"Renegade" o VE para Drag Race explicado

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
Responder
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

"Renegade" o VE para Drag Race explicado

Mensagem por ruimegas » 25 fev 2011, 20:37

"Renegade" o VE para Drag Race explicado

NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: "Renegade" o VE para Drag Race explicado

Mensagem por batalha » 25 fev 2011, 21:45

Tá boa :!: em vez de um controlador da corrente fornecida ao/s motor/es tem um sistema que liga e desliga o fornecimento :idea: e a tracção não é posterior :?: 4x4?

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: "Renegade" o VE para Drag Race explicado

Mensagem por ruimegas » 25 fev 2011, 22:31

batalha Escreveu:Tá boa :!: em vez de um controlador da corrente fornecida ao/s motor/es tem um sistema que liga e desliga o fornecimento :idea: e a tracção não é posterior :?: 4x4?

Não me faças perguntas difíceis eu só coloco a informação ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: "Renegade" o VE para Drag Race explicado

Mensagem por mikexilva » 26 fev 2011, 00:13

O sistema que ele se refere que liga e desliga as baterias milhares de vezes por segundo para conseguir simular uma potencia mais baixa, é uma explicação para quem não percebe nada do assunto :)

Pois isto é o papel do "inverter" e é o metodo moderno mais comum no controle potencia.
O "Inverter" converte corrente continua das baterias (DC) em corrente alterna (AC) que é usada para alimentar as bobines do motor, que pode ser feito com impulsos (liga/desliga) rápidos.
Este método também é conhecido como PWM ( Pulse-width modulation ) http://en.wikipedia.org/wiki/Pulse-width_modulation que conforme a duração do impulso assim vai ter uma maior amplitude na saída.
A grande vantagem é ter menos desperdicio de energia, pois em vez de se usar uma resistencia para provocar uma quebra de tensão (resistencia esta que vai aquecer tanto quanto a quebra necessaria, e desperdicar energia) existe um circuito que liga e desliga muito rápidamente a energia directamente para a saida, e no final dá o efeito médio pretendido.
Imaginem ligar e desligar o interruptor que está ligado a uma lampada (incandescente). A lampada demora talvez 1/4 segundo a atingir a força máxima, se antes desligarem o interruptor nunca chega a atingir a força máxima ;) a diferença é que em vez de um interuptor normalmente usa-se transistors MOSFET que tem uma resistencia interna baixa, logo menos aquecimento ;)
Este método também é usado em amplificadores digitais de som (Classe D e Classe T), pois conseguem produzir uma maior potencia desperdiçamdo menos energia (consequentemente menos aquecimento), e neste caso chamam-se digitais porque apesar de poderem ter uma emtrada analogica e uma saída analogica de som, trabalham na base do Liga/Desliga, 0/1 ( http://www.audioholics.com/education/am ... -amplifier ;).

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”