Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Olha, há pouco ultrapassei uma velha num CI que devia estar a tentar bater o teu record, ia para aí a uns 10km/h em pleno IC2 (2 faixas para cada lado)

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Re: Diário de bordo - Malm
Eu não vou a 10 km/h, nesse caso conseguiria 350 km em 35 horas, qualquer coisa do género. Eu sei, estavas a brincar
.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Hoje fui até Lisboa com o pessoal cá de casa, que não podíamos falhar a exposição dedicada ao Tyranossauros rex no pavilhão do conhecimento. Com esta já deve ser a 5ª vez que faço a viagem, mas como já não a fazia há mais de um ano, já não me lembrava das sensações. Emoções fortes, que foi IP3 e A1 a maior parte do tempo. Entre Pombal e Aveiras, sentido N-S, gastei 12 barras, à média de 70/80 km/h. Entre Aveiras e Leiria, A1, gastei onze e embora ainda com uma autonomia estimada de 45 km quando passei na AS de Leiria, como era próximo da hora da janta, optei por ir ao Leiria Shoping, onde recoloquei a carga em metade e reentrei na A1 em Pombal. Se tivesse ido sozinho, tinha feito direto, que este i-MiEV malmonástico, com quase 50.000 km e três verões tabuenses nas pilhas teima em não mostrar sinais significativos de degradação.
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Re: Diário de bordo - Malm
Estava aqui a pensar, os meus 50.000 km devem corresponder a 30.000 dos vossos, pois como ando claramente mais devagar que vocês, a minha média de quilómetros por ciclo de carga deve ser muito superior.
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Re: Diário de bordo - Malm
Certamente que esse fator permite uma menor degradação a nível de ciclos da bateria. No entanto a química do Leaf parece ser mais sensível à temperatura do que aos ciclos. Há um Leaf no Noroeste dos EUA que só aos 120000 km é que perdeu a primeira barra de capacidade e num trajeto onde diariamente gasta a carga quase toda da bateria duas vezes (uma na ida e outra na volta).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de bordo - Malm
Calor e cargas rápidas (no fundo, calor na mesma) levam à degradação mais acentuada das baterias do Leaf. No caso dos i-MiEV, talvez a coisa seja mais linear com o número de ciclos.
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Re: Diário de bordo - Malm
Hoje, muito provavelmente com a ajuda do calor que se fez sentir (até a pressão dos pneus deve subir), mais dois recordes malmonásticos:
1. Tábua-Coimbra (53 km) gastando apenas duas barras (o que aponta para valores de 400 km possíveis de percorrer, mantendo as mesmas condições, nomeadamente DECLIVE, vento, temperatura, trânsito,...).
2. Novo recorde de autonomia estimada. No Myimiev.com correponde a novo recorde, sendo que o anterior já me pertencia.

1. Tábua-Coimbra (53 km) gastando apenas duas barras (o que aponta para valores de 400 km possíveis de percorrer, mantendo as mesmas condições, nomeadamente DECLIVE, vento, temperatura, trânsito,...).
2. Novo recorde de autonomia estimada. No Myimiev.com correponde a novo recorde, sendo que o anterior já me pertencia.

Última edição por Malm em 31 ago 2013, 22:26, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - Malm
Este é um dos meus postos de carregamento particular, numa aldeia pertinho da Figueira da Foz. Estou a pensar em colocar, no terreno associado, uns painéis fotovoltaicos.


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Re: Diário de bordo - Malm
Não me esqueci das questões do ledve, estava apenas a dar tempo que, como vos pedi, dessem as vossas opiniões. Então é assim, como se consegue, num i-MiEV, fazer 201 km e ainda ficar com três barras?
1. Ir muito devagar - 40 km/h de média.
2. Nas subidas ir a 20 ou 30, quando é possível. A descer deixar o carro embalar, em N, e quando chega aos 70 km/h mudar para C (o carro carrega) e assim se trava antes da próxima curva. A descer não se utilizam os pedais, controla-se a velocidade com N e C.
3. Pressão dos pneus superior à indicada pela marca, neste caso utilizei 2.8 bar.
4. No caso específico, o declive ajudou, 600 metros favorável.
1. Ir muito devagar - 40 km/h de média.
2. Nas subidas ir a 20 ou 30, quando é possível. A descer deixar o carro embalar, em N, e quando chega aos 70 km/h mudar para C (o carro carrega) e assim se trava antes da próxima curva. A descer não se utilizam os pedais, controla-se a velocidade com N e C.
3. Pressão dos pneus superior à indicada pela marca, neste caso utilizei 2.8 bar.
4. No caso específico, o declive ajudou, 600 metros favorável.
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Re: Diário de bordo - Malm
Malm,
Como lidas com os apressados que se colam atrás do carro? Tenho vindo a tentar fazer uma condução mais lenta, mas sinto-me sempre pressionado pelos outros condutores, que se colam mesmo na traseira, ou fazem sinais de luzes a toda a hora.
Como lidas com os apressados que se colam atrás do carro? Tenho vindo a tentar fazer uma condução mais lenta, mas sinto-me sempre pressionado pelos outros condutores, que se colam mesmo na traseira, ou fazem sinais de luzes a toda a hora.