Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo - Malm
O mjr anda desaparecido. Eu aqui com um pack a 0% e 296 V, coisas que nunca ninguém viu (até ontem), e nem uma palavrinha do mestre
.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Parece que finalmente, alguém acrescenta a hipótese que eu já aqui coloquei há mais de 15 dias.Malm Escreveu:Com o treino com que estou a ficar a encontrar os locais que o pafi fotografa, acho que já tenho experiência suficiente para encontrar o Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido desde o dia 7. Já agora, deixem-me acrescentar mais uma teoria. Depois de entrar no espaço aéreo de um qualquer país e detetado pelos respetivos radares, dado não ter emitido qualquer sinal de identificação nem ter respondido aos pedidos de identificação, terá sido intercetado e abatido por caças desse mesmo país (China?, Rússia?, Cazaquistão?). Tenho seguido atentamente as notícias sobre este assunto e ainda não ouvi ninguém recordar-se do que aconteceu ao voo KAL 007: o Boeing 747 da Korean Airlines derrubado pelos soviéticos. Foi no dia 1 de setembro de 1980.
http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/vo ... r-atentado
Não é só no conhecimento da bateria do i-MiEV que eu estou avançado no tempo. Às vezes, tenho vontade de acelerar o tempo verdadeiro do mundo, para ver se ele me apanha.
Entretanto, numa discussão que estamos a ter no myimiev.com sobre como aumentar a capacidade do pack, surgiu a necessidade de, para demonstrar o meu ponto de vista, falar da recalibração do meu carro. Lá mostrei eu o carro a 0,5% de SoC e 0,0% de SoC. Primeiro, vêm-me com a estória que provavelmente primeiro atingiu os 2,75V e por isso parou, e depois as voltagens recuperaram para os 3,25V. Como se eu não tivesse visto tudo no Canion e tenha a certeza que não desceu dos 3,25V. Ou seja, não estão muito convencidos que agora o que conta é ele ter detetado que já gastou 12,75 kWh desde os 100% e nesse momento pára. Mas o que mais me preocupa é que já há lá cometários tipo: isto quer dizer que as nossas tartarugas dão para fazer muitos quilómetros, não querem dizer encostem, querem dizer para andar devagarinho. Ou seja, não perceberam que a degradação não é descontada nas barras (durante os primeiros anos) mas sim na tartaruga, e com um i-MiEV de um ano a tartaruga não vai ter 10% de SoC mas no máximo 5%. Está-me cá a parecer que alguém vai ficar parado na estrada

No myimiev.com é assim, eles escrevem como imaginam que poderá ser a degradação. A seguir, eu escrevo como ocorre na realidade a degradação. A seguir, eles escrevem como imaginam que poderá ser a degradação. A seguir, eu escrevo, deixem de imaginar, basta ler o que eu escrevo. Mas alguém já anda desconfiado que, de facto, muito provavelmente a sua tartaruga minguou (a tartaruga minguou em todos, só que mingua bem mais depressa em Marrocos). Eu tenho a certeza que já está morta e até aposto no dia em que a vai recuperar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Malm: Com a experiência acumulada desde a data da actualização até hoje que nos foi relatando, diga-me se estes 36,4Ah são a capacidade que ele pensa que tem ou se são a capacidade efectiva?Malm Escreveu:Acho que já escrevi aqui, não sei onde, que não passaria 2014 sem apresentar um valor de capacidade restante para o meu carro. Já veio da revisão e tenho aqui o valor - 36,4 Ah. Contextualizando, o valor indicado para novo é 50 Ah, quanto tinha o meu quando o comprei não sei, sei é que existe um com 8 meses e tinha 46,1 Ah e vários com 1 ano de uma frota tinham em média 42,6 Ah. Finalmente um valor - 36,4 Ah.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
VETL, essa é parte mais estranha e difícil de explicar. 36,4 Ah corresponde a 72,8% da capacidade inicial. Não consigo, por agora, enquadrar esse valor nem no que ele acha que tem (eu penso que ele pensa que tem 80% da capacidade inicial - 12,8/16), nem naquilo que o meu cérebro acha. O meu cérebro chega à conclusão, pelo que ele carregava em fevereiro, qualquer coisa como 15,7 kWh, ou seja menos 15% da capacidade inicial. Assim, temos 3 valores: o da capacidade restante que dá 27,2% de degradação; o do que ele carrega agora na bateria, que dá 20% da degradação; o calculado pelo que ele carregava em fevereiro, que dá 15% de degradação.
Eu sonhei que ele tem hoje 15% de degradação, sonhei ainda que ele considera erradamente que tem 20% de degradação. Sonhei que por isso ele pára com energia para fazer mais uns quilómetros, talvez 2/3% de SoC. Sonhei portanto que ele está avançado no tempo, como o dono, a considerar já degradação futura. Mas os sonhos são apenas isso, muitas vezes a realidade que gostariamos que se concretizasse e não a real realidade.
Penso e volto a pensar, sonho e volto a sonhar e no final chego à conclusão que é um Leaf. Tem 63.500 km, um pouco menos que os km que o Leaf do mjr, tem 3 anos, 2 ou 3 meses mais que o Leaf do mjr, vive num clima idêntico ao do mjr, digo agora, porque será diferente? O meu tem 18% da degradação como o do mjr.
Ele enganou-me durante algum tempo, a malta do myimev.com levou-me a acreditar que seria diferente, mas em tempos, algures no meu diário de bordo, eu já escrevi, tenho quase a mesma degradação que o mjr. Eu estava certo, não deveria ter duvidado de mim próprio.
Peço desculpa VETL, eu sei que não fui muito esclarecedor, eu sei que os meus sonhos não satisfazem a tua curiosidade. Mas, neste momento, infelizmente, é a única coisa que tenho.
Eu sonhei que ele tem hoje 15% de degradação, sonhei ainda que ele considera erradamente que tem 20% de degradação. Sonhei que por isso ele pára com energia para fazer mais uns quilómetros, talvez 2/3% de SoC. Sonhei portanto que ele está avançado no tempo, como o dono, a considerar já degradação futura. Mas os sonhos são apenas isso, muitas vezes a realidade que gostariamos que se concretizasse e não a real realidade.
Penso e volto a pensar, sonho e volto a sonhar e no final chego à conclusão que é um Leaf. Tem 63.500 km, um pouco menos que os km que o Leaf do mjr, tem 3 anos, 2 ou 3 meses mais que o Leaf do mjr, vive num clima idêntico ao do mjr, digo agora, porque será diferente? O meu tem 18% da degradação como o do mjr.
Ele enganou-me durante algum tempo, a malta do myimev.com levou-me a acreditar que seria diferente, mas em tempos, algures no meu diário de bordo, eu já escrevi, tenho quase a mesma degradação que o mjr. Eu estava certo, não deveria ter duvidado de mim próprio.
Peço desculpa VETL, eu sei que não fui muito esclarecedor, eu sei que os meus sonhos não satisfazem a tua curiosidade. Mas, neste momento, infelizmente, é a única coisa que tenho.
- VETL
- Proprietário Leaf
Não há que pedir desculpa.Malm Escreveu:Peço desculpa VETL, eu sei que não fui muito esclarecedor, eu sei que os meus sonhos não satisfazem a tua curiosidade. Mas, neste momento, infelizmente, é a única coisa que tenho.
Fiquei esclarecidíssimo.
Eu só trocava a palavra "infelizmente" por "felizmente".
Porquê: Porque o Malm sabe e os outros não sabem (é que eu sou dos que prefere saber...).
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
Posso falhar um pouco, mas o máximo que carregou penso que foi 16,6 kWh. De tartaruga aos 100%. Eu penso que 50 Ah seja o valor a considerar, mas não posso ter certezas. E será 50 Ah para talvez 25ºC, para 10º C será um bocadito menos. Eu aposto nos 18%.
Em tempos li que um senhor chamado Darwin escreveu uma teoria que originou um livro a que deu o nome de "A origem das espécies". Guardou-o na gaveta durante anos a fio. Consta que pediu a alguém que o entregasse para publicar depois da sua morte. Mas um dia recebeu uma carta de um indivíduo chamado Wallace onde lhe era pedida uma opinião sobre uma teoria que ele concebera. Darwin, ao ler esta carta, encontrou nela escrito algo de extraordinariamente semelhante ao que tinha imaginado anos antes. Na atualidade há um australiano que me escreve e o que escreve é algo de extraordinariamente semelhante ao que está por aqui relatado. Tão semelhante, mas tão semelhante, que tal com Darwin decidiu substituir algumas coisas que tinha escrito pelas de Wallace, também eu poderia apagar tudo o que aqui escrevi e escrever o que me é contado a partir da Australia. Darwin decidiu, com o consentimento de Wallace, publicar finalmente a sua teoria.
Claro que a dimensão não tem comparação e eu sempre escrevi o que penso, mas só para que compreendam porque estou mais seguro de determinadas coisas que digo, nesta estória também existe um Wallace.
Em tempos li que um senhor chamado Darwin escreveu uma teoria que originou um livro a que deu o nome de "A origem das espécies". Guardou-o na gaveta durante anos a fio. Consta que pediu a alguém que o entregasse para publicar depois da sua morte. Mas um dia recebeu uma carta de um indivíduo chamado Wallace onde lhe era pedida uma opinião sobre uma teoria que ele concebera. Darwin, ao ler esta carta, encontrou nela escrito algo de extraordinariamente semelhante ao que tinha imaginado anos antes. Na atualidade há um australiano que me escreve e o que escreve é algo de extraordinariamente semelhante ao que está por aqui relatado. Tão semelhante, mas tão semelhante, que tal com Darwin decidiu substituir algumas coisas que tinha escrito pelas de Wallace, também eu poderia apagar tudo o que aqui escrevi e escrever o que me é contado a partir da Australia. Darwin decidiu, com o consentimento de Wallace, publicar finalmente a sua teoria.
Claro que a dimensão não tem comparação e eu sempre escrevi o que penso, mas só para que compreendam porque estou mais seguro de determinadas coisas que digo, nesta estória também existe um Wallace.
- VETL
- Proprietário Leaf
Sim, ok.rdias Escreveu:Malm, mas nisto tudo há uma coisa que falha e que ninguém sabe ao certo... qual era a capacidade real do pack em novo ? 50 ah ? 55 ah ? 49 ah ? Eu penso que este pequeno pormenor pode baralhar tudo um pouco. Tem de haver obrigatoriamente ligeiras diferenças.
o Malm tem dados dos primeiros carregamentos ? de quantos kwh eram consumidos na tomada desde 0 ou perto disso até 100 % ?
penso que dessa forma se poderá calcular melhor a degradação.
Eu acredito mais nos 15 % do que nos 27,2 % ....
Mas não se esqueçam que quando era novo, o veículo também podia pensar que tinha menos capacidade do que realmente tinha.
E que apesar de chegar a 0%SOC e parar o carro, poderia lá ter nessa altura muito mais energia.
Portanto, tanto em novo como no dia anterior à actualização era possível gastar o mesmo num carregamento completo.
Ou não estou a perceber bem a coisa?
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
"Sim, ok.
Mas não se esqueçam que quando era novo, o veículo também podia pensar que tinha menos capacidade do que realmente tinha.
E que apesar de chegar a 0%SOC e parar o carro, poderia lá ter nessa altura muito mais energia."
Concordo. Por isso eu costumo considerar os 50 Ah. É que 50 Ah são 16,3 kWh (88*3,71V). Ou seja, mais 0,3 kWh do que é anunciado. No entanto, o valor mínimo conhecido de SoC a que parou foi 4%, nunca ninguém parou num i-MiEV (num Leaf também não) com 0,0% de SoC (bem, existe a excepção que confirma a regra, e essa é portuguesa). Até ontem, o valor por todos assumido como de paragem era 5%.
"Portanto, tanto em novo como no dia anterior à actualização era possível gastar o mesmo num carregamento completo.
Ou não estou a perceber bem a coisa?#
Há dois anos eu gastava 16.6 kWh num carregamento completo, em fevereiro gastava 15,8. Agora, sem truques malmonásticos, uns 14,5 kWh (no entanto, existe um truque que pode fazer com que ele carregue mais 5%, ou seja, uns 15,2 kWh, que é ao fim de 40 km de viagem deixá-lo parado durante umas 2 horas. Nessa altura, ele retifica o SoC que têm de acordo com a voltagem, e dá-me mais 5% de SoC. Isso quer dizer que quando chegar aos 0.0% terá gasto mais).
E que apesar de chegar a 0%SOC e parar o carro, poderia lá ter nessa altura muito mais energia."
Concordo. Por isso eu costumo considerar os 50 Ah. É que 50 Ah são 16,3 kWh (88*3,71V). Ou seja, mais 0,3 kWh do que é anunciado. No entanto, o valor mínimo conhecido de SoC a que parou foi 4%, nunca ninguém parou num i-MiEV (num Leaf também não) com 0,0% de SoC (bem, existe a excepção que confirma a regra, e essa é portuguesa). Até ontem, o valor por todos assumido como de paragem era 5%.
"Portanto, tanto em novo como no dia anterior à actualização era possível gastar o mesmo num carregamento completo.
Ou não estou a perceber bem a coisa?#
Há dois anos eu gastava 16.6 kWh num carregamento completo, em fevereiro gastava 15,8. Agora, sem truques malmonásticos, uns 14,5 kWh (no entanto, existe um truque que pode fazer com que ele carregue mais 5%, ou seja, uns 15,2 kWh, que é ao fim de 40 km de viagem deixá-lo parado durante umas 2 horas. Nessa altura, ele retifica o SoC que têm de acordo com a voltagem, e dá-me mais 5% de SoC. Isso quer dizer que quando chegar aos 0.0% terá gasto mais).
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Vais ter exatamente onde eu queria...quem te disse que ele tinha só 16kwh?
Isto porque as baterias têm química...logo oscilam....
Estas não conheço bem, mas as lifepo4 podem ter novas, por exemplo, 50ah e 1 ano depois 52ah, para 1 ano depois ter novamente 50ah.
Pensa nisso, talvez seja por isso que as contas se baralham para alguns, é que as baterias têm vida: nascem, crescem e morrem!
Estas não conheço bem, mas as lifepo4 podem ter novas, por exemplo, 50ah e 1 ano depois 52ah, para 1 ano depois ter novamente 50ah.
Pensa nisso, talvez seja por isso que as contas se baralham para alguns, é que as baterias têm vida: nascem, crescem e morrem!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Pois, acontece que eu não tenho conhecimentos nenhuns dessas coisas, sou professor de Biologia e Geologia. Quando o comprei, toda a gente me disse que ele era de 16 kWh, e eu acreditei. E para mais, ele durante 3 anos considerou-se assim ele próprio para tudo. Mas hoje sei que não posso considerar isso como certo. Até acho que haverá variações significativas se o valor for determinado a 10º C ou a 25ºC. Será que a noite de 28 de fevereiro para 1 de março foi muito fria??? Talvez aí esteja parte da justificação para ter considerado só 36,4 Ah.Orlando Escreveu:Vais ter exatamente onde eu queria...quem te disse que ele tinha só 16kwh?