Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 27 set 2013, 17:55

VETL Escreveu:E a temp,ª depois dessa viagem?
Acho que a média era 31ºC, mas algumas células chegaram aos 34ºC. A imagem que apresento foi tirada duas horas após ter chegado, e a temperatura baixou apenas uns 2ºC. Que falta me faz um RBI em Tábua :roll:.

Nota: RBI - Refrigerador de Baterias de i-MiEV, mas conhecido na zona do Porto com PCR da Prio.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por VETL » 27 set 2013, 18:10

Malm Escreveu:Acho que a média era 31ºC, mas algumas células chegaram aos 34ºC. A imagem que apresento foi tirada duas horas após ter chegado, e a temperatura baixou apenas uns 2ºC.
Estranhas essas temperaturas! Não?
Será que ele está a converter bem os ºF em ºC?
Malm Escreveu:Que falta me faz um RBI em Tábua :roll:.

Nota: RBI - Refrigerador de Baterias de i-MiEV, mas conhecido na zona do Porto com PCR da Prio.
:lol: :lol: :lol: :D :D :D
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 27 set 2013, 18:17

Não, o programa é europeu, nem sequer consegue apresentar as temperaturas em ºF. Eu comecei as medições em Viseu, no Palácio do Gelo, depois da viagem de ida que é a subir. Depois ficou lá parado no parque de estacionamento uma meia hora, e lá dentro estava quente. Ao que parece, as baterias para dissiparem o calor é coisa que demora bastante tempo. Amanhã de manhã eu faço uma nova medição.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe » 27 set 2013, 20:15

Malm, talvez seja melhor tirar o gráfico das velocidades :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 27 set 2013, 22:31

Filipe Escreveu:Malm, talvez seja melhor tirar o gráfico das velocidades :mrgreen:
O trânsito estava caótico... mas só à minha retaguarda.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Orlando » 27 set 2013, 23:14

Só por curiosidade, gostava de ver o comportamento das tuas células em andamento (velocidade constante em reta, e a subir mantendo a mesma velocidade).
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 27 set 2013, 23:26

Amanhã talvez consiga registar em vídeo alguma coisa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 set 2013, 08:58

Deixei de noite o carro a carregar o que ele quis (supostamente até aos 100%). O resultado foi este:

Imagem

Só marcava 95,5 % de SOC.

As temperaturas eram estas:

Imagem

Como só dava 95,5 de SOC, resolvi ver o que ele fazia se o pusesse a cargar novamente. Ao fim de poucos segundos terminou o carregamento e o resultado foi este:

Imagem

Não percebendo nada do assunto, acho que este nivelamento em cima é sinal de boa saúde.

Acho que o carro reajustou o SOC na segunda tentativa de carregamento. O que não era considerado 100% passou a sê-lo. Dá para perceber que ele calcula a RR com base no SOC, pois aumentou também da primeira para a segunda imagem.
Como esteve de noite a carregar, não sei se isso pode justificar as temperaturas registadas, ou os valores são de facto exagerados em relação à realidade.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 28 set 2013, 09:44

O SOC real parece ser de 95%, como no Leaf, pois ele só carrega até aos 4,100 V por célula. A temperatura é que parece muito exagerada. Qual é a temperatura na garagem?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 set 2013, 11:37

O i-MiEV não indica a temperatura exterior. Logo paro lá o Golf, que está parado na outra garagem, porque amanhã lhe vou acrescentar mais uns km, que ele fez uns 500 km este ano, ou nem tanto. Esse já me vai dar a temperatura.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”