Diário de bordo - Malm
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de bordo - Malm
Qto aos packs dos IOn, czero, I-miev, como funciona a garantia?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Em toda a documentação que possuo a garantia da bateria do i-MiEV é de 5 anos ou 100.000 km (penso que no site da Mitsubishi não está lá essa indicação, mas em contato telefónico com a marca que fiz hoje mesmo confirmam-no). Vi num dos sites dos clones a indicação de 5 anos e 50.000 km (não sei em qual). Caso um célula crie problemas significativos, eles trocam a bateria completa. Cobre também degradações acima do normal, o problema é que nunca me disseram o valor limite para o que consideram degradação normal, nem como o determinam. Mandei agora mesmo um mail para a Mitsubishi a colocar essa questão.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
O meu tem a extensão de garantia para os 5 anos ou 100.000km, com manutenções incluídas
. Até 2017 ou aos 100.000km, não pago nada.

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Só gostaria de saber o que quer dizerMalm Escreveu:Em toda a documentação que possuo a garantia da bateria do i-MiEV é de 5 anos ou 100.000 km (penso que no site da Mitsubishi não está lá essa indicação, mas em contato telefónico com a marca que fiz hoje mesmo confirmam-no). Vi num dos sites dos clones a indicação de 5 anos e 50.000 km (não sei em qual). Caso um célula crie problemas significativos, eles trocam a bateria completa. Cobre também degradações acima do normal, o problema é que nunca me disseram o valor limite para o que consideram degradação normal, nem como o determinam. Mandei agora mesmo um mail para a Mitsubishi a colocar essa questão.
eCaso um célula crie problemas significativos
degradações acima do normal
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Eu percebo é de potenciais de membrana plasmática. Quando eu digo "uma célula cria problemas significativos" é quando a sua tensão é muito inferior a todas as outras, após uma carregamento a 100%. Ela vai limitar a autonomia do carro de forma significativa, mesmo que as outras células estejam perfeitas. Penso que foi uma situação deste tipo que afetou o Leaf do vitormcpinto (acho eu, espero não estar a fazer confusão).
No Leaf, é considerado degradação acima do normal, ao fim de 100.000 km ou 5 anos, o carro apresentar apenas 7 (ou menos) das 12 barras de estado da bateria. A Nissan comprometeu-se a substituir a bateria, neste casos. Há 2 carros aqui no fórum que já perderam duas e a maioria dos de 2011 já perdeu uma. No Mitsubishi, não está definido em lado nenhum, no concreto e na prática, o que é degradação acima do normal. Esta questão coloquei-a eu ao telefone e como previa, pediram-me para enviar por mail a questão, e até agora nada.
Há pessoas aqui no fórum que percebem disto muito mais que eu, pelo que peço que corrijam ou complementem a informação.
No Leaf, é considerado degradação acima do normal, ao fim de 100.000 km ou 5 anos, o carro apresentar apenas 7 (ou menos) das 12 barras de estado da bateria. A Nissan comprometeu-se a substituir a bateria, neste casos. Há 2 carros aqui no fórum que já perderam duas e a maioria dos de 2011 já perdeu uma. No Mitsubishi, não está definido em lado nenhum, no concreto e na prática, o que é degradação acima do normal. Esta questão coloquei-a eu ao telefone e como previa, pediram-me para enviar por mail a questão, e até agora nada.
Há pessoas aqui no fórum que percebem disto muito mais que eu, pelo que peço que corrijam ou complementem a informação.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Deixem-me apresentar aqui um conjunto de conclusões malmonásticas (e que por isso, não são muito de fiar, que eu percebo é de... vocês já sabem).
- Carregamentos a 100% não existem. O máximo que se consegue carregar é a 95,5%. O meu carro carrega até 95,5% e para o processo. Se eu tento carregar novamente, ele desliga imediatamente. Mais tarde, quando o volto a ligar, por vezes ele informa que tem 100% de SoC (mentiroso, que ainda há pouco só tinha 95,5%). Devo ser por isso que a última barra a carregar tanto permite fazer 15 km como apenas 4. É que ela desaparece aos 92,5% de SoC, independentemente de ele ter começado a considerar, no início da viagem, a carga total de 100% ou de 95,5%.
- Os últimos 5% também devem estar indisponíveis. Quando se atinge 5% de SoC, acho que o carro para (o meu, agora, até pode parar bem antes, basta que a 73 atinja os 2,75V).
- Por aqui se conclui que nós só podemos utilizar 90,5% da capacidade real da bateria.
- A tartaruga aparece com 10,5% de SoC. É por isso que a minha não tem aparecido, que o desequilíbrio na voltagem das células que começa a surgir cerca dos 25% de SoC não permite chegar a essa valor.
- Nem todas as 16 barras correspondem à mesma percentagem de SoC. A 15ª a aparecer vale 7% de SoC, a 2ª vale 5%.
- Entre os 95,5% (100% segundo o carro) e os 15% de SoC é mais ou menos tudo igual ao que era quando o comprei. Na prática perdi 10% de SoC neste dois anos e meio. E no entanto, fiz 200 km com ele assim.
Vamos lá ver se amanhã já não penso de forma diferente, que o i-MiEV é uma verdadeira caixinha de surpresas. Praticamente todos os dias acontece algo de diferente, algo de que não estava à espera, e como gosto de prever tudo ao milímetro, tenho de me reajustar diariamente ao carro.
- Carregamentos a 100% não existem. O máximo que se consegue carregar é a 95,5%. O meu carro carrega até 95,5% e para o processo. Se eu tento carregar novamente, ele desliga imediatamente. Mais tarde, quando o volto a ligar, por vezes ele informa que tem 100% de SoC (mentiroso, que ainda há pouco só tinha 95,5%). Devo ser por isso que a última barra a carregar tanto permite fazer 15 km como apenas 4. É que ela desaparece aos 92,5% de SoC, independentemente de ele ter começado a considerar, no início da viagem, a carga total de 100% ou de 95,5%.
- Os últimos 5% também devem estar indisponíveis. Quando se atinge 5% de SoC, acho que o carro para (o meu, agora, até pode parar bem antes, basta que a 73 atinja os 2,75V).
- Por aqui se conclui que nós só podemos utilizar 90,5% da capacidade real da bateria.
- A tartaruga aparece com 10,5% de SoC. É por isso que a minha não tem aparecido, que o desequilíbrio na voltagem das células que começa a surgir cerca dos 25% de SoC não permite chegar a essa valor.
- Nem todas as 16 barras correspondem à mesma percentagem de SoC. A 15ª a aparecer vale 7% de SoC, a 2ª vale 5%.
- Entre os 95,5% (100% segundo o carro) e os 15% de SoC é mais ou menos tudo igual ao que era quando o comprei. Na prática perdi 10% de SoC neste dois anos e meio. E no entanto, fiz 200 km com ele assim.
Vamos lá ver se amanhã já não penso de forma diferente, que o i-MiEV é uma verdadeira caixinha de surpresas. Praticamente todos os dias acontece algo de diferente, algo de que não estava à espera, e como gosto de prever tudo ao milímetro, tenho de me reajustar diariamente ao carro.
Última edição por Malm em 06 out 2013, 17:00, editado 1 vez no total.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Outra conclusão malmonástica, já aqui reportada:
Carregamento total - 95,5% de SoC - RR de 126 km
Desliga-se o carro e tira-se a pistola de carregamento. Volta-se a tentar carregar. Ele para o carregamento imediatamente mas:
Carregamento total - 100% de SoC - RR de 134 km
E assim, utilizando este e outros truques, se conseguem obter os maiores valores de RR do mundo. Este já não é mais um segredo malmonástico.
Yes, i don't need to get in front of hurricane Karen tomorrow to improve my best mRR. Understood JoeS, or should i explain it in English?
Carregamento total - 95,5% de SoC - RR de 126 km
Desliga-se o carro e tira-se a pistola de carregamento. Volta-se a tentar carregar. Ele para o carregamento imediatamente mas:
E assim, utilizando este e outros truques, se conseguem obter os maiores valores de RR do mundo. Este já não é mais um segredo malmonástico.
Yes, i don't need to get in front of hurricane Karen tomorrow to improve my best mRR. Understood JoeS, or should i explain it in English?
Última edição por Malm em 06 out 2013, 17:03, editado 1 vez no total.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Passem-me um Leaf para as mãos que eu resolvo o assuntoRJSC Escreveu:in: http://www.lusomotores.com/content/view/10536/49/Mitsubishi i-Miev bate recorde de autonomia
Na Hungria, uma equipa de jornalistas conduziu o Mitsubishi i-MiEV em estradas públicas, com condições normais de tráfego, durante 219,5 quilómetros com apenas um carregamento eléctrico
11-Jul-2011
Com apenas um carregamento eléctrico, o Mitsubishi i-MiEV foi conduzido por uma equipa de jornalistas em estradas públicas na Hungria, com condições normais de tráfego, durante 219,5 quilómetros, distância que equivale a um recorde absoluto para o modelo (150 quilómetros de autonomia de acordo com os testes de condução no ciclo europeu) e que estabelece ainda uma nova fasquia na categoria dos pequenos veículos eléctricos.
O veículo utilizado na obtenção deste recorde possuía as especificações normais de fábrica e registava 1700 quilómetros percorridos, não tendo recebido para esta acção quaisquer alterações, além do carregamento total das suas baterias e de ter sido aumentada a pressão dos pneus de 2,5 bar para 2,8 bar. Durante o percurso, o i-MiEV transportou dois jornalistas e a respectiva bagagem (cerca de 200 quilos).
O trajecto inicialmente previsto de 187 quilómetros foi percorrido a uma velocidade média de 50km/h, em condições de tráfego normal, tendo passado por várias povoações e circulado igualmente em zonas de tráfego congestionado. Ainda com autonomia, os dois jornalistas circularam até o conta-quilómetros indicar 200 quilómetros cumpridos. A partir desse momento, o alarme do modo “Turtle” (indicador de carga mínima de bateria) accionou e o i-MiEV circulou durante mais 19,5 quilómetros, perfazendo um total de 219,5 quilómetros, à média de 50km/h.
Alguém disposto a andar a 50 km/h por estradas secundárias até acabar a bateria?
O iMiev não se pode ficar a rir!

- Malm
- Proprietário i-MiEV
Já agora, que recordei o feito dos húngaros, na notícia diz que fizeram 200 km e entraram na tartaruga. Um português fez 201,4 km e ficou com 3 barras. Hmmm... O português fez batota, só pode.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Está não conhecia, tenho experimentar.Malm Escreveu:Outra conclusão malmonástica, já aqui reportada:
Carregamento total - 95% de SoC - RR de 126 km