Eu, em tempos, usava bastante o N. Neste momento é muito raro utilizá-lo. Já percebi que ele se baralha muito mais no SoC quando abuso do N. Assim, às vezes a poupança que tenho é apenas aparente. Mas é possível que venha a optar por voltar a utilizá-lo mais vezes porque é o modo em que as baterias menos aquecem.Orlando Escreveu:Alguém dos Leaf costuma andar à vela usando o N?
É que D e Eco são porreiros, mas há descidas que aproveitava muito melhor...aliás o que carro recupera em regenerativa perde depois...prefira andar à vela....
Na Vectrix o próprio motor trava sem usar regenerativa...mas nas outras marcas o motor fica solto....
Azul do Céu!
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Re: Azul do Céu!
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Azul do Céu!
A nível energético é naturalmente melhor usar a regeneração nas descidas pois ao menos é recuperada alguma energia. A única situação onde pode ser melhor não usar regeneração é se estivermos com pressa e quisermos que o carro ganhe algum lanço. Reitero que a nível de autonomia é SEMPRE melhor usar regeneração nas descidas. A energia potencial extra ganha em N por se ir mais depressa é muitíssimo menor que a energia gasta a andar mais depressa.
			
									
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Re: Azul do Céu!
Tudo depende de como conduzes.mjr Escreveu:A nível energético é naturalmente melhor usar a regeneração nas descidas pois ao menos é recuperada alguma energia. A única situação onde pode ser melhor não usar regeneração é se estivermos com pressa e quisermos que o carro ganhe algum lanço. Reitero que a nível de autonomia é SEMPRE melhor usar regeneração nas descidas. A energia potencial extra ganha em N por se ir mais depressa é muitíssimo menor que a energia gasta a andar mais depressa.
Eu tenho 2 ou 3 descidas que em N sou obrigado a acelarar...se pudesse pôr em N...embalava e quando chegasse ao cruzamento ou no fim da descida voltaria a pô-lo em D...nenhuma regeneração valeria pelo embalo do carro....
O meu único senão é se danifica a caixa/motor?!?
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Re: Azul do Céu!
Eu não estou a falar de pequenas descidas onde o tempo a velocidades elevadas é diminuto por se deixar embalar. Estou a falar de descidas grandes, com pelo menos 500m de comprimento.
Para o carro não há qualquer problema em colocar em N e depois em D e depois em N milhões de vezes. É tudo a nível elétrico, mecanicamente o motor está sempre acoplado às rodas.
			
									
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Re: Azul do Céu!
Mas no manual não vem lá algo a contraindicar isso?
			
									
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Re: Azul do Céu!
Onde?
			
									
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Re: Azul do Céu!
Penso que foi o Galt que me falou nisso...allô Galt, help...mjr Escreveu:Onde?
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Re: Azul do Céu!
Eu li no manual que não se deve circular em N.Orlando Escreveu:Penso que foi o Galt que me falou nisso...allô Galt, help...mjr Escreveu:Onde?
Se insistirem muito posso procurar a página, mas ainda devo demorar... procurar em papel é mais demorado que eletrocinamente...
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Re: Azul do Céu!
Deve ser por uma questão de segurança... não ter a potência do motor imediatamente disponível pode gerar situações perigosas.
			
									
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Re: Azul do Céu!
Pois, é a mesma razão porque não recomendam circular com os CI em ponto morto.
Faz falta um botão como existia no EV1 que ao pressionar desligava a travagem regenerativa mas mantinha a resposta ao acelerador.
			
									
									
						Faz falta um botão como existia no EV1 que ao pressionar desligava a travagem regenerativa mas mantinha a resposta ao acelerador.