Como já tinha explicado no tópico de sugestão ao fórum, comprámos o nosso aparentemente agora 'primeiro' veículo elétrico—já que o membro mais novo pede mais vezes para ir neste do que no outro agora.
Fica aqui um 'diário de bordo' da nossa Fiido T2 Longtail—que já acumula 150 km no odómetro!

Especificações
- Modelo/Versão: EU 2025 (homologado legal)
- Motor: Hub roda traseira, homologado para 250W (mas eu suspeito que dê mais em pico), 55NM
- Limite de velocidade (throttle): De fábrica vem homologado para a EU e limitado a 6 km/h no throttle, para assistência a andar a pé. Mas dá para desbloquear o rocket mode na app para 25 km/h no throttle para uso em terrenos privados.
(Mas na app num menu de desbloqueio ainda dá para retirar esse limite, e acho que passa para 50 km/h ou perto disso.) - Limite de velocidade (assistência): De fábrica vem homologado para a EU e limitado a 25 km/h a pedalar. (Também possível de desbloquear na app num menu de desbloqueio para passar a cerca de 50 km/h.)
- Bateria: DMEGC 998.4Wh, 48V
- Tempo/amperagem de carregamento completo: 7 horas a 3 amperes.
- Material quadro: Alumínio 20 polegadas.
- Suspensão/forquilha frontal: Aluminum alloy hydraulic shock-absorbing front fork (suspension travel 60mm) with 135mm opening width.
- Rodas/Pneus: CST 20*4.0
- Mudanças: Shimano Tourney, 7 mudanças (desviador traseiro RD-TY300, shifter SL-TX50-7R, carreto MF-TZ500 7S 14-28T, corrente KMC Z7).
- Sensor de torque: Mivice S200
- Travões: Hidráulicos, 4 pistões, discos de 203mm.
- Carga máxima: 200 kg (condutor 120 kg, rack traseiro 80 kg)
- Tamanho: 186 cm comprimento * 73 cm largura * 119 altura
- Peso: 39.5 kg
- Luzes: Integradas traseiras/frontais com reflectores.
- Fábrica: Montada na França/EU.
Ainda experimentei desbloquear a bicicleta, mas é claramente excessivo—dentro das normas legais dá para usar perfeitamente, e ainda fazer um bom exercício de manutenção. Os meus trajectos têm subidas bastante ingremes e nunca me deixou ficar mal (mesmo com os limites legais), a transportar uma criança.
Fico com a sensação que a luz traseira podia ser mais forte—acabei por complementar com umas simpáticas que se vendem no LIDL, que inclusivé têm sensor de travagem, marca Crivit. Por outro lado a luz frontal é um autêntico holofote.
Com o apoio do Fundo Ambiental foi um muito bom negócio para segundo veículo de família—para deslocações citadinas e de lazer.