Nos Mitsubishi é sempre substituído o pack todo. Estando na garantia, quando uma célula não carrega, substituem o pack todo. Conheço dois casos na américa. Quandos se vê a capacidade do carro diminuir para metade numa semana, já sabemos que vamos ter direito a bateria nova.
Espero que quando acabar a garantia possamos substituir apenas a célula danificada. Eu até acho que se deveria trocar a posição das células de tempos em tempos no pack, já que elas aquecem de forma heterogénea, sendo que tal se deverá, em parte, à posição que ocupam no pack. Entretanto tenho mandado sucessivos mails para a Mitsubishi a questionar o que é para eles considerado degradação anormal para 5 anos ou 100.000 km (a Nissan já tem essa situação bem clarificada) e nem uma resposta

. Vou telefonar-lhes novamente esta semana, já que também quero questioná-los sobre a possibilidade de obter o cabo mennekes.
Pelas informações que tenho obtido, o facto de o meu carro apenas carregar até aos 96% numa carga completa está relacionado com a degradação. Se for por aqui que é calculada a degradação, 4% em dois anos e meio e 50.000 km é muito pouco. Só que também sabemos que, dependendendo das situações, posso ficar parado com 15% ou 8%, ou quem sabe mesmo só com 5% (tal e qual um novo), dependendo da forma com ocorreu a descarga. O que eu agradeço a todos os santos terem feito o Canion e assim eu poder ter a célula 73 debaixo de olho abaixo dos 20% de SoC (que para quem não sabe, já é bem dentro da "reserva" - 2 barras a piscar). É que de outra maneira, era um enorme stress mal eu entrasse na reserva.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.