pbaptista Escreveu: 10 set 2026, 16:09
EVUber Escreveu: 09 set 2026, 16:50
Vai grande confusão nesses numeros que colocas...falas em 72kWh da qual não faço ideia aonde foste buscar esse numero..
O teu carro ID3 de 82kWh tem 77kWh úteis (como foi anunciado pela marca)
Se tem 82kWh de bateria Bruta
Se tens 77kWh de bateria utilizável/util
é com este valor que tens de medir a degradação, mas estas a medir a degradaçao com valor de 82kWh erradamente.
Tens 4 kWh = (82-77) de margem de segurança para proteção das celulas.
Eu não percebo nada de EV Toyotas e tu não percebes nada de EV da VW.
Estou-me completamente a marimbar se achas que eu percebo ou não de toyotas ou VW... tenho as minha opinião bastante bem fundamentada que incluem 28 ID3 de 2021 e não teem os números de degradaçao de 16% que queres "pintar" no carro do @cfvp com aquela kilometragem.
Não aceitas bem opinioes de terceiros ? passa a frente.... achas que tu é que estas certo ? fundamenta com dados palpáveis em vez de afirmares que a "discussão é inutil"
Os links que coloquei do forum alemão sobre os dados SOH da plataforma MEB vão de encontro ao que os developers do AVILLO e EVDASH Pro afirmam no desenvolvimento das suas apps e produtos.
EVDASH PRO - Our MEB capacity-based SoH also relies on the capacity reported by the car. It is useful for following a trend, but not an independent measurement of degradation. I would compare readings under similar conditions, rather than take the highest one as the correct value.
EXAMPLE: an ID.7 BMS capacity readings over about two weeks, and the reported capacity dropped by 2.5 kWh as the
weather got colder.
AVILOO uses its own corrections, including temperature corrections.
Queres esperar por uma informação oficial da VW... puxa uma cadeirinha e senta-te porque dali não vai sair nada.
Ve la tu que a conservadora Toyota, esses dinossauros fabricantes de veiculos automóveis, nao teem qualquer problema a mostrar o SOH do BZ4X e do C-HR (modelos 2026) directamente no carro... sem qualquer OBD...