
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
João, a N110 continua bloqueada. Li hoje no Diário de Coimbra.
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Re: Diário de bordo - Malm
Obrigado pela informação. Na verdade, já vem tarde que eu hoje fui à Figueira e tive de seguir pela estrada "parva" (leia-se IP3). 100 km para lá, 55% da carga lá se foram e seria impossível fazer o regresso apenas com 45%, lá fui eu até ao fórum de Coimbra, com a esperança de conseguir carregar lá, que quando lá tenho ido ao fim-de-semana, mesmo no momento de iniciar o carregamento, dá erro. No entanto, quando lá passei uma sexta, funcionou, pelo que arrisquei, já que hoje é sexta. Funcionou
. Pelos vistos, só me deixa carregar de 2ª a 6ª. Ao sábado e ao domingo tenho de ir para o carregador da Casa do Sal. Ao menos ao domingo o estacionamento é de graça na Casa do Sal, pelo que bem vistas as coisas, nem está muito mal.

Última edição por Malm em 25 jan 2014, 00:27, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Desde que foi arranjado, comigo funcionou sempre bem.
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Re: Diário de bordo - Malm
Se calhar com o Malm, segue o horário Escolar.
( 84,84,84,, )

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Re: Diário de bordo - Malm
Isso quererá dizer que não vou poder carregar lá no Carnaval, na Páscoa e nas férias do VerãoFilipe Escreveu:Se calhar com o Malm, segue o horário Escolar.( 84,84,84,, )

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Re: Diário de bordo - Malm
Ontem chegou ao final do dia com 7,5% de SoC. Tartaruga desde os 9,5 %. Tinha começado o dia com 100% e o carro a dar-me 96%. Entretanto teve direito a sesta e foram-se os 5% do costume. Poderia descarrega-lo mais 1 ou 2%, mas seriam maus tratos a mais. Já não tenho, pois, 4% (tirados inicialmente) + 5% (tirados de permeio) + 3% que já não tenho na tartaruga (em novo para com 4 ou 5 %)= 12% que perdi em termos de autonomia.
Durante a noite teve direito a carregamento completo, começando nos 7,5%. Desta vez deu 96% no final. E foram15,84 kW.h. Isso corresponde a 89,7% do que um novo pode carregar dos 4% aos 100%, que mais não consegue porque esses 4% nunca se podem retirar. Ainda seria possível descarrega-lo mais um pouco, 1 a 2%, pelo que concluo que a degradação do VE de lítio mais antigo aqui do fórum e um pouco inferior a 10%.
Na prática, os 9% de degradação correspondem a menos 12% de autonomia, por causa do desequilíbrio das células a SoC baixo.
Quase 3 anos, quase 60.000 km, quase 10% de degradação.
Durante a noite teve direito a carregamento completo, começando nos 7,5%. Desta vez deu 96% no final. E foram15,84 kW.h. Isso corresponde a 89,7% do que um novo pode carregar dos 4% aos 100%, que mais não consegue porque esses 4% nunca se podem retirar. Ainda seria possível descarrega-lo mais um pouco, 1 a 2%, pelo que concluo que a degradação do VE de lítio mais antigo aqui do fórum e um pouco inferior a 10%.
Na prática, os 9% de degradação correspondem a menos 12% de autonomia, por causa do desequilíbrio das células a SoC baixo.
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Re: Diário de bordo - Malm
De que me iria queixar à Mitsubishi, quando até todos começam a ficar convencidos que os i-MiEV não degradam tanto? Fiquei parado com 14,5% de SoC, com uma barra e com 8 km de autonomia estimada (mais coisa, menos coisa). Isto era mais que suficiente, porque é suposto primeiro desaparecer a última barra e aparecer a tartaruga, e apresentar --- de autonomia estimada antes de parar. Penso que isso acontece quando ele considera que ainda tem a capacidade de um novo com 100% de SoC, e não considera a degradação que já tem. Muitas vezes tenho de ser eu a fazer as contas por ele, outras vezes, quando está parado sem carregar, lá reavalia o SoC de acordo com a voltagem que tem e faz uns acertos de 5% para baixo.
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Re: Diário de bordo - Malm
Eu acho que sim, que a degradação anda perto dos 10%, que se traduz em menos 12% na autonomia, devido a existirem no pack células mais fracas (a degradação global é 10%, mas uma ou outra célula tem maior degradação que a média e é essa que é a responsável pelo fim da viagem). Mas isso não é motivo de vergonha, é motivo de satisfação, dado que se tivesse um Leaf com a mesma quilometragem e idade iria em 17 ou 18%. É uma diferença de taxa de degradação muito grande. Daqui a 3 anos os Leaf tem apenas 70% da capacidade, o que por muitos é considerado o fim, e eu terei 80%.
A garantia é: Se em 5 anos ou 100.000km , o que acontecer primeiro, deixar de ter 30% da autonomia, pack novo. Têm acontecido alguns casos de carros que em poucos dias ficam com 20 ou 30% de capacidade, devido a problemas numa única célula, e recebem logo um pack novo. Não existe, no mundo inteiro, que eu saiba, um carro que tenha tido a sua bateria substituída com todas as células em condições. Nenhum, até hoje, perdeu 30% da autonomia. O meu é o que se destaca pela negativa, porque para mim eu já perdi 12% da autonomia em relação a um novo e impecável. A questão é como é que a Mitsubishi vai chegar, objetivamente, à conclusão que um carro já perdeu 30% da sua autonomia. Já lhes coloquei a questão em novembro e ainda estou à espera da resposta.
A garantia é: Se em 5 anos ou 100.000km , o que acontecer primeiro, deixar de ter 30% da autonomia, pack novo. Têm acontecido alguns casos de carros que em poucos dias ficam com 20 ou 30% de capacidade, devido a problemas numa única célula, e recebem logo um pack novo. Não existe, no mundo inteiro, que eu saiba, um carro que tenha tido a sua bateria substituída com todas as células em condições. Nenhum, até hoje, perdeu 30% da autonomia. O meu é o que se destaca pela negativa, porque para mim eu já perdi 12% da autonomia em relação a um novo e impecável. A questão é como é que a Mitsubishi vai chegar, objetivamente, à conclusão que um carro já perdeu 30% da sua autonomia. Já lhes coloquei a questão em novembro e ainda estou à espera da resposta.
Última edição por Malm em 26 jan 2014, 11:19, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - Malm
9% de degradação, vamos supor que é essa a realidade. O dado mais objetivo que suporta esta conclusão é ter gasto 15,84 kW.h num carregamento completo. Mas há outra coisa que eu questiono. Não teria o carro já 2% de degradação quando me chegou às mãos?
Parece-me que foi fabricado em 2010, digo isto tendo em conta que chegou a Portugal em março de 2011, e entretanto fez uma longa viagem de barco desde o Japão, na qual passou pelo equador. Era suposto obter o VIN pelo Canion, caso ele fosse de 2011. Acontece que bloqueia sempre que o Canion tenta determinar o VIN, o que é algo que só acontece nos i-MiEV anteriores a 2011. Outra razão para desconfiar que já vinha com 2% de degradação, é que desde que aprendi a pô-lo a recalibrar o SoC para 100, consigo fazer mais uns 2 a 4 km com a última barra a carregar. Se em novo carregasse 100, teria de andar a mesma distância. Outra razão ainda, nunca consegui 100% de SoC num PCR. O máximo que consegui, tinha ele poucos meses, terá sido cerca de 95%.
Por tudo isto, penso que 2% já lá não estavam quando me entregaram o carro em abril de 2011, pelo que dos 9% que tem de degradação, eu sou apenas responsável por 7%.
Parece-me que foi fabricado em 2010, digo isto tendo em conta que chegou a Portugal em março de 2011, e entretanto fez uma longa viagem de barco desde o Japão, na qual passou pelo equador. Era suposto obter o VIN pelo Canion, caso ele fosse de 2011. Acontece que bloqueia sempre que o Canion tenta determinar o VIN, o que é algo que só acontece nos i-MiEV anteriores a 2011. Outra razão para desconfiar que já vinha com 2% de degradação, é que desde que aprendi a pô-lo a recalibrar o SoC para 100, consigo fazer mais uns 2 a 4 km com a última barra a carregar. Se em novo carregasse 100, teria de andar a mesma distância. Outra razão ainda, nunca consegui 100% de SoC num PCR. O máximo que consegui, tinha ele poucos meses, terá sido cerca de 95%.
Por tudo isto, penso que 2% já lá não estavam quando me entregaram o carro em abril de 2011, pelo que dos 9% que tem de degradação, eu sou apenas responsável por 7%.
Última edição por Malm em 26 jan 2014, 18:54, editado 2 vezes no total.
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Re: Diário de bordo - Malm
Será que é da última Era Glaciar
IIUUUUUP 85.

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