Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por Flyer » 25 nov 2013, 13:57

Tens muitos postos nessa zona. Na zona norte do Vasco da Gama deves conseguir carregar sem problemas. O estacionamento é exclusivo aos eletricos.[/quote]

Apesar desta exclusividade, as transgressões são frequentes; Na sexta fui a um espectaculo no Meo arena e parei la para carregar, passados 20 minutosí estavam todos os lugares ocupados.....por CI`s!!!! Se não estivesse com pressa, tinha chamado a policia para a respectiva multa.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por lmlr » 25 nov 2013, 15:23

mjr Escreveu:É curioso, mas aqui no Norte nunca vi um CI a ocupar um lugar de carregamento nos shoppings. A minha mulher viu um uma vez.
Na sexta à noite, aqui em Coimbra, o Malm teve que chamar os condutores que estavam a ocupar o posto no Fórum Coimbra, mas normalmente estão livres.

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por prgc » 27 jan 2014, 00:42

prgc Escreveu:No fim de semana passado fui a Torres e esperava carregar no posto da Física. Mas quando chego lá:
[url=https://imageshack.com/i/b5els7j]Imagem[/url
Preciso de ajuda para esclarecer uma dúvida.
Quando chamei a PSP a propósito da foto anterior, disseram- me que não poderiam rebocar as viaturas.
Hoje aconteceu-me o mesmo: em Lisboa, na zona dos Restauradores procurava um posto, e havia 2. Um estava no parque subterrâneo, mas não estava operacional... Apresentava as duas luzes vermelhas.
O outro, próximo do elevador da glória. Este tinha um sinal igual ao da foto, ou seja com sinal de proibido parar e estacionar, excepto VE em modo de carregamento. Mas estava ocupado com CI's, portanto estava inacessível. Havia um agente da PSP próximo do local. Abordei-o sobre o assunto, mas ele disse que não podia rebocar os carros porque o sinal não o permite, apenas aplicaria a multa. Referiu ainda que a legislação deveria ser alterada para que se pudesse rebocar as viaturas, como acontece em situações como os lugares para pessoas com deficiência.

A dúvida é se, perante este sinal, os carros podem ser rebocados.
Desde já o meu obrigado.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

vidigueira
Proprietário Ion
Mensagens: 91
Registado: 30 out 2012, 20:32

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por vidigueira » 27 jan 2014, 01:16

Não sou nenhum especialista em termos legais, mas penso que qualquer viatura que esteja mal estacionada, poderá ser rebocada.
Já me aconteceu uma situação idêntica no PCR da A5 e, apesar de não haver sinalização vertical (apenas os dois lugares que estão destinados a VE`s, Têm o sinal de estacionamento para os mesmos desenhados no asfalto), a policia chamou o reboque e rebocaram as viaturas.
Acho que o policia com que falaste, não teve é para se chatear.
Vidigueira
Opel Ampera de 2012

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por VETL » 27 jan 2014, 01:24

O Sr. Agente da autoridade que tenha paciência.
Eu numa situação dessas e com todo o respeito como é óbvio, sabendo que até poderia ser constrangedor, não sei se não pediria a identificação ao sr. agente.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por galt » 27 jan 2014, 10:12

Claro que deve enviar-se reclamação para a polícia a descrever o problema e incorporar as palavras do agente e respectivo nome.
Parece-me que estava equivocado com o sinal, porque devia estar a referir-se ao sinal de PARQUE PARA VEÍCULOS EM CARREGAMENTO.
Entretanto o sinal deve ter sido mudado e ele não se apercebeu.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por mjr » 27 jan 2014, 10:35

Obviamente que não é necessário ter um sinal de "sujeito a reboque" para ser possível rebocar um carro mal estacionado. Acho que foi mesmo preguiça do sr. agente. É por isso que nestas situações devemos sempre pedir a identificação do agente em causa (calmamente...).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por hsanchez » 27 jan 2014, 12:06

O sinal de proibição de parar/estacionar permite óbviamente o reboque do infractor, além da pertinente multa.

Se o agente da autoridade não cumprir o seu dever, devemos pedir a sua identificação e reportar o caso superiormente, tudo, claro, com calma e sem "enervanços"...

Saudações Eléctricas,

hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por prgc » 27 jan 2014, 18:33

Chego à conclusão que (como já foi referido atrás), as próprias autoridades, não estão a par das atualizações, ou não lhes apetece aplicar a Lei... :?
RJSC Escreveu:A polícia não lê as atualizações do Código da Estrada:

:arrow: Painel Adicional, Modelo Nº 10C
Imagem
Modelos n.ºs 10a, 10b e 10c — painéis indicadores de aplicação: destinam-se a informar que a prescrição não se aplica ou só se aplica a determinados veículos ou operações;
Destina-se a ser colocado conjuntamente com um sinal de estacionamento proibido.



:arrow: Painel Adicional, Modelo Nº 11L
Imagem
Modelos n.ºs 11a, 11b, 11c, 11d, 11e, 11f, 11g, 11h, 11i, 11j e 11l — painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel;
Destina-se a ser colocado conjuntamente com um sinal informativo de estacionamento.
Imagem
Painéis adicionais

Os painéis adicionais, destinam-se a completar a indicação dada pelos sinais verticais, a restringir a sua aplicação a certas categorias de utentes da via pública, a limitar a sua
validade a determinados períodos de tempo ou a indicar a extensão da via em que vigoram as prescrições e são os seguintes:

(...)

Modelos n.ºs 10a, 10b e 10c — painéis indicadores de aplicação: destinam-se a informar que a prescrição não se aplica ou só se aplica a determinados veículos ou operações;
http://www.educacao-rodoviaria.pt/legis ... indicacao-
O Artº 164º do Código da Estrada diz:
"1 — Podem ser removidos os veículos que se encontrem:
a) Estacionados indevida ou abusivamente, nos termos do artigo anterior; "

Logo no primeiro ponto do artigo, a utilização dos lugares de estacionamento é limitada.
Se existir o sinal de proibição C-16, nenhuma viatura poderá usar esse espaço.
No entanto, se esse sinal tiver o painel adicional 10C ou 11L, esse acesso só não é limitado a VE's.

SINAL DE PROIBIÇÃO C-16 http://www.dre.pt/cgi/dr1s.exe?t=d&cap= ... 1960-01-01
Artº 164º C.E. http://www.inr.pt/bibliopac/diplomas/dl_114_94.htm
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Já foram "ICED"? Se sim postem aqui...

Mensagem por galt » 27 jan 2014, 20:20

No artigo nº164, no ponto 2, não é clara a alínea que se aplica o reboque do veiculo.
Esta situação pode fazer com que o carro não seja rebocado, apenas multado. :(
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”