Leaf - Odivelas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 08 ago 2013, 18:48

Sim... uma ponte próxima do Cartaxo (estrada N3-3).
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 08 out 2013, 08:54

Já não escrevo aqui desde o início de Agosto.
Desde a minha última mensagem (8 de Agosto) o carro esteve parado apenas 2 dias, porque circula todos os dias de semana e ao fim de semana.
Na última sexta-feira fez mais de 130kms sem carregamento devido às viagens que fez para Lisboa e a uma povoação próxima de Torres Vedras.
Tem sido sempre a carregar.
Relativamente ao Healt apresentado no programa de monitorização está actualmente nos 88% e os amperes +/- 56 ah.
Não sei se será muito ou pouco para o tempo de vida, mas está mesmo nos 30 000kms e 1 ano e meio desde que foi matriculado.
Continuo muito satisfeito com a aquisição e para os indecisos que moram próximos de uma capital de distrito não interior recomendo a compra. :D :D :D

Eu carrego sempre a 100% em 90% dos dias. Quando pego no carro não sei as distâncias que ele vai percorrer.
Com o software de monitorização, percebi aquilo que já sabia da minha mota, apertar com o acelerador faz desequilibrar as baterias aumentando as diferenças entre as mais altas e mais baixas. Sendo que elas voltam a equilibrar ao fim de umas horas, principalmente após o carregamento (momento de repouso).

A longevidade pode estar também no pé do condutor e na frequência de vezes com que o faz. :roll:

Penso que durante os 5 anos da garantia não haverá grandes problemas. Após este período nunca se sabe o que pode acontecer, ou troca de carro ou a troca de baterias, ou nada, nessa altura analisa-se o caso.
;) :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 10 out 2013, 12:44

Hoje o Leaf não carregou durante a noite.
A minha mulher foi colocá-lo à carga mas ele não carregou, para já desconhecesse a origem. Foi colocado às 20h e o temporizador está programado para iniciar às 0h10m.

Foi com ele para o trabalho. Está na hora de almoço foi colocá-lo à carga para que consiga chegar a casa num posto normal da mobie.

Existe sempre solução, nem que tivesse de ir ao Estádio da Luz 15 a 20 minutos. :roll:

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 10 out 2013, 15:49

Berrou a tomada? Disjuntor?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 10 out 2013, 15:58

galt Escreveu:Hoje o Leaf não carregou durante a noite.
...

Existe sempre solução, nem que tivesse de ir ao Estádio da Luz 15 a 20 minutos. :roll:

Mas o PCR do Estádio da Luz está acessivel ou está de portões fechados??? :o :shock:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 10 out 2013, 16:42

Na última vez (1ª semana de Setembro) estava acessível e a funcionar, com um Leaf a terminar a carga e depois quando desligava o meu Leaf chegou outro para colocar à carga. :lol:

3 carregamentos rápidos em 3 Leaf no espaço de 45 minutos. :lol:

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 10 out 2013, 20:52

É importante que quem esteja a carregar com outros carros à espera não deixe a carga chegar à fase mais lenta. Além de fazer perder tempo quem quer carregar a seguir, vai apenas aquecer ainda mais a bateria e pouca carga mais colocar. Eu geralmente só uso os PCR para carregar a energia necessária ou quando tenho tempo até a corrente de carga baixar para os 50-60A. Neste momento isso acontece com 6-7 barras de carga. A partir daí é perda de tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 10 out 2013, 21:16

Sim, também faço o mesmo. Nota-se bem o tempo que demora a carregar as últimas 2 barras, normalmente no visor do postos após os 90% +/-.

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 16 out 2013, 12:19

Estive a ler a revista auto-foco que esta semana apresenta o teste ao BMW i3.

O carro por dentro é muito bonito. Gostava de o ver ao vivo.
Tem muita qualidade ao nível dos materiais, mas dizem que é pouco funcional a entrada e saída de passageiros do banco traseiro, obrigado a abrir a porta da frente. A zona dos pés na zona traseira é alta não sendo recomendável a ocupação por pessoas altas.

Tem muita potência e pesa cerca de 1200 kgs (na revista o peso do veiculo não se percebe porque no texto é identificado um valor e na tabela das características outro peso).

Este modelo terá a vantagem de adquiri-lo com um motor a gasolina para gerar electricidade às baterias.

A minha opinião sobre o carro é positiva, mas terei de o comparar com Nissan Leaf, como é óbvio. Relembro que a opinião que tenho do BMW i3 é baseado nas leituras que tenho feito, porque nunca o vi ao vivo.

O carro tem um design interior moderníssimo. É bonito.
O BMW i3 é um carro citadino e não familiar devido ao tamanho e falta de espaço no banco de trás. Não é funcional abrir a porta de trás, porque obriga a abrir a da frente. Para levar a família pode não ser o ideal para entrar e sair todos os dias a todo o momento como acontece na cidade.

Tem 170CV o que me parece um exagero para um carro eléctrico que tem a potência máxima no momento de arranque. Parece uma vantagem mas na prática não trás vantagem nenhuma porque a capacidade da bateria é de apenas 22KW o que deve penalizar a bateria com os picos fortíssimos de arranque. Com 5 ou 6 arranques o carro deverá perder muita autonomia.

Outra coisa que me parece estranha é ter um pneu de 19 polegadas, mas com largura apenas de 155 mms comparado com o leaf que é de 205 mm. O renault 5 é que tinha pneus de 155. Com tanta potência será que este carro está sempre agarrado ao chão como deve ser em piso molhado e seco? a vantagem de serem estreitos reduz o atrito/inercia.

O preço é elevado para um carro citadino. Atualmente todos os carros eléctricos podem ser considerados citadinos devido à autonomia. Mas o Leaf permite levar a família toda em viagens maiores, falo por experiência.

O i3 vai ter um motor a gasolina para produzir electricidade para as baterias permitindo aumentar a autonomia, mas o preço é proibitivo.

Relativamente ao peso pouco difere do Nissan Leaf, não se percebe o peso porque aparecem valores diferentes em todo o lado. O Leaf 2012 pesa 1298kgs mas o modelo Leaf 2013 pesa menos 60 ou 80 kms. Assim concluo que a relação peso/potência/autonomia não será melhor que os veículos atuais.

Comentem... :D

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 16 out 2013, 14:18

Para mim há dois i3. O sem extensor de autonomia fica a perder para o Leaf, tendo atenção que este último é bem mais barato. O com extensor de autonomia é um carro único no mercado. O ampera faz 1/3 dos quilómetros a eletricidade. Para quem quer ter um único carro que faça 150 km a eletricidade mas que também permita fazer viagens maiores sem depender de PCR é a única solução existente. Se existissem i3 com extensor de autonomia há 3 anos eu teria comprado um.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”