Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Orlando » 26 mar 2014, 12:05

Subiu? Então mas não é sempre a descer?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 26 mar 2014, 12:35

Sim, é sempre a descer. Mas a capacidade estimada naturalmente tem oscilações para cima e para baixo, sendo a tendência naturalmente para baixo. É um pouco como o clima e o tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por VETL » 26 mar 2014, 12:37

Orlando Escreveu:Subiu? Então mas não é sempre a descer?
Não!
Ainda não viste o meu gráfico Orlando?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Orlando » 26 mar 2014, 12:43

Pois mas aqui a questão é: será que esse SW novo veio esconder algo ou é mesmo correcto qdo apresenta maior capacidade?
Se sim, é porque esse SW permite ao BMS trabalhar melhor na equalização. certo?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Malm » 26 mar 2014, 13:41

Se percebo bem do que estão a falar :? , eu confio muito mais neste SW do que no anterior. Há por aqui quem tenha o SW antigo e viram por muitos dias a capacidade sempre a subir.

Vocês nos acrónimos são piores que eu com a linguagem malmonástica, se é que estou a pescar alguma coisa. Mas alguma coisa até devo perceber (sem, é verdade, tenho uma grande ajuda, a BC). Agora ando a receber mensagens privadas de um australiano de Perth (via myimiev.com), 1 ano e meio e 50.000 km (a minha BC sabe tudo), que quer saber tudo sobre o meu carro. Ando cá desconfiado que ele deve sofrer de um mal, que eu já tive há uns tempos, o MTS (missing turtle syndrome). Ele não se descoseu, faz perguntas e eu respondo, mas aquela curiosidade toda (e sabe fazer as perguntas certas), deve ter alguma razão de ser no concreto. Fiquei contente quando ele me disse, compreendo a tua teoria das barras, nunca ninguém me tinha dito isto antes. Em tempos eu dizia, as células internas andam geralmente mais quentes e por isso têm mais degradação. Estranharam mas entranharam. Agora estão a aprender, finalmente, outra coisa, as barras do i-MiEV andam muito tempo sem minguar (apesar da capacidade minguar todos os dias). É preciso esperar anos para que isso aconteça (e minguam o que tem de minguar de uma vez, minguam 30% de uma vez - Malm the first worldwild to tell, as usual). Americanos, Australianos, Espanhóis, Noruegueses, Canadianos, Brasileiros (parece estranho não é, eu achei, I-MiEV no Brasil?, deve ser pior que no Arizona, afinal já tenho a explicação, eles são brasileiros residentes nos EUA), a maior parte do tráfego internacional que por aqui passa é para ler o que o Malm escreve. Mjr, se não for assim, corrige (é só mais uma vez, entre muitas) e, já agora, aceitas o desafio ou não? Só preciso de uma semana.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 26 mar 2014, 13:51

Não é naturalmente correto que a capacidade aumente realmente. Na realidade as estimativas é que têm ruído de fundo e até alguns erros sistemáticos que agora parecem estar corrigidos mas que antes da P3227 provocavam uma "recuperação" da capacidade com o frio.

Na última semana tivemos visitas de 11 países além de Portugal. Não consigo facilmente identificar quais as páginas visitadas. Não percebi qual era o desafio, Malm.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Malm » 26 mar 2014, 13:55

De conseguir andar com SoC negativo, está no meu diário de bordo. Eu sei é difícil de encontrar alguma coisa no meio daquilo tudo, por isso vim escrever aqui (estou a brincar). Um jantar na pizzaria do encontro de VE no Porto. Se eu andar a SoC negativo, numa semana, pagas tu. Se não conseguir, pago eu.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 15 abr 2014, 09:45

Só para dizer que a máquina passou os 80.000 Kms ontem.
Sempre a "bombar".

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Filipe » 15 abr 2014, 09:47

Vamos lá a ver se consegues ser o 2º CENTENÁRIO do nosso FORUM :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Orlando » 15 abr 2014, 09:57

Essiemme Escreveu:Só para dizer que a máquina passou os 80.000 Kms ontem.
Sempre a "bombar".

sm
:geek:
Isso é que é rentabilizar a máquina!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”