Carro eléctrico não carrega se não pagar o aluguer da bateri
- mikexilva
- Moderador Global
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Carro eléctrico não carrega se não pagar o aluguer da bateri
http://pplware.sapo.pt/informacao/carro ... a-bateria/
Hoje em dia, um carro já não pode oferecer apenas conforto, não pode oferecer só um design arrojado, não pode ser simplesmente um carro com baixo consumo ou ecologicamente eficiente. Tudo isto (e muito mais) é exigido numa só máquina e há que pesar muito bem todos esses factores na hora de escolher o carro novo.
O desenvolvimento de carros eléctricos, não sendo nenhuma novidade, é ainda uma área em crescimento no ramo automóvel e neste contexto vão surgindo sempre algumas novidades. Vejamos do que a Renault se lembrou, criar um carro eléctrico que não pode ser vendido na íntegra a quem o compra! Simplesmente, fica restrito a um contrato de aluguer da bateria.
[...]
[IMG]http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploa ... 60x420.jpg[/IMG]
Hoje em dia, um carro já não pode oferecer apenas conforto, não pode oferecer só um design arrojado, não pode ser simplesmente um carro com baixo consumo ou ecologicamente eficiente. Tudo isto (e muito mais) é exigido numa só máquina e há que pesar muito bem todos esses factores na hora de escolher o carro novo.
O desenvolvimento de carros eléctricos, não sendo nenhuma novidade, é ainda uma área em crescimento no ramo automóvel e neste contexto vão surgindo sempre algumas novidades. Vejamos do que a Renault se lembrou, criar um carro eléctrico que não pode ser vendido na íntegra a quem o compra! Simplesmente, fica restrito a um contrato de aluguer da bateria.
[...]
[IMG]http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploa ... 60x420.jpg[/IMG]
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Re: Carro eléctrico não carrega se não pagar o aluguer da ba
Nada que não estivéssemos à espera, aqui no fórum.
Resta saber o que faz a Nissan com os Leafs com bateria alugada.

Resta saber o que faz a Nissan com os Leafs com bateria alugada.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Ja vi noutro forum as ideias de contornar o problema.. "então e se retirar-mos o cartão SIM da operadora?"...
Tipico português a dar a volta por cima,
Realmente não sei como venderam tantos em frança!
P.s. alguem viu no facebook os 30fluences com bateria incluída (sem aluguer) a ser vendidos pela ZEEVO (nåo sei se é assim que se escreve). Pelos comentarios, parece que a renault vende as baterias se comprarem uma frota! Segundo o vendedor, ainda não há essa opção para os zoe's mas... pode ser uma luz ao fundo do tunel.
Tipico português a dar a volta por cima,

P.s. alguem viu no facebook os 30fluences com bateria incluída (sem aluguer) a ser vendidos pela ZEEVO (nåo sei se é assim que se escreve). Pelos comentarios, parece que a renault vende as baterias se comprarem uma frota! Segundo o vendedor, ainda não há essa opção para os zoe's mas... pode ser uma luz ao fundo do tunel.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Ao preço que vendem (27.000€) era preferível ir buscar um de test-drives por 15.000€ e sobravam 12.000 para aluguer. Ou então ir buscar um a França, já os vi de 2012 por pouco mais de 8.000€santanamos Escreveu:Ja vi noutro forum as ideias de contornar o problema.. "então e se retirar-mos o cartão SIM da operadora?"...
Tipico português a dar a volta por cima,![]()
![]()

-
- Proprietário Leaf
A minha resistencia está igual à do RJSC, quando acabarem esses 12mil a bateria continua a ser paga.lmlr Escreveu:
Ao preço que vendem (27.000€) era preferível ir buscar um de test-drives por 15.000€ e sobravam 12.000 para aluguer. Ou então ir buscar um a França, já os vi de 2012 por pouco mais de 8.000€, e acredito que sejam ligeiramente negociáveis.
Mesmo querendo vender o carro, a renault tem uma palavra a dizer e... quanto dão por ele? Não me parece que a renault seja flexivel a negociar.
-
- Proprietário Leaf
Inicialmente também tinha essa resistência, mas quando estive para comprar o Fluence, em março do ano passado, encarei a coisa de outra forma. O aluguer proporciona, de certa forma um descanso relativamente a qualquer problema e a diferença de preço entre o Fluence e, por exemplo um Leaf era de cerca de 7.000 ou 8.000 euros. A 10 ou 15 mil km/ano, dá para muitos anos de rendas, com duas vantagens, "peace of mind" relativamente ao estado da bateria, e um possível maior valor numa retoma, pois quem compra tem sempre a segurança de se houver algum problema com a bateria está "coberto".
Em relação ao caso em questão, a diferença de 12.000€, nem pensava duas vezes. Por exemplo se aplicares 10.000€ no novo produto dos CTT, ao fim de 5 anos tens mais de 1.500€ de juros. Se forem 10 anos terás mais de 3.000€! Assim uma diferença de 12.000€, torna-se em 15.000€, que dá para muitos anos de aluguer. Acresce que não somos obrigados a dispor de um valor inicial muito elevado, terá um valor de retoma superior, etc.
Em relação ao caso em questão, a diferença de 12.000€, nem pensava duas vezes. Por exemplo se aplicares 10.000€ no novo produto dos CTT, ao fim de 5 anos tens mais de 1.500€ de juros. Se forem 10 anos terás mais de 3.000€! Assim uma diferença de 12.000€, torna-se em 15.000€, que dá para muitos anos de aluguer. Acresce que não somos obrigados a dispor de um valor inicial muito elevado, terá um valor de retoma superior, etc.
-
- Proprietário Leaf
No meu caso, faço cerca de 30.000 por ano, 12k € dá para uns 8anos!
Tenho que aceitar o seu ponto de vista lmlr pois não tive nenhum carro durante tanto tempo! Mas foram circunstancias que me levaram a trocar de carro tantas vezes.
Agora tenho olhado mais para o preço/km do que para a durabilidade dos carros, no fundo, eu não perdía nada em ter um renault, mas gostava de ter a independencia num electrico como tenho com o meu CI quando estiver pago.
Posto isto, a ranault já não está na minha lista de prioridades mas, nunca se sabe o que se vai proporcionar na altura de trocar.
Tenho que aceitar o seu ponto de vista lmlr pois não tive nenhum carro durante tanto tempo! Mas foram circunstancias que me levaram a trocar de carro tantas vezes.
Agora tenho olhado mais para o preço/km do que para a durabilidade dos carros, no fundo, eu não perdía nada em ter um renault, mas gostava de ter a independencia num electrico como tenho com o meu CI quando estiver pago.
Posto isto, a ranault já não está na minha lista de prioridades mas, nunca se sabe o que se vai proporcionar na altura de trocar.
-
- Proprietário Leaf
Eu acabei por comprar um Peugeot iOn, mas não descurei o Fluence ZE. Aliás inicialmente era também completamente avesso a uma renda, mas vendo as coisas por outro prisma pode, repito pode, não ser descabido, então atendendo ao facto que se conseguem comprar Fluence ZE em PT de serviço por 15.000€, e ainda mais baratos se estivermos dispostos a importar de Espanha ou França, acho que faz todo o sentido.
Se a este aspeto acrescermos a mais valia de uma futura venda e o não ter que despender de uma grande quantia inicialmente, acho que faz cada vez mais sentido. Agora se me perguntarem, pessoalmente prefiro que o carro seja "todo meu".
Também não sei se não haverá a possibilidade no futuro de colocar uma bateria de terceiros e entregar a do carro à Renault.
Se a este aspeto acrescermos a mais valia de uma futura venda e o não ter que despender de uma grande quantia inicialmente, acho que faz cada vez mais sentido. Agora se me perguntarem, pessoalmente prefiro que o carro seja "todo meu".
Também não sei se não haverá a possibilidade no futuro de colocar uma bateria de terceiros e entregar a do carro à Renault.
Última edição por lmlr em 19 nov 2013, 21:34, editado 1 vez no total.
Infelizmente, não dá para comprar um pack de baterias a terceiros....para já...
Há uns tempos atrás fui com o aljesus a uma empresa sediada em Palmela com tecnologia para isso, mas ao que parece existe "comunicação" entre as baterias e o carro, pelo que outros fabricantes de baterias não têm esse protocolo de comunicação.
Há uns tempos atrás fui com o aljesus a uma empresa sediada em Palmela com tecnologia para isso, mas ao que parece existe "comunicação" entre as baterias e o carro, pelo que outros fabricantes de baterias não têm esse protocolo de comunicação.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
A bateria em si não comunica com nada, provavelmente falaram do BMS (o chamado LBC no Leaf). Teoricamente é possível trocar as células todas do pack do Leaf por novas com especificações semelhantes de capacidade e particularmente de perfil de carga/descarga. Para células com especificações diferentes é que teria de ser desenvolvido um BMS com o mesmo protocolo usado pelo LBC do Leaf e com algum tipo de hack pois o LBC tem um número de série que deve ter de ser "casado" com o resto do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt