Leaf - Odivelas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 11 nov 2013, 18:28

Na semana passado reportei várias vezes o estado da bateria:

Dia 5 de Novembro à Noite depois das viagens diurnas:
Imagem

Dia 8 de Novembro à Noite imediatamente depois da carga terminar:
Imagem

Dia 9 de Novembro final da tarde imediatamente depois da carga terminar:
Imagem

Ontem dia 10 de Novembro após 40 horas de descanso propositado (coisa rara):
Imagem
Após fazer este levantamento voltei a colocar o carro à carga e posso dizer-vos que esteve mais de 2 horas a carregar.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 11 nov 2013, 18:32

Concluo o seguinte:
Como o carro anda durante o dia e carrega depois da meia-noite, as baterias quase não chegam a repousar após o carregamento.

O carregamento pára quando uma bateria atinge o limite máximo. Quer dizer que depois de o carro estar parado 2 dias com carga completa, ele voltou a receber carga durante mais de 2 horas, após estarem mais equilibradas (não consegui medi-las após o 2 carregamento completo).

Penso que para equilibrar as baterias o carro deve repousar uma vez por mês mais de 30 horas. :roll:

Também se pode verificar que os amperes têm subido.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por Malm » 11 nov 2013, 19:21

Isso quer dizer que o carro em repouso, sem estar ligado, equilibra o pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 11 nov 2013, 19:44

Como já disse, nos 20 minutos (ou próximo disso) subsequentes ao término de uma carga, o LBC mantém-se ligado. Isto pode ser comprovado com o Leaf spy pois com o carro desligado continua a atualizar os valores. Após esse tempo o LBC desligasse (o Leaf spy deixa de atualizar). Não se deve realizar medições logo a seguir ao fim de carga pois mesmo sem qualquer balanceamento as células vão baixar ligeiramente a tensão. Eu espero sempre 20 a 30 minutos, o tempo suficiente para o LBC se desligar (tenho de ligar o carro, mas sem o pé no acelerador para não ligar o conversor CC/CC e perturbar a medição) .
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por VETL » 11 nov 2013, 19:52

mjr Escreveu:...(tenho de ligar o carro, mas sem o pé no acelerador para não ligar o conversor CC/CC e perturbar a medição)...
Era travão que queria dizer. Certo?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 11 nov 2013, 21:54

:D Claro que era travão. Foi um ato falhado, devia estar com pressa quando escrevi acelerador ;)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 12 nov 2013, 22:49

Os carros elétricos andam por aí...

À cerca de 20 minutos quando cheguei junto do meu carro que estava à carga num posto de público em Sto. António dos Cavaleiros, Loures, nem imaginam o meu espanto quando me aproximei do carro e percebi que não estavam 2 carros, mas sim 3 carros elétricos. Destes 3 carros, 2 em carregamento e 1 em espera. Como é normal usei o Carwings para saber o estado da bateria, tendo chegado 3 minutos antes do carro terminar a carga.

Não conheço os donos destes veiculos, mas o Fluence escuro está ali com alguma regularidade. O Fluence cinza claro foi uma novidade e tinha a indicação de Município de Lisboa.

Se os donos se identificarem, para a próxima posso mandar um SMS a informar que o posto está livre. Pelo que percebi no passado o Fluence escuro não tem cabo para carregar na tomada CEE Azul, apenas cabo Menekes.

Aqui fica a foto (Telemóvel):
[IMG]http://s24.postimg.cc/6qui0kqqd/IMG_20131112_210752.jpg[/IMG]

Em breve o problema da falta de sinalização está resolvido, mas levanta-se outro... será que o posto está livre? :roll: e a que horas ficará livre? será que chega outro depois deste sair? :roll: :roll: :roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por Orlando » 12 nov 2013, 23:31

Em breve, impõe-se uma plataforma entre utilzadores com reconhecimento atv de matrícula...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 12 nov 2013, 23:59

Orlando Escreveu:Em breve, impõe-se uma plataforma entre utilzadores com reconhecimento atv de matrícula...
E quanto custará? com tantos serviços disponíveis o preço final, carregamento, estacionamento, aluguer do posto físico, carwings à Nissan, aluguer de baterias, reconhecimento atv de matrícula, etc vai custar mais que andar a gasóleo. :roll: :lol:

E quando chegar o carregamento por indução... nem quero imaginar o preço de utilização... ui ui...
Uma simples tomada em casa soluciona quase todos.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 20 nov 2013, 12:38

Ando a ficar preocupado com uma bateria do meu Leaf.

Final do dia (19h) em que o último carregamento tinha sido à 2 dias
[IMG]http://s10.postimg.cc/6fpg6p9qh/2013_11_16_18_56_32.png[/IMG]

Ainda com muita carga na bateria, mas demasiado desequilibradas :(
[IMG]http://s2.postimg.cc/d2l45i2ih/2013_11_18_21_52_06.png[/IMG]

Ontém à noite depois de uma viagem de 111kms.
[IMG]http://s10.postimg.cc/7ykubogax/2013_11_19_19_32_51.png[/IMG]

A bateria 27 e a 28 por arrastamento estão quase sempre em baixo em relação à média.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”