Possível forma de arrefecer a bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 10 abr 2014, 12:35

"houston we have a problem"

Bem esta noite deixei mais uma vez o apolo13 ligado a base de lançamento:
https://www.dropbox.com/s/fjwd8ejukujqi ... 233246.jpg
https://www.dropbox.com/s/aekact0sg09p3 ... 233256.jpg

Vamos a valores, hoje ao contrario de ontem no mostrador do carro ainda continuava com as 5barras de temperatura após ter passado a noite a "arrefecer" o Pack.

Hora 23:22 dia 09-04-2014:
Temperatura exterior(na garagem) 20º
Temperatura de entrada ar no Pack +/-12º
Sensores: 21.2º | 21.8º | 21.4º
https://www.dropbox.com/s/2p767kl4chpef ... -22-57.png

Hora 07:42 dia 10-04-2014:
Temperatura exterior(na garagem) 17º
Temperatura de entrada ar no Pack +/-10,5º
Sensores: 16.2º | 15.3º | 13.7º
https://www.dropbox.com/s/xw8nf9mk4gbot ... -42-06.png

Estava à espera de temperaturas inferiores no Pack, penso que o problema esta na temperatura de entrada de ar no Pack, tenho que conseguir baixar para além dos 10,5º que esteve hoje, vou isolar o tubo a ver se consigo melhor resultados.

Já agora alguém acha que já são valores bom de temperatura no Pack?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 10 abr 2014, 13:08

Eu acho esses resultados bons. No verão os resultados vão ser melhores. Se tivesse um Leaf e as tuas condições, faria exatamente como tu. É possível que venhas a conseguir ainda melhor, com algumas modificações, mas para início, já está muito bom. Eu o que tenho visto nos i-MiEV, com o ar condicionado, é valores em torno dos 5º C em 20 minutos, mas com ar colocado dentro do pack. E se essa diminuição é conseguida com o carro a carregar, então está fantástico.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 10 abr 2014, 13:39

rdias Escreveu:sim, o mrr tem as condicoes ideais em casa e não gasta mais , nem desgasta o leaf. Excelente. A do ar condicionado no leaf é que já não me convence muito ;)
Acho que o Orlando está também a fazer uma boa investigação sobre como arrefecer com AC. Para quem tem garagem e pode ligar um AC portátil penso que seja até uma solução possível. Claro que primeiro há que fazer alguns testes..
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por victormcpinto » 10 abr 2014, 20:55

Início do teste às 19.10 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 22,7 22,5 22,6 oC

Final do teste às 20.50 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 21,1 20,3 20,7 oC

https://www.dropbox.com/s/krd3qx19rohgt ... 8%2012.jpg
https://www.dropbox.com/s/hdfzmut5x85qp ... 7%2059.jpg

Custo do teste: 1 hora de entretenimento.
Energia: potência do extractor 45w
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 10 abr 2014, 21:18

victormcpinto Escreveu:Início do teste às 19.10 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 22,7 22,5 22,6 oC

Final do teste às 20.50 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 21,1 20,3 20,7 oC

https://www.dropbox.com/s/krd3qx19rohgt ... 8%2012.jpg
https://www.dropbox.com/s/hdfzmut5x85qp ... 7%2059.jpg

Custo do teste: 1 hora de entretenimento.
Energia: potência do extractor 45w
Se fizeres o mesmo teste agora notarás + diferença pois a temperatura está fresquinha...aqui em Leiria estão 13.ºC
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 10 abr 2014, 21:19

victormcpinto Escreveu:Início do teste às 19.10 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 22,7 22,5 22,6 oC

Final do teste às 20.50 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 21,1 20,3 20,7 oC

https://www.dropbox.com/s/krd3qx19rohgt ... 8%2012.jpg
https://www.dropbox.com/s/hdfzmut5x85qp ... 7%2059.jpg

Custo do teste: 1 hora de entretenimento.
Energia: potência do extractor 45w
Valores apenas com a temperatura ambiente? Não tinhas nenhuma fonte se ar fresco?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por victormcpinto » 10 abr 2014, 21:34

Não entendi a questão do mrr.
Fui desligar e colocá-lo no exterior e tinha descido mais 2 decimas.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 10 abr 2014, 21:37

Ele quer saber se usaste um AC externo
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por victormcpinto » 10 abr 2014, 21:41

Nada. Apenas o que as imagens mostram e tudo feito na garagem que estava a 18oC.
Trata-se de um extractor que nunca cheguei a utilizar...para tubo de 150
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 10 abr 2014, 21:48

victormcpinto Escreveu:Nada. Apenas o que as imagens mostram e tudo feito na garagem que estava a 18oC.
Trata-se de um extractor que nunca cheguei a utilizar...para tubo de 150
O que fizeste é exatamente o que se faz nas Vectrix com baterias nimh!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”