Diário de bordo - Malm
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Diário de bordo - Malm
O AC do Leaf também é ótimo. O pessoal do Arizona, com temperaturas perto dos 50C, diz que é melhor do que qualquer CI. Só é pena não arrefecer a bateria...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
O compressor do AC dos CI está ligado por correia ao motor de combustão e a sua velocidade varia com a do motor.
Só com o motor na rotação máxima atinge o arrefecimento máximo.
Como para poupar combustível se usa a caixa de velocidades de modo a manter as RPM do motor o mais baixo possível o AC funciona sempre com potências mais baixas.
Nos elétricos há um motor independente que aciona o compressor e que pode entregar a potência máxima independentemente da velocidade do motor de propulsão.
Alguns CI de luxo já vêm com ar condicionado elétrico para poderem ajustar a potência de arrefecimento independentemente da velocidade do motor de combustão.
Uma coisa caricata que li que acontecia em carros antigos era os limpa vidros estarem ligados diretamente ao motor de combustão e então a velocidade dos mesmos variava conforme a do motor.
Os primeiros Citroen 2CV chegaram ao ridículo de usar o mesmo cabo de aço do velocímetro e conta quilómetros para acionar os limpa-vidros.
Só com o motor na rotação máxima atinge o arrefecimento máximo.
Como para poupar combustível se usa a caixa de velocidades de modo a manter as RPM do motor o mais baixo possível o AC funciona sempre com potências mais baixas.
Nos elétricos há um motor independente que aciona o compressor e que pode entregar a potência máxima independentemente da velocidade do motor de propulsão.
Alguns CI de luxo já vêm com ar condicionado elétrico para poderem ajustar a potência de arrefecimento independentemente da velocidade do motor de combustão.
Uma coisa caricata que li que acontecia em carros antigos era os limpa vidros estarem ligados diretamente ao motor de combustão e então a velocidade dos mesmos variava conforme a do motor.
Os primeiros Citroen 2CV chegaram ao ridículo de usar o mesmo cabo de aço do velocímetro e conta quilómetros para acionar os limpa-vidros.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Ando a arranjar uma novela lá no "myimiev.com"
. Como já aqui disse, há tempos o meu i-MiEV indicou 172 km de autonomia prevista máxima, tendo eu colocado isso no diário de bordo que tenho por lá. Era superior ao anterior recorde que era apresentado em milhas - 103 (=165,76km). Obviamente, alguns deram-me os parabéns pelo novo recorde e perguntaram-me como tinha conseguido. Há 2 ou 3 dias alguém postou um novo valor, 107 milhas, e outro alguém muito rapidamente indicou ser este valor como um novo recorde. Ora os 172 km do meu i-MiEV, convertidos em milhas, são 106,876 milhas, e por isso pergunto eu, o meu i-MiEV, se mostrasse este valor em milhas, não mostraria 107 milhas? Não será mais justo uma partilha do recorde entre os dois?
Mas a questão já está resolvida, ora vejam:

Só que eles ainda não sabem
. Se teimarem em dar o recorde ao outro, quero ver como vão reagir quando lá colocar o meu novo valor.

Mas a questão já está resolvida, ora vejam:

Só que eles ainda não sabem

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Atualizando a novela myimievesca, finalmente, após eu ter colocado a questão de se não deveriam considerar um empate na atribuição do maximum RR, eis que a moderação esclarece o assunto e recoloca justiça - that's a tie
. Não era, pois, necessário lá colocar o novo valor que eu consegui recentemente, mas já lá está - 173 km = 103,497 milhas. Agora só me falta o recorde dos recordes, o da máxima distância percorrida com uma carga, que está fixada, no fórum myimev, em 183 km (mais coisa, menos coisa). Quem conhece bem a condução de que sou capaz (não tem nada que saber, é ir sempre a 40 km/h), sabe que a questão não é se o consigo fazer, é quando o vou fazer. Um dia deste vou até à Guarda, faço um carregamento completo, saio às 3 da manhã para a estrada ser só minha e só paro na Figueira, se tiver carga faço umas piscinas na marginal e já está.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Alguém quer recordar aqui qual a máxima distância percorrida com uma carga do fórum? Acho que só vai durar mais umas horas....
Última edição por Malm em 27 ago 2013, 00:03, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Eu não me lembro, penso que o máximo que fiz de uma vez foram para aí uns 150km, de resto sempre que posso, carrego.
Com um miúdo com 2 anos não me posso meter nessas cenas.
Com um miúdo com 2 anos não me posso meter nessas cenas.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
167km, pelo ruimegas:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... t=20#p8275
No entanto, ainda tinha muita energia na bateria pois o aviso de bateria fraca tinha acabado de aparecer. Facilmente chegaria aos 190km caso tivesse esse objetivo.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... t=20#p8275
No entanto, ainda tinha muita energia na bateria pois o aviso de bateria fraca tinha acabado de aparecer. Facilmente chegaria aos 190km caso tivesse esse objetivo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- Malm
- Proprietário i-MiEV
167 km.... Esta prometido, para breve, um vídeo malmonástico imievesco que todos vão querer ver. Talvez o mais malmonástico de todos. Até um papa-reformas me ia ultrapassando, mas entretanto apareceu uma boa descida. 

Última edição por Malm em 27 ago 2013, 00:02, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Estive com o Malm há pouco no Fórum Coimbra, foi um prazer, pena ter sido pouco tempo mas tínhamos que vir dar banho e jantar ao miúdo.
Quanto ao recorde, deixo as novidades para o Malm.
Quanto ao recorde, deixo as novidades para o Malm.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
O vídeo que vou aqui publicar (e no meu canal do youtube, como é obvio) tem apenas como objetivo ilustrar a viagem e só quem está dentro da informação que nos dá o i-MiEV consegue perceber o que está a acontecer. Muito poucos vão ter paciência para o ver até ao fim, pelo que fica aqui o importante - 201,4 km percorridos com uma carga, ainda ficaram 3 barras (nem sequer na reserva - 2 barras - entrou) e uma distância possível ainda de percorrer, dada pelo carro, de 25 km. Isto quer dizer que se quisesse, teria chegado aos 225 km e isso seria mais do que conseguiram os jornalistas húngaros que esgotaram a tartaruga. Foram 5 horas sem parar, velocidade média de 40 km/h, 2,8 bar nos pneus e o percurso foi: Mangualde, Nelas, IC12, Tábua, IC6, IP3, Penacova, Coimbra, Taveiro, Montemor-o-Velho, Tocha, Lagoa da Vela, Figueira da Foz (onde dei umas voltas para chegar aos 200 km).