A questão que eu coloco também não está em aquecer, está em não deixar arrefecer.mjr Escreveu:Penso que a ideia não era deixar o carro ligado ao carregador, mas apenas ligado, pronto a andar. Neste modo o consumo é bastante reduzido (1A ou menos), pelo que não haverá aquecimento da bateria.

DIÁRIO DE BORDO - mjr
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Se com 9A de "carga rápida" arrefece, com 1A...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Com 9A de "carga rápida" com o ar condicionado no máximo a produzir ar fresco que vai direto para o pack. Talvez um dia destes faça a experiência, deixando-o ligado com carga completa durante a noite. Mas se sem corrente já é preciso esperar horas para se ver uma diferença significativa, imagino com corrente.mjr Escreveu:Se com 9A de "carga rápida" arrefece, com 1A...
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
O Leaf não arrefece o pack ativamente, mas já vi a temperatura do pack a descer ao carregar a 9A, Chademo. Em carga AC, apesar de ser a mesma corrente o pack aquece pois estupidamente passam dois tubos com liquido de refrigeração do carregador por cima da bateria, sem qualquer isolamento. No Leaf de 2013 isso já está resolvido pois o carregador fica na frente.
9A com uma resistência série de 100mOhm dá uma potência de 8W, insignificante num pack que pesa 300kg e com uma área de dissipação que se mede em m^2.
9A com uma resistência série de 100mOhm dá uma potência de 8W, insignificante num pack que pesa 300kg e com uma área de dissipação que se mede em m^2.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Desculpem a minha ignorância, mas gostaria de registar os dados da minha bateria (GIDS, AHr, e eventualmente as temperaturas também, para ver qual a temperatura média)mjr Escreveu:Mais uma atualização da capacidade da bateria:
Ao contrário do que têm dito (), a capacidade reportada pelo BMS do meu Leaf não está a subir. O ano passado por esta altura já estava quase 10 gids acima do mínimo alcançado no Verão.
Este gráfico está disponível para partilha ou cada um cria o seu registo numa folha de cálculo normal?
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Eu criei o meu no google docs e depois partilhei para todas as pessoas que tiverem o link (acesso só de leitura).
Entretanto já cheguei aos 60k, no dia 11:

Entretanto já cheguei aos 60k, no dia 11:

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Parabens pela importante marca, sem poluicao sonora e ambiental.


Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Parabéns pelos 60000km.
Espero a retribuição em 2015, coloque na agenda
Espero a retribuição em 2015, coloque na agenda

Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Mais uma pequena atualização.
Estou com 64345km, 54,5Ah e, claro, 11 barras.
Hoje, por ter vindo em D e com menos excessos na condução consegui 178km de autonomia estimada em ECO:

Estou com 64345km, 54,5Ah e, claro, 11 barras.
Hoje, por ter vindo em D e com menos excessos na condução consegui 178km de autonomia estimada em ECO:

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt