Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 06 mar 2014, 00:28

É escusado esgrimirem argumentos.
Eu sei disso tudo. Eu sei que é verdade.
Eu não contraponho isso. Pelo contrário!
Eu só queria que se comparasse o que é comparável... :D :D
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 06 mar 2014, 01:09

Nos 3 carregamentos rápidos (seguidos) que fiz hoje (1 até 78%SOC, 2 até 84%SOC e 3 até 86%) não consegui ver em lado nenhum a corrente ou a potência que o PCR estava a debitar.
Nas cargas normais ainda aparece lá a tensão e a corrente, agora nas rápidas... :?
Como é que vocês conseguem medir isso com o LeafSpy?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 06 mar 2014, 01:13

Como hoje foi dia de 30.000 e da revisão dos 2 anos, aproveito para actualizar isto:
Ah.JPG
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 23:26, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 06 mar 2014, 12:42

Com 30000kms qual será a degradaçãpo efetiva da tua bateria?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 06 mar 2014, 12:47

Orlando Escreveu:Com 30000kms qual será a degradaçãpo efetiva da tua bateria?
A degradação efectiva da minha bateria é a que está no gráfico acima.
O problema não são os 30.000Km.
O problema é que ele saíu da fábrica em 2011 (portanto tem 2,5 anos reais) e inconscientemente tratei-o mal de Julho a Setembro no último Verão (bateria muito quente).
O resultado é o que está à vista... Quase 14% de degradação.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 06 mar 2014, 15:01

E só tem esses 14% porque tem menos um Verão que os "pioneiros". Os km pouca diferença fazem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 06 mar 2014, 15:57

Com sinceridade:
Perto dos 5 anos haverá alguns que terão que ser intervencionados.
Nessa altura não acredito que dêem bateria nova estando perto dos 5 anos.
Acho que alguns dos primeiros a receber eventual intervenção até poderão levar bateria nova.
Mas os outros a seguir, irão levar com reconstruções do pack substituindo alguns módulos (dos packs substituídos) só para manter os 70% até ao final da garantia.
Eles têm que ganhar dinheiro.
É o julgamento que faço agora. Na verdade isto ainda é uma incógnita...
Última edição por VETL em 06 mar 2014, 16:48, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 06 mar 2014, 16:29

70%? Não são 80% da potência?!?!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 06 mar 2014, 16:36

Orlando Escreveu:70%? Não são 80% da potência?!?!
A potência garantem sempre toda. Eles comprometem-se a que a bateria debite sempre os 80Kwh (que é a potência do motor).
Quanto à capacidade, garantem 70% em 100.000Km ou 5 anos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 06 mar 2014, 17:09

É isso, 100% da potência (80kW) e 70% da capacidade em 5 anos ou 100 000km. Em relação à potência já se viu que não levanta quaisquer tipo de problemas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”