Não sei se serás tu o mais pessimista ou eu...rdias Escreveu:Em ultimo caso troca - se a bateria . calma, tudo isto é novo para nós. O pessimista aqui sou eu

Com o Vice Presidente Executivo da Nissan América a dizer isto:
Só mesmo a Nissan para pensar que ninguém ia querer trocar a bateria no seu carro usado com 5 anos (e 70% da capacidade inicial que não dá para fazer 100km sem preocupações).Some Leaf owners are interested in buying a new pack, especially if/when Nissan develops the extremely better battery technology expected within a few years. Palmer describes that Nissan never foresaw that the Leaf owners would want to replace the pack separately from buying a new car.
(...)
Nissan designed the business around the only time the customer would replace the battery is if something went wrong with the pack, in which case it would be replaced under warranty.
Pelo menos por cá vivemos num país em que os carros são utilizados por bem mais de 10 anos, quanto mais não seja, por segundos ou terceiros proprietários. O meu já conta com 12 anos e há-de durar até eu ter um VE.
A filosofia deles é: bateria nova, carro novo!
Infelizmente eu tenho quase a certeza que se sair uma bateria com mais capacidade ou menos degradação que até tenha dimensões físicas para colocar nos modelos mais antigos eles vão fazer exatamente como fizeram com o carregador de 6.6 kW: primeiro falaram que talvez fizessem o upgrade mas no fim de contas foi "queres o carregador novo, compra um carro novo". Isto apesar de ser tecnicamente possível trocar o carregador que está na traseira do carro, houvesse vontade. Nem sequer uma coisa simples como colocar o SOC em percentagem no painel de instrumentos como o Leaf de 2013 durante a última atualização de software fizeram. E obviamente que é tecnicamente possível porque o LeafSpy consegue lê-lo.
A maior esperança que tenho é que o número de VE's aumente de forma a viabilizar um mercado de baterias compatíveis fabricadas por terceiros, com se vêm hoje com as peças para CI's.