmar que a Toyota "dá" a garantia, é contigo. Amigos como dantes.
Além do custo direto que pagas à Toyota por cada revisão a cada 15 mil km, tens o custo indireto de ter que ir à oficina e de teres o carro parado, 10 dias em cada 2 anos, eu no meu vw no mesmo período, independentemente dos km, vou uma vez à VW.
Sobre os bugs de software da VW, atualiza-te, há vários anos que isso deixou de ser uma questão.
Tudo a correr bem.
Se lhe quiseres chamar " toyota vende a garantia"
eu compro... para uso profissional/empresas a tendencia é não darem nenhuma garantia ou os mínimos dos minimos...
A VW não deixa ninguém descansado:
ID.3, ID.4, ID.5, ID. Buzz, and Cupra Born recall de 100.000 veiculos de 2022 a 2024 devido risco de incendio
( fonte: google centenas de links Service bulletin 93P7)
Audi e-tron 50, 55, Sportback and Q8 e-tron falha motor SIC sel ou KACO seal
( fonte : EV CLINIC blog)
falha de segurança ID3 & ID4
(fonte evclinic em 2022)
o carregador de bordo (OBC) foi instalado num espaço apertado entre a barra estabilizadora e a parte inferior da carroçaria — uma solução improvisada, ao estilo "McDonald's". Em caso de impacto na traseira do veículo, a barra estabilizadora é o primeiro componente a sofrer o choque; empurra a tampa fina do OBC directamente contra o circuito interno de 400 V. Nesse momento, os passageiros que estejam a tocar no chassis do veículo podem sofrer ferimentos. É alarmante que a placa de circuito (PCB) não possua proteção contra humidade ou deformação e esteja posicionada a apenas 2 mm da tampa, sendo que a própria tampa carece de isolamento (outros fabricantes protegem as ligações de alta tensão com plástico, borracha, etc.).
Os problemas de software continuam la, sempre continuaram ....(estou actualizado)
Extended Dealer Delays: Upgrading vehicles from older software versions (like 4.0 or 4.1) to 5.6 requires a physical dealer visit. The install is complex, and some owners on YouTube report cars being stuck at dealerships for days or even a week if module flashes fail or require engineering support from Germany.Bricking and Module Freezes: Certain vehicles experience severe installation stalls or system crashes that temporarily render the car immobile or require complete module re-flashing.
PS: isto são forums de discussão, apontar falhas de carro de marca A ou B vão sempre acontecer, umas marcas teem mais falhas do que outras...
Não sei se reparaste mas eu tenho um ID3 há quase 5 anos e meio, sofri os bugs de software iniciais, não era impeditivos de usar o carro, apenas chatos. Sendo eu um profissional do IT, sei perfeitamente o que se passa. E não há nenhuma marca imune a isso.
EM relação a problemas, todas as marcas têm, inclusive a Toyota. Quer nos ICE, quer nos BEV. é só pesquisar na net e a Toyota também não fica bem no fotografia.
Estás satisfeito com o teu carro, consideras que foi a melhor opção que fizeste, ótimo. Eu também penso o mesmo, tendo em conta o que estava disponível em outubro de 2020 quando encomendei o ID3. Com a oferta que hoje existe, compraria agora um ID3? Provavelmente não.
Toyota EV Recall Covers 20,991 bZ, RZ, Solterra
Toyota is recalling 20,991 model-year 2026 bZ, Lexus RZ, and Subaru Solterra EVs over a battery ECU fault that can shut down the electric drive system and cause power loss.
https://theevreport.com/toyota-ev-recall-bz-rz-solterra
Se a VW não deixa ninguém descansado, a Toyota também não:
Um total de 34 pessoas morreu em acidentes supostamente causados por acelerações repentinas em modelos Toyota nos Estados Unidos desde 2000, revelou nesta segunda-feira a agência governamental de segurança no trânsito.
https://www.terra.com.br/economia/probl ... =clipboard
Vê quantos é que morreram devido a falhas dos carros VW....
Toyota’s most infamous global safety issues are the 2009–2011 unintended acceleration crisis (spanning 10+ million vehicles for faulty floor mats and sticky pedals) and the ongoing global Takata airbag inflator recalls. More recently, Toyota has faced massive international recalls affecting over a million vehicles due to issues like engine debris, rear door latches, and rearview camera software.The safety issues and recalls are organized by their major categories below:
1. Unintended Acceleration (2009-2011)The Problem: Millions of vehicles worldwide were recalled after reports of unintended acceleration. This was caused by two major defects: poorly designed, unsecured all-weather floor mats that could trap the accelerator pedal, and "sticky" accelerator pedal mechanisms.Impact: The crisis led to the recall of about 9 million vehicles globally. Toyota temporarily halted production on several popular models and faced rigorous regulatory scrutiny and congressional hearings in the United States.
2. The Takata Airbag Crisis (Ongoing)The Problem: Toyota is one of 19 automakers impacted by defective Takata airbag inflators. Over time, moisture intrusion can cause the inflator to rupture upon deployment, spraying sharp metal shrapnel into the cabin.Impact: This is the largest and most complex safety recall in automotive history. Tens of millions of vehicles have been recalled globally across various automakers, with Toyota continually running campaigns to replace Takata inflators at no charge to owners.
3. Recent Global Recalls (2025-2026)Engine Issues: 127,000 vehicles worldwide (including Toyota Tundra, Lexus LX600, and Lexus GX) were recalled over manufacturing debris in the V6 engine, which required complete engine replacements.Electronics & Software: Multiple recalls affect rearview camera freezing issues and software errors preventing critical safety warnings from illuminating on the dashboard display.Hardware: Toyota issued recalls for 140,000+ Prius vehicles whose rear doors could unexpectedly unlatch while driving, and defective rear axle carriers causing a loss of stability.
Já agora até hoje quantos veiculos BEV vendeu a toyota (grupo) e a VW (grupo)?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
14800 km em 12/02/2022
34640 km em 12/02/2023
65197 km em 12/02/2024
95900 km em 12/02/2025
122162 km em 12/02/2026