Caro t3elmo,
Como sabem voltei a fazer viagens frequentes para Évora que distam de minha casa cerca de 150 kms.
Como consta do meu diário de bordo a maior viagem que fiz sem recarregar foi de 172 kms e a velocidades pouco aconselháveis em termos de não afectar o trânsito.
Neste momento sinto que consigo fazer a velocidades ditas normais (90 a 100 kms/h a descer e nunca menos de 65 a 70 kms/h a subir) cerca de 130 kms (quando chego a Évora tenho cerca de 30 a 40 kms de autonomia estimada no LeafSpy gastando cerca de 118kw/km.
Claro que tudo isto com um Leaf de 2011 o que face às velocidades descritas acima considero bastante aceitável.
Em relação ao Leaf de 2013 não me quero pronunciar mas definitivamente nunca iria com crianças e a ir na Auto-Estrada teria de condicionar bastante a velocidade principalmente nas subidas.
Eu tenho uma regra de ouro que costumo respeitar pelo menos no início das minhas viagens longas, uma vez que no fim quando me apercebo que chego ao destino é dar-lhe no acelerador

, que é nunca partir com autonomia estimada abaixo de 30 kms acima da distância que tenho de percorrer, por exemplo quando sai do Montijo e tenho de fazer os 100 kms para Évora tenho de sair no mínimo com 130 kms de autonomia no LeafSpy.
Outra regra que tento respeitar no Leaf ao contrário da velocidade é o de evitar ao máximo usar mais de duas bolas do potenciómetro e no casos da formação das árvores do Leaf nunca baixar mais de 2 traços do ramo em arco.
Enfim, não passam de meras opiniões mas que espero sejam um contributo para ajudar a esclarecer o que esperar duma viagem longa.
Boa sorte e cumprimentos