Artigo técnico da SAE

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Responder
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Artigo técnico da SAE

Mensagem por mjr » 27 fev 2011, 11:37

A SAE fez um artigo muito interessante sobre o LEAF.
http://www.electricauto.org/resource/re ... e_2_11.pdf

Não sei por quanto tempo este link vai estar disponível, por isso aproveitem.

Na página 17 tem um gráfico do binário e rendimento do motor. É muito interessante ver que em bem mais que 50% da área de utilização do motor o rendimento está acima de 90%. Por aqui não há muito por onde melhorar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3060
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Artigo técnico da SAE

Mensagem por Filipe » 27 fev 2011, 11:56

Boas
PDF Espetacular.
Filipe
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Artigo técnico da SAE

Mensagem por ruimegas » 27 fev 2011, 12:07

mjr Escreveu:A SAE fez um artigo muito interessante sobre o LEAF.
http://www.electricauto.org/resource/re ... e_2_11.pdf

Não sei por quanto tempo este link vai estar disponível, por isso aproveitem.

Na página 17 tem um gráfico do binário e rendimento do motor. É muito interessante ver que em bem mais que 50% da área de utilização do motor o rendimento está acima de 90%. Por aqui não há muito por onde melhorar.
Espectáculo, muito obrigado ;) :D

O gráfico é este para analise
Imagem
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Artigo técnico da SAE

Mensagem por mjr » 27 fev 2011, 13:40

É curioso ver que a eficiência máxima está na zona de potência máxima (das 2800rpm às 10000rpm), ao contrário de um CI, onde a eficiência máxima está na zona de binário máximo. Assim, as perdas de energia com as acelerações bruscas são minimizadas.

No documento é ainda mencionado que as portas e o capot são em alumínio. Não sabia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Artigo técnico da SAE

Mensagem por mikexilva » 27 fev 2011, 20:02

Como não tem mudanças, nem transmissão variável, bem podiam ter posto também nesse gráfico a velocidade em baixo e a potencia à esquerda ;)

Mas está um artigo muito construtivo, tendo em conta que saiu no dia que eram para destruir um LEAF (crash-test;)

Responder

Voltar para “Engenharia”