Flyer Escreveu:O Barreiro retail planet, também tem quadros destes; Depois de pedir autorização, consegui carregar lá enquanto fui ás compras.
Carrego lá muitas vezes. é mesmo uma maravilha!
Carregas no Barreiro retail planet?
É preciso pedir autorização?
+- ....
punha sempre numas tomadas mais a direita. o parque está sempre mt vazio aí, de tal modo que fecharam essa parte do parque e agora é uma pista de karts indoor!
Passei a por lá mais no meio. uma vez veio um segurança e disse que não podíamos por a carregar. Fiz-me de parvo, perguntei para que eram tantas tomadas, ainda por cima com ficha CEE que é mesmo o que o carro tem. Ele começou a facilitar a meio da conversa, e no fim acabou com: "Olhe deixe estar, finja que eu não apareci!"
+- ....
punha sempre numas tomadas mais a direita. o parque está sempre mt vazio aí, de tal modo que fecharam essa parte do parque e agora é uma pista de karts indoor!
Passei a por lá mais no meio. uma vez veio um segurança e disse que não podíamos por a carregar. Fiz-me de parvo, perguntei para que eram tantas tomadas, ainda por cima com ficha CEE que é mesmo o que o carro tem. Ele começou a facilitar a meio da conversa, e no fim acabou com: "Olhe deixe estar, finja que eu não apareci!"[/quote]
Estranho....comigo até ficou admirado de ter ido pedir autorização!
Ontem descarreguei-o até 10% (0 barras, RR ---). Confirmou-se que RR = --- corresponde a 10% de SoC. Meti à carga durante a noite, foram 8 horas a carregar dos 10% até 99,5% de SoC. Meteu 15,57 kW.h.
Partindo do princípio que dos 0-100% de SoC ele consumiria 18,4 kW.h (considerando 15% de perdas), então dos 10 aos 100% carregaria, novo, 16,55 kW.h.
Como dos 10-100% consumiu 15,57 kW.h, a degradação do meu carro é 6% (100-15,57/16,56*100).
Este procedimento para calcular a degradação dos i-MiEV foi proposto por um esloveno no myimiev.com, tendo ele obtido o valor de 2% para o carro dele. Atendendo que o meu tem mais 15.000 km que o dele, tem mais 1 ano e 5 meses que o dele, tem mais dois verões que o dele, e que na Eslovénia as temperaturas são inferiores uns 5º C, parece-me natural ter mais 4% de degradação.
6% parece-me um valor perfeitamente compatível com a autonomia que ele revela possuir na atualidade. Não foi há muito (3 ou 4 meses) que fez 201,4 km e ainda ficou com, pelo menos, 22,5% de SoC. Ainda o fim-de-semana passado foi daqui a Aveiro (80 km) e gastou-me pouco mais de 40% de SoC.
Fazendo as contas assim, pelo quantidade de energia consumida, que degradação revelam os Leaf? Muito diferente da que obtêm da forma usual?
6% é 1/3 da degradação verificada nos Leaf portugueses de 2011. Será esta a razão principal de ser i-MiEV?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Não concordo em fazer essas extrapolações. Como já vimos a indicação do SOC não é linear e por vezes só ao ligar e desligar o carro dá um salto.
Para saber realmente qual a capacidade tem mesmo de descarregar até 0% e depois carregar até o carro parar a carga. Como alternativa menos precisa comparar a carga obtida entre uma tensão do pack e os 100% em duas situações diatintas. Neste caso é fundamental ter registos detalhados. Tudo o resto pode ter erros muito grandes. Pelo método das tensões do pack o meu Leaf tem 15% de degradação relativente a quando tinha 15000km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt