Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 10 dez 2013, 23:03

Ao que tenho visto, não me parece que a degradação esteja a diminuir de ritmo de forma significativa. No teu caso, só faria mais quilometragem do que aquela que não permite estender a garantia pelos 5 anos se fosse absolutamente necessário. Pelo que tenho lido, é no primeiro ano que a degradação tende a ser superior. Depois a taxa de degradação já tende a ser mais parecida ano após ano. Pelo que tenho visto, neste 2º ano dos Leaf de 2011, a taxa de degradação continua na ordem dos 7/8%. Também pode ser que a atualização instalada este ano esteja a sobreavaliar a degradação.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 10 dez 2013, 23:11

Malm Escreveu:Ao que tenho visto, não me parece que a degradação esteja a diminuir de ritmo de forma significativa. No teu caso, só faria mais quilometragem do que aquela que não permite estender a garantia pelos 5 anos se fosse absolutamente necessário. Pelo que tenho lido, é no primeiro ano que a degradação tende a ser superior. Depois a taxa de degradação já tende a ser mais parecida ano após ano. Pelo que tenho visto, neste 2º ano dos Leaf de 2011, a taxa de degradação continua na ordem dos 7/8%. Também pode ser que a atualização instalada este ano esteja a sobreavaliar a degradação.
Só muito recentemente a malta está a monitorizar a degradação cá.
E a P3227 vamos ver o que trará.
Por isso para já, vamos andando, usufruindo e vendo...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 10 dez 2013, 23:38

Logo se vê, espero estar daqui a 2 anos a reafirmar aquilo que disse ou a dar a mão à palmatória. Neste momento, parece-me muito bem pensado comprar um Leaf já com 10% de degradação e com garantia de 4 anos e alguns meses.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 11 dez 2013, 02:10

Malm Escreveu:Neste momento, parece-me muito bem pensado comprar um Leaf já com 10% de degradação e com garantia de 4 anos e alguns meses.
Sim, se calhar será uma jogada bem "esgalhada".
Mas agora já não deve haver mais nessas condições... :P :P
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 11 dez 2013, 02:14

VETL Escreveu:
Malm Escreveu:Neste momento, parece-me muito bem pensado comprar um Leaf já com 10% de degradação e com garantia de 4 anos e alguns meses.
Sim, se calhar será uma jogada bem "esgalhada".
Mas agora já não deve haver mais nessas condições... :P :P
Está a parecer-me que fiz um excelente negócio...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 11 dez 2013, 08:52

dgalv Escreveu:Está a parecer-me que fiz um excelente negócio...
O tempo o dirá.
Ainda não vi na garantia que a Nissan teria que dar bateria nova.
Acho que eles é que decidem se colocam nova ou se substituem módulos para repor a capacidade.
E repor a capacidade, penso que não seja repor 100% - deve ser repor as 9 barras.
E não se esqueçam que na altura em que estes Leaf's de 2011 matriculados mais tarde estiverem com a garantia a acabar, já haverá muitos packs substituídos de onde eles poderão aproveitar imensos módulos.
Aliás, quem perder a 4.ª barra mesmo a finalizar a garantia, acho que a Nissan não vai hesitar em trocar só um ou outro módulo mais danificado. A não ser que a bateria esteja muito equilibradinha.
Quem enveredar por acelerar a degradação também deve provocar desequilíbrio no pack e então, pelo que acima disse, tirem as vossas conclusões.
Por isso, continuo a afirmar que ainda é cedo para conjecturar. O comportamento da marca nestes casos também vai definir o seu futuro.
Eu quando comprei o meu assumi que mal ou bem, nos 100 000Km ou 5 anos da garantia, o carro teria que me fazer à volta de 100Km/carga.
Até poderá depois no futuro ser interessante a troca do pack. Tudo vai depender da sua futura capacidade e do seu preço.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por lmlr » 11 dez 2013, 11:27

Sinceramente, não acredito que a Nissan, ou outra marca, se ponha a trocar packs a "torto e a direito".

ledve
Proprietário Leaf
Registado: 21 mai 2013, 18:22

Mensagem por ledve » 11 dez 2013, 11:31

VETL Escreveu:
O tempo o dirá.
Acho que eles é que decidem se colocam nova ou se substituem módulos para repor a capacidade.
E repor a capacidade, penso que não seja repor 100% - deve ser repor as 9 barras.
E não se esqueçam que na altura em que estes Leaf's de 2011 matriculados mais tarde estiverem com a garantia a acabar, já haverá muitos packs substituídos de onde eles poderão aproveitar imensos módulos.
Aliás, quem perder a 4.ª barra mesmo a finalizar a garantia, acho que a Nissan não vai hesitar em trocar só um ou outro módulo mais danificado. A não ser que a bateria esteja muito equilibradinha.
Quem enveredar por acelerar a degradação também deve provocar desequilíbrio no pack e então, pelo que acima disse, tirem as vossas conclusões.
Por isso, continuo a afirmar que ainda é cedo para conjecturar. O comportamento da marca nestes casos também vai definir o seu futuro.
Eu quando comprei o meu assumi que mal ou bem, nos 100 000Km ou 5 anos da garantia, o carro teria que me fazer à volta de 100Km/carga.
Até poderá depois no futuro ser interessante a troca do pack. Tudo vai depender da sua futura capacidade e do seu preço.
Pois tb não vi onde dizem que têm de substituir a bateria por outra a 100% ou se basta colocar lá as 9 barras, nem vi nada escrito onde digam que se a bateria baixar das 9 barras que se pode acionar a garantia.

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 11 dez 2013, 11:34

ledve Escreveu:
VETL Escreveu:
O tempo o dirá.
Pois tb não vi onde dizem que têm de substituir a bateria por outra a 100% ou se basta colocar lá as 9 barras, nem vi nada escrito onde digam que se a bateria baixar das 9 barras que se pode acionar a garantia.
Se não me engano acho que está descrito no manual do veículo.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 11 dez 2013, 13:37

Quanto à parte de a garantia poder ser acionada após o desaparecimento da 10ª barra, se o carro tiver menos de 100.000 km ou 5 anos não à qualquer dúvida, está no site da Nissan.

Quanto à parte de substituírem só algumas células, de modo a repor a 10ª barra, de facto isso é possível. Mas à partida irá ser preciso substituir umas quantas células, pelo que é provável que fique até mais barato, por ser mais prático, substituir o pack todo. Pelo que tenho visto, a degradação está ocorrer de forma bastante homogénea pelas várias células, e a reposição da 10ª barra, à partida não vai lá substituindo apenas meia dúzia de células. Ora aí está mais uma coisa que a Nissan deveria esclarecer: dentro do prazo da garantia, fica com 9 barras, como é que é? Substituem o pack todo ou só umas células? Neste fórum já vimos um caso em que substituíram o pack todo, e outro em que só substituíram duas células.

Também já vimos que se substituírem só algumas células, equilibrar o pack vai ser o cabo dos trabalhos.

Têm falado em repor a nona, mas penso que o que têm é de repor a 10ª.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”