Diário de Bordo Leaf - VETL
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
victormcpinto
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Malm Escreveu:Mas os carros elétricos conseguem percorrer assim distâncias tão grandes? Conseguiu fazer 80 km de uma vez, com uma só carga? Eu pensava que só davam para as voltinhas na cidade. E dá para carregar assim, em qualquer lado, até na casa dos amigos? Eu pensava que só dava naqueles carregadores espalhados pelas grandes cidades e que ninguém utiliza. E quanto é que isso fica em gastos, fica significativamente mais barato do que fazer a viagem a gasóleo? E a que velocidade se faz a viagem?
Assinado: Malm amnésico
Vivo em zona de terreno acidentado, rodeado de auto-estradas e preciso, em média, de 165wh/km. Como agora os meus 100% me fornecem 18500 wh, não há milagres. Aponto para 100km ficando o restante para reserva.
Nota:As auto-estradas a que me refiro não são daquelas que têm fila de carros por excesso de tráfego ou de acidentes. As "minhas" são das que por vezes é difícil encontrar movimento
Outra razão é que andar a menos de 70 Km/ h, faz-me sentir fatigado.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
100 km! Por este andar, ainda aparece alguém a dizer que faz 200.
Assinado: Malm amnésico
Já agora, essas autoestradas são as minhas preferidas, vou a 50 km/h e ninguém protesta.
Assinado: Malm amnésico
Já agora, essas autoestradas são as minhas preferidas, vou a 50 km/h e ninguém protesta.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Tenho uma extensão de 10m preparada para um eventual EVSE 16A. Quantos metros tem essa, e que te tal se safou a tomada onde a ligaste? Morna, quente, muito quente ou derreteu?
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
A minha também tem 10m. Fi-la no sábado à noite com um cabo de 10m que comprei numa promoção. Foi só acrescentar as tomadas.pafi Escreveu:Tenho uma extensão de 10m preparada para um eventual EVSE 16A. Quantos metros tem essa, e que te tal se safou a tomada onde a ligaste? Morna, quente, muito quente ou derreteu?
Primeiro fui ver ao quadro de quanto eram os disjuntores das tomadas. Eram de 16A. Porreiro. O prédio era de construção recente e a instalação parecia estar à maneira.
Depois fui inspeccionar as tomadas - estavam novas e pareciam razoáveis.
Estendemos a extensão varanda abaixo e ligámos numa tomada de um quarto. Fomos acompanhando o carregamento e o estado da ligação.
Não existiu qualquer stress.
Dentro da casa a ficha, o contador de Kwh, o conversor schuko/CEE e a extensão até à sacada ficou mornita - nada de especial.
Lá fora estava frio e a extensão não conseguiu amornar sequer.
Já uma vez liguei o EVSE 16A numa empresa e quase que a ficha da instalação derretia.
Ela era algo antiga - tinha alguma corrosão e os contactos eram finos.
Dessa vez tive que interromper.
Quando ligamos o carregamento numa ficha doméstica que não conhecemos, temos que acompanhar porque algumas são fraquitas e aquecem.
Para o carregamento funcionar em segurança nessas tomadas, os contactos têm que se encontrar em muito bom estado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Hoje foi dia em que vi pela primeira vez 4 barras de temperatura.
Saí de casa e elas rondavam os 10-11 ºC.
Porém, a temperatura já subiu e mantêm-se as 4 barras.
Saí de casa e elas rondavam os 10-11 ºC.
Porém, a temperatura já subiu e mantêm-se as 4 barras.
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:34, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
O mjr disse hoje noutro tópico:
Mais ou menos a meio do caminho verifiquei que já estava com 5 barras e até fiquei curioso acerca desta questão, mas a intensidade do trânsito não me permitiu dar atenção ao LeafSpy e depois passou-me.
Mas como o log serve para alguma coisa, fui consultá-lo e então é assim:
Saí de Águeda com a média dos 4 sensores nos 13,57 ºC e cheguei a Aveiro com a média nos 14,30 ºC.
Consultando a localização gps do log onde me lembro de ter visto as 5 barras, consigo aferir que a média dos 4 sensores é 13,67 ºC.
Partindo do pressuposto que as barras de temp.ª variam em função da média registada pelos 4 sensores, aposto no intervalo 13,57 - 13,67 ºC para a zona da mudança de barra.
No entanto, como o log é de minuto a minuto e a temp.ª está sempre a variar ligeiramente, admite-se que isto possa não ser bem assim.
E o pressuposto é muito simplista e deve estar errado. Acho que a mudança de barra deve obedecer a um algoritmo mais elaborado senão haveria alturas em que a quinta barra estaria sempre a piscar e isso não acontece.
Saí de Águeda com 4 barras de temperatura e cheguei a Aveiro com 5.mjr Escreveu:Nesse caso a fronteira deve estar perto dos 15 graus Celsius. Hoje tinha 15,6 e 5 barras.
Mais ou menos a meio do caminho verifiquei que já estava com 5 barras e até fiquei curioso acerca desta questão, mas a intensidade do trânsito não me permitiu dar atenção ao LeafSpy e depois passou-me.
Mas como o log serve para alguma coisa, fui consultá-lo e então é assim:
Saí de Águeda com a média dos 4 sensores nos 13,57 ºC e cheguei a Aveiro com a média nos 14,30 ºC.
Consultando a localização gps do log onde me lembro de ter visto as 5 barras, consigo aferir que a média dos 4 sensores é 13,67 ºC.
Partindo do pressuposto que as barras de temp.ª variam em função da média registada pelos 4 sensores, aposto no intervalo 13,57 - 13,67 ºC para a zona da mudança de barra.
No entanto, como o log é de minuto a minuto e a temp.ª está sempre a variar ligeiramente, admite-se que isto possa não ser bem assim.
E o pressuposto é muito simplista e deve estar errado. Acho que a mudança de barra deve obedecer a um algoritmo mais elaborado senão haveria alturas em que a quinta barra estaria sempre a piscar e isso não acontece.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
No meu hoje e manha tinha 14,5 e 4 barras. Suspeito que ao aumentar a degradação também os valores de mudança de barra vão subindo. No início do Verão ele mudava para 6 barras aos 25ºC, mas agora já é a mais de 26ºC. Provavelmente é assumido que quanto maior a degradação da capacidade mais esta se torna resiliente à temperatura e daí o aumento das temperaturas para a mudança de barras.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Pois faz sentido.mjr Escreveu:No meu hoje e manha tinha 14,5 e 4 barras. Suspeito que ao aumentar a degradação também os valores de mudança de barra vão subindo. No início do Verão ele mudava para 6 barras aos 25ºC, mas agora já é a mais de 26ºC. Provavelmente é assumido que quanto maior a degradação da capacidade mais esta se torna resiliente à temperatura e daí o aumento das temperaturas para a mudança de barras.
Outra coisa que tenho notado nesta altura e que estou desconfiado que seja por causa da baixa da temp.ª, é que a regeneração diminuiu acentuadamente.
Hoje por exemplo saí de casa com o pack com menos de 10ºC e praticamente não regenerava. Só o fazia em desaceleração até aos dez, dez e pouco KW (1 ou 2 bolinhas na consola central), sendo que se metesse o pé no travão nada acrescentava à regeneração como era habitual com menos de 80% de carga.
Será que tem alguma coisa a ver?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Tem tudo a ver. A regeneração é progressivamente cortada com o abaixamento da temperatura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt