O calor do carregador terá algo a ver com isto?VETL Escreveu:Vinha aqui precisamente colocar esta questão.Malm Escreveu:Para mim começa a ficar claro que a primeira metade das células degrada mais rápido que a segunda. Não vos parece?
Eu também acho.
Será que ainda ninguém descobriu o posicionamento no pack das 96 células mostradas pelo LeafSpy?

Diferencial elevado entre células em SOC baixos
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Não sei. Para mim o facto de ter os módulos 1 ao 24 mais juntos do que os restantes já justifica a maior degradação das células destes módulos em relação aos restantes.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Pois mas os de trás, supostamente os que estarão mais degradados, estão na vertical...rdias Escreveu:Eu também li algures que a bateria do leaf teria um erro de engenharia que seria módulos na posição horizontal e que assim devido ao calor a degradação seria superior. Parece me que o i MIEV estão todos na vertical, mas se calhar nem deve ser por ai , mas . . .
Os da frente, que parece não apresentarem tanta degradação são os que estão na horizontal.
Daí as dúvidas que aqui tenho colocado.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Eu apostava mais em duas questões para os módulos de trás degradarem mais:
-Proximidade ao carregador (resolvido nos Leafs de 2013)
-Menor relação área de dissipação / volume de células
-Proximidade ao carregador (resolvido nos Leafs de 2013)
-Menor relação área de dissipação / volume de células
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
A questão não é estarem na vertical ou horizontal, é estarem mais juntas. No i-MIEV estão num único nível, pelo que me parece que dissipam melhor o calor, e por isso degradam a uma taxa menor. Alguém aqui do fórum dedicou-se a descobrir a distribuição das células e com a ajuda de pessoal do myimiev.com chegou a resultados, está em http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=610. O tipo indica que as células mais degradas do carro dele são as mais internas dos dois quadrados de 40 células, e que isso se deve a, por serem internas, a terem mais dificuldade em dissipar o calor. Eu sou da mesma opinião.rdias Escreveu:Eu também li algures que a bateria do leaf teria um erro de engenharia que seria módulos na posição horizontal e que assim devido ao calor a degradação seria superior. Parece me que o i MIEV estão todos na vertical, mas se calhar nem deve ser por ai , mas . . .
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
E esta "novela", mjr?mjr Escreveu:No meu carro o concessionário confirmou que as células 2 e 4 precisam de ser substituídas. Depois conto o resto da novela e como devemos proceder para que a situação seja corretamente diagnosticada.
Há desenvolvimentos na forja?
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Por falta de tempo não tenho pressionado o concessionário a dar uma resposta. Vou aguardar pelo Verão para ver como as coisas evoluem. Começo a achar que o problema é no LBC e não nas células, e que foi o próprio LBC que colocou as células 1 e 4 fora de balanço. Há alguma não linearidade no ADC que mede a tensão dessas células e que o fez desequilibrar as células durante as centenas de cargas a 80% que fiz.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Bem, começa a parecer-me que a 32 é mesmo o patinho feio:
[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -13-54.png[/IMG]
Porque JV = 3,491-(3,559-3,491)*1,5 = 3,389.
Os casos aqui reportados estão a andar?
Há novidades ou desenvolvimentos?
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Penso que o problema no meu carro está a caminho de ficar "resolvido".
Última carga a 100%, em 21 de Junho passado:

Última descarga profunda (tartaruga), em 7 de Junho:

Ainda não está perfeito, mas está muito melhor do que antes. Em Janeiro uma carga desde a tartaruga até 100% usou 18,63kW.h, em 7 de Junho já consegui meter 19,27kW.h. E certamente que houve alguma degradação entre Janeiro e Junho, pelo que a recuperação é superior aos 0,64kW.h. Andará perto de 1 kW.h. Entretanto desde o dia 7 de Junho o equilíbrio melhorou mais, pelo que é possível que tenha recuperado mais capacidade escondida.
Apesar do valor relativamente elevado na diferença entre as células em 7 de Junho, é de notar que todas já estão abaixo do joelho, algo que não acontecia antes, e a média de tensões está bem dentro do joelho. Talvez ainda dê para recuperar mais meio kW.h.
Mais tarde explico o processo no meu DB.
Última carga a 100%, em 21 de Junho passado:

Última descarga profunda (tartaruga), em 7 de Junho:

Ainda não está perfeito, mas está muito melhor do que antes. Em Janeiro uma carga desde a tartaruga até 100% usou 18,63kW.h, em 7 de Junho já consegui meter 19,27kW.h. E certamente que houve alguma degradação entre Janeiro e Junho, pelo que a recuperação é superior aos 0,64kW.h. Andará perto de 1 kW.h. Entretanto desde o dia 7 de Junho o equilíbrio melhorou mais, pelo que é possível que tenha recuperado mais capacidade escondida.
Apesar do valor relativamente elevado na diferença entre as células em 7 de Junho, é de notar que todas já estão abaixo do joelho, algo que não acontecia antes, e a média de tensões está bem dentro do joelho. Talvez ainda dê para recuperar mais meio kW.h.
Mais tarde explico o processo no meu DB.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Se tiveres na carga ou descarga, uma diferença acima de 5.ºgraus (o que deve ter acontecido pois a última foi no inverno) tens aí uma grande parte da explicação.
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