Diário de bordo - Malm

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Malm
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 22 set 2013, 11:33

Pelas contas, a minha degradação é quase, quase igual à do mjr :D .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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mjr
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 22 set 2013, 11:47

Curioso facto de a tartaruga não aparecer antes de o carro se desligar. Será o comportamento normal ou indiciará um problema numa célula? O BMS pode não conseguir acompanhar a descida de tensão numa célula com substancialmente menos capacidade que as outras e desligar a bateria quando essa célula atinge uma tensão mínima permitida (tipicamente 2,5V). A aplicação para Android permite ver as tensões de todas as células?
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por victormcpinto » 22 set 2013, 12:17

Malm Escreveu:Hoje de noite fiz uma carga dos 0 aos 100%. Meteu 15.83 kwh. Partindo do princípio que ele novinho em folha metia 18.8 kwh, temos uma degradação de 15,8%, o que me coloca a par dos valores dos Leaf de 2011. Agora já nem tartaruga mostra, "morre" quando ainda não desapareceu a última barra. Já dei uma voltinha, pela fresca, de manhã, e parece-me tudo bem, com as barras a permitirem fazer a mesma distância (agora já não posso contar com a 1ª de baixo completa).
Só neste verão, deve ter degradado 3% (este verão deve ter sido mais quente que a média).

Comprei um tablet HP Slate 7 na worten outlet de Coimbra por 124,99 € para usar com o OBD, que deve estar a chegar. Vi as características e pensei que era suficiente (o tablet está impecável e deve ser impossível encontrá-lo mais barato - o preço habitual é 157 €). O Slate 7 é uma máquina com sistema operativo Android 4.1, processador dual core a 1,6 GHz (arquitetura ARM 9) e 8 GB de armazenamento interno extensível através de cartão SD. O ecrã tem uma resolução de 1024 por 600 píxeis e, menos habitual no segmento, a câmara traseira de 3 megapixéis é complementada por uma câmara frontal VGA (para videoconferência). Só que já experimentei e o canIon não funciona (deve necessitar de bluetooth 3.0 no mínimo, e o HP Slate tem apenas bluetooth 2.1). Vou ver se consigo trocá-lo por um Asus ME173X novo que custa 150€ e que já verifiquei que corre o CanIon. Se por acaso alguém estiver interessado no Slate que diga, que eu só lá vou trocá-lo na quarta.
Aconteceu-me algo semelhante. Tinha comprado um Asus e o ELM3 não funcionava, troquei por um Samsung e tudo Ok.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 22 set 2013, 13:43

mjr Escreveu:Curioso facto de a tartaruga não aparecer antes de o carro se desligar. Será o comportamento normal ou indiciará um problema numa célula? O BMS pode não conseguir acompanhar a descida de tensão numa célula com substancialmente menos capacidade que as outras e desligar a bateria quando essa célula atinge uma tensão mínima permitida (tipicamente 2,5V). A aplicação para Android permite ver as tensões de todas as células?
Também pensei nisso, de ser um problema numa célula. Sim, quando tiver o OBD vou poder verificar isso. Mas pelo que tenho visto, quando existe uma célula com problemas o carro perde rapidamente a autonomia ou tem outro tipo de problemas. Daqui a uns dias já se vai ver. Para já, tudo normal com o comportamento do carro, com exceção de "morrer" ainda na última barra. Na última revisão não detetaram nenhum problema e já na altura a tartaruga quase não durou. Também pode ser só desequilíbrio, ou não?
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 22 set 2013, 15:07

Pode ser desiquilibrio. Aconselho a verificar as tensões das células a 100%, 20%, 10% e 0% para analisar o perfil de descarga. A 0% é normal um desiquilibrio relativamente grande daí ser necessário verificar o nível das células um pouco acima dos 0%.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 27 set 2013, 14:24

Hoje, finalmente, consegui por o CaniOn a funcionar no meu i-MiEV. Em breve espero conseguir colocar imagens. Pela primeira vez tive acesso à temperatura das células e aquilo é mais quente do que pensava :( . Fiz 45 km hoje, que nem está calor e à minha maneira (vocês sabem a que me refiro) e chegou à média de 31º C - algumas células terão chegado a 34º C. Quanto "battery status" a 60% é tudo igual (a voltagem também só vai até às centésimas), mas a 27% já não é assim.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 27 set 2013, 14:43

Parece uma temperatura demasiado alta, especialmente com a condução Malmonástica ;)

Será que é necessário fazer alguma calibração? Um bom indicador da fiabilidade da temperatura é deixar o carro numa garagem subterrânea durante 24 horas e comparar a temperatura ambiente da garagem com a da bateria.

O meu Leaf até cerca de 30% de SOC tem à volta de 20mV de diferença entre células. Depois começa a descambar, mas já vi que o problema é eu não carregar a 100%, pois as células mais baixas a 20% de SOC são as mesmas a 95% de SOC.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 27 set 2013, 15:29

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Pelo menos acho que posso concluir que não anda nenhuma célula completamente KO.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 27 set 2013, 15:56

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 27 set 2013, 16:00

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Última edição por Malm em 27 set 2013, 16:06, editado 1 vez no total.
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