Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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pafi
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 17 ago 2013, 23:06

:shock:

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:o

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Regresso via Salgueirais (Celorico da Beira) para absorver um pouco de energia renovável 8-) . É espantosa a dimensão dos aerogeradores e o som que fazem as pás! Já passei ali várias vezes, mas hoje foi especial :) .
Inspirado pela energia resolvi aprofundar alguns métodos de condução registados por alguns users - usar o D e o N. Fiquei fã (após 8000km :oops: ...)
Em Mangualde saí com 10 barras, pois o declive até Coimbra é favorável e na viagem de ontem sobraram 3 barras no percurso inverso. Então, toca de conduzir em D pois comecei a pensar que como o acelerador e resposta do motor são muito mais imediatas e leves, andava com a sensação de que a carga poderia ser melhor aproveitada neste modo. Nos primeiros km tentei com muito mais esforço manter o mostrador de energia a meio do 0 e dos 20kW. A primeira verificação é que a velocidade cruzeiro aumenta, e a segunda é que cheguei a Coimbra com 4 barras (!) e a última parte do percurso (subida de Penacova) foi feita quase sempre nos 20kW, o que me permitiu viajar (em plano) entre 90 e 100.
Nas descidas longas e semi longas usei o N. O que se sente logo é que o carro parece que apanha um ligeiro embalo e obviamente fica muito mais solto. Assim que a velocidade começava a diminuir, mudava para D para voltar a aumentar e manter a velocidade. O que é certo é que fiz uma viagem bem mais rápida que a anterior e vou ter que explorar esta "nova" técnica de usar o D e o N. E até torna a condução mais interessante, pois é preciso estar constantemente a avaliar declives, velocidades, travagens, regenerações, etc. Claro que também é necessário conseguir controlar muito mais a força que se exerce no pedal, mas depois de hoje, sem dúvida que compensa viajar "grandes distâncias" ( :lol: ) em D.
Gostei :) .
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 18 ago 2013, 10:40

Essas fotos estão espetaculares.

A minha técnica é:

Quando é a descer, eu uso o N para acelerar e o D (corresponde ao vosso eco, penso eu) para travar. Quando é preciso travar mais forte uso B (modo de regeneração máxima, que o Leaf de 2011 não tem). Ou seja, numa descida como a que fiz na sexta, o pé direito quase não trabalha, a velocidade é controlada pela mão direita na manete dos modos de condução. E assim se ganham 3 barras no mostrador em 17 km. Claro que isto só funciona quando é a descer. Quando é a subir é D todo o caminho. Na maior parte dos percursos há subidas e descidas. Neste caso, para chegar longe, vou em D o mais devagar que conseguir nas subidas e nas descidas vou em N e quando o embalo é suficiente passo para D, que trava para a velocidade com que dá jeito fazer a próxima curva.
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 18 ago 2013, 11:23

pafi Escreveu:(...)
À chegada à Guarda, vou realizar o meu primeiro carregamento all night long, pois ficou ligado com o EVSE de 10A... Veremos se demora mesmo as 10horas anunciadas (...)
Voltando um pouco atrás no tempo, recebi o email às 7h50 a anunciar o final do carregamento. Como foi iniciado perto das 00h00, demorou cerca de 8h para carregar 10 barras. Bem abaixo das 10h de carga previstas :) .

Já no Mobi.E, recentemente apanhei um carro estacionado bem no meio dos 2 lugares. Encostei pelo lado esquerdo, comecei a preparar o cabo e a seguir iria tirar a foto da praxe. Eis que se não quando aparece uma senhora muito simpática a informar-me que "Peço desculpa, sei que estou num sítio indevido e vou já já sair. Desculpe..." . O que não faz o piso pintado de azul e o sinal de proibição... Ai não que não sabem!
Seguidamente, recuei e voltei a estacionar para ocupar o lugar correto.
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por galt » 20 ago 2013, 11:27

No manual do leaf faz referencia ao N. Nao deve circular nesse modo. Pelo que percebi o modo N noutros veiculos é o modo Eco no leaf. A atualizacao de software pode optimizar este aspeto. Veremos... :lol:
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por mjr » 20 ago 2013, 14:23

O mood N no Leaf apenas coloca o motor sem consumir nem gerar energia, semelhante a um CI sem nenhuma velocidade engatada mas com a vantagem de não consumir energia para manter o motor ligado. No caso de ser necessário potência basta puxar o manípulo e em alguns décimos de segundo fica disponivel. Pessoalmente não gosto muito pois prefiro ter sempre a potência disponivel.
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 22 ago 2013, 12:58

Já fiz a atualização do software. Aparentemente, tudo na mesma. No CB os menus continuam todos com o mesmo aspeto.
Aproveitei e pedi para me retificarem a situação do trancamento automático (após os 10km/h). Já tinha lido o manual, realizado a sequência dos comandos e nada, mas agora está ok.
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 23 ago 2013, 22:01

Hoje foi dia de ocupação total no Forum. Foi tão completa que como o posto 2 não está a funcionar bem, lá teve o Malm de calcorrear o centro comercial à minha procura para que ele conseguisse chegar a casa (sim, o assunto do outro tópico aconteceu hoje! Sim, os postos de carga começam a ser poucos :o ! E sim, convém o pessoal que é habitué de alguns postos, saber os contactos uns dos outros, pois nunca se sabe...).
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Agora a história toda.
Fui fazer o tal teste de conduzir em D. Coimbra-Avelar-Ansião-Coimbra. Pouco mais de 100km percorridos e 2 barras após a subida para o Forum. Viagem com o indicador da potência a não ultrapassar os 20kW e, tirando as subidas em que a velocidade baixava aos 60-70, praticamente acompanhei o trânsito.
Veredito: gostei, o carro fica bem mais solto para se conduzir e ainda teria carga para mais uns 20km até esgotar as barras. Ou seja, dá para viajar uns 120km ao ritmo dos outros (80-90), e portanto, a partir de agora, viagens serão em D ;) . O Eco ficará para a cidade.

No Forum, o Malm ligou o carro dele com o meu cabo ao posto 2 e também não funcionou :evil: . Portanto, já vai em dois Leaf e um IMiev que não conseguem carregar no posto 2 do Forum.
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 23 ago 2013, 22:46

É boa ideia, vou-te mandar o meu número por PM, o Malm já o tem.

Eu carreguei com o mennekes, demorou, mas carregou. Será que te a ver com o cabo? Não me parece, mas...

Ou então foi o "Gang do Leaf Cinzento", que é conhecido em Coimbra por mandar postos abaixo :D .

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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 23 ago 2013, 23:07

Como eu não tenho o cabo Mennekes, estava a ver que tinha de ir carregar para outro lado, mas lá encontrei o pafi, a quem agradeço o facto de ter me ter deixado por à carga.
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 23 ago 2013, 23:16

Eu ali raramente preciso de uma carga "fundamental", por isso podem e devem sempre que precisarem, ligar-me/chamar-me para desligar o carro. É uma carga de conveniência enquanto faço compras ou coisa do género.

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