Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo - Malm
Na minha vida, só acompanhar o crescimento do meu filho me realiza mais do que ser i-MiEV. Eu e o meu filho, noutros tempos, tínhamos uma hora marcada para ver uma série de desenhos animados. Chamava-se "Little Einsteins" e não perdíamos um episódio. Conhecemos a canção de entrada de cor, e a letra encaixa que nem uma luva na aventura descrita neste DB.
"Nós vamos viajar, numa nave de encantar, conhecer o céu, Little Einsteins,
vem também, há tanto para ver, tanto p'ra aprender, Little Einsteins.
É uma missão só nossa, está a contar, 5, 4, 3, 2, 1...
Entrem para a nave, p'ra descolar, ooooooooooh.
Nós vamos viajar, numa nave de encantar, conhecer o céu, Little Einsteins,
vem também, há tanto para ver, tanto p'ra aprender, Little Einsteins,
Vá lá, vamos, Little Einsteins.
Tu também, Little Einsteins, voooaaaa.
É uma missão só nossa, é uma missão só nossa mostrar os saltos de SoC do i-MiEV. Ontem fui a Viseu, como acontece sempre às 5ª feiras, e o encontro elétrico do costume repetiu-se. Quando cheguei junto do carregador e vi lá ao lado aquele pequeno CI, eu sabia que o Smart haveria de chegar em breve e que haveria alguém que iria apreciar ter a Mennekes livre. Eu tinha decidido que a pergunta do rdias teria de ser feita, e assim foi. O resto da conversa foi surpreendente, até desconcertante e confesso que demorei algum tempo a digerir/descodificar aquilo que me foi transmitido. No fim, faz tudo sentido, e não deixou de se despedir com um "muito obrigado".
Mas passemos ao que interessa, estava eu a dizer, é uma missão só nossa mostrar os saltos de SoC do i-MiEV, ontem fui a Viseu, cheguei a casa com 22% de SoC. Duas barras a piscar. Vindo de Viseu, tinha o pack a uns 22º C e decidi não o por a carregar, que hoje pouco vai andar. Quando o liguei hoje, já tinha 27% de SoC. Fui levar o Malm júnior à escola e ao supermercado, gasto 2% de SoC nesta percurso, e fiquei 25%. Quando entro no carro para voltar para casa com as compras, 30% de SoC, toma lá mais cinco. E agora está na garagem com 29%. Tudo documentado com o Canion, para os menos crentes, com a variação do SoC e da voltagem no mesmo período (para provar que nunca esteve a carregar).
Então variação do SoC esta manhã:
https://www.dropbox.com/s/g8hd603jpulzp ... 092857.png
Variação da voltagem no mesmo período:
https://www.dropbox.com/s/hapspszv4pmly ... 092906.png
Adoro estes gráficos de variação da altitude - Tábua/Viseu/Tábua. Simetria.
https://www.dropbox.com/s/lnk4d4u0odkox ... 092722.png
As voltagens das células após regressar do supermercado:
https://www.dropbox.com/s/6layu3yzd5yt3 ... 092832.png
E as temperaturas hoje de manhã:
https://www.dropbox.com/s/4vkmcps4zrwtw ... 092729.png
"Nós vamos viajar, numa nave de encantar, conhecer o céu, Little Einsteins,
vem também, há tanto para ver, tanto p'ra aprender, Little Einsteins.
É uma missão só nossa, está a contar, 5, 4, 3, 2, 1...
Entrem para a nave, p'ra descolar, ooooooooooh.
Nós vamos viajar, numa nave de encantar, conhecer o céu, Little Einsteins,
vem também, há tanto para ver, tanto p'ra aprender, Little Einsteins,
Vá lá, vamos, Little Einsteins.
Tu também, Little Einsteins, voooaaaa.
É uma missão só nossa, é uma missão só nossa mostrar os saltos de SoC do i-MiEV. Ontem fui a Viseu, como acontece sempre às 5ª feiras, e o encontro elétrico do costume repetiu-se. Quando cheguei junto do carregador e vi lá ao lado aquele pequeno CI, eu sabia que o Smart haveria de chegar em breve e que haveria alguém que iria apreciar ter a Mennekes livre. Eu tinha decidido que a pergunta do rdias teria de ser feita, e assim foi. O resto da conversa foi surpreendente, até desconcertante e confesso que demorei algum tempo a digerir/descodificar aquilo que me foi transmitido. No fim, faz tudo sentido, e não deixou de se despedir com um "muito obrigado".
Mas passemos ao que interessa, estava eu a dizer, é uma missão só nossa mostrar os saltos de SoC do i-MiEV, ontem fui a Viseu, cheguei a casa com 22% de SoC. Duas barras a piscar. Vindo de Viseu, tinha o pack a uns 22º C e decidi não o por a carregar, que hoje pouco vai andar. Quando o liguei hoje, já tinha 27% de SoC. Fui levar o Malm júnior à escola e ao supermercado, gasto 2% de SoC nesta percurso, e fiquei 25%. Quando entro no carro para voltar para casa com as compras, 30% de SoC, toma lá mais cinco. E agora está na garagem com 29%. Tudo documentado com o Canion, para os menos crentes, com a variação do SoC e da voltagem no mesmo período (para provar que nunca esteve a carregar).
Então variação do SoC esta manhã:
https://www.dropbox.com/s/g8hd603jpulzp ... 092857.png
Variação da voltagem no mesmo período:
https://www.dropbox.com/s/hapspszv4pmly ... 092906.png
Adoro estes gráficos de variação da altitude - Tábua/Viseu/Tábua. Simetria.
https://www.dropbox.com/s/lnk4d4u0odkox ... 092722.png
As voltagens das células após regressar do supermercado:
https://www.dropbox.com/s/6layu3yzd5yt3 ... 092832.png
E as temperaturas hoje de manhã:
https://www.dropbox.com/s/4vkmcps4zrwtw ... 092729.png
Última edição por Malm em 09 mai 2014, 11:43, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
O teu carro já tem carregamento por indução??

Estás sempre à frente do resto da malta.

Estás sempre à frente do resto da malta.

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Em cheio, tão à frente, tão à frente que, por aqui, anda a contar-se com degradação futura. Não havia necessidade
.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Ando aqui a pensar no que a condutora do Smart me disse. Disse ela, os Smart dos meus colegas, alguns, já nem 80 km fazem, mas este está como novo. O carro não sabe o que é uma garagem e carrega sempre ali, no posto em frente ao ISPV, durante a noite. A partir de hoje, vai ser à maneira do vitormcpinto, carregamentos na rua a partir 24:00. Já ficava na garagem só o tempo de carregar, a partir de hoje, nem isso.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
O meu só vai ter um toldo na calçada ao lado da casa para fazer sombra. É onde está o CI.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Eu acho que quanto mais pequenos melhor, porque dissipam melhor o calor. A refrigeração do pack é obrigatória para packs maiores. Os Leaf fornecidos para Portugal deveriam ter refrigeração e jamais comprarei um com a química atual acima dos 15000€ e sem as barras todas.rdias Escreveu:Eu não conheço bem o smart mas parece me que quanto mais pequenos os packs maior a degradação por acabam também por fazer os ciclos mais rapidamente.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Podemos ter packs com maior capacidade e uma relação área de dissipação / volume mais favorável. Mas de uma maneira geral é verdade que um pack com menos capacidade terá essa relação melhor.
Por outro lado, um pack com maior capacidade terá mais inércia térmica e não aquecerá tanto com a utilização, além de que a melhor relação entre a potência debitada e a capacidade da bateria provocam um menor aquecimento intrínseco.
Mas a grande vantagem de packs maiores é que mesmo com 50% de degradação ainda são úteis. O mesmo não se pode dizer de um pack que mesmo novo já tem algumas limitações de capacidade.
Por outro lado, um pack com maior capacidade terá mais inércia térmica e não aquecerá tanto com a utilização, além de que a melhor relação entre a potência debitada e a capacidade da bateria provocam um menor aquecimento intrínseco.
Mas a grande vantagem de packs maiores é que mesmo com 50% de degradação ainda são úteis. O mesmo não se pode dizer de um pack que mesmo novo já tem algumas limitações de capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Mas um pack maior é mais caro, pelo que é preciso fazer contas. E um pack aquecerá menos se fizermos uma condução sem grande acelerações nem grandes velocidades. É bem possível que eu com o meu pack pequeno a 60 km/h provoque menos aquecimento que um pack de um Leaf a 120 km/h. Isso conta mais do que o tamanho. Para mim, o pequeno tamanho do meu pack serve-me às mil maravilhas, em todos os aspetos. Qualquer coisa como 1€ aos 100 km.
Hoje olhei para um daqueles reclames luminosos das farmácias em Viseu e marcava 30º C. Na realidade, não estava tão quente assim, talvez uns 25º C. Para um Leaf, isso significa que não vai ter menos que isso no pack, ao fim de algum tempo. Nesta altura, os Leaf deixam de contar com o ar exterior mais fresco a passar pelo pack para se arrefecerem, e como não contam com mais nada, assim terá de ser. Os i-MiEV ainda é pior, porque são claramente menos eficientes a usar o ar exterior, em movimento, para promover o arrefecimento.
Hoje olhei para um daqueles reclames luminosos das farmácias em Viseu e marcava 30º C. Na realidade, não estava tão quente assim, talvez uns 25º C. Para um Leaf, isso significa que não vai ter menos que isso no pack, ao fim de algum tempo. Nesta altura, os Leaf deixam de contar com o ar exterior mais fresco a passar pelo pack para se arrefecerem, e como não contam com mais nada, assim terá de ser. Os i-MiEV ainda é pior, porque são claramente menos eficientes a usar o ar exterior, em movimento, para promover o arrefecimento.
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
[quote="Malm"... É bem possível que eu com o meu pack pequeno a 60 km/h provoque menos aquecimento que um pack de um Leaf a 120 km/h...[/quote]
O contrário também é verdade.
O contrário também é verdade.

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Sim, claro. Eu apenas queria mostrar que no meu caso pessoal, dado raramente pedir grandes quantidades de energia à bateria, um pack pequeno chega perfeitamente. O i-MiEV chega e sobra para tudo o que pretendo num carro. O meu grau de satisfação com a aquisição está na mais elevada cotação de sempre. Sinto que o conheço como ninguém e sei tirar o máximo proveito das suas capacidades. Acredito agora que até a taxa de degradação pode ser controlada e ser diminuída para valores inferiores a 3% ao ano. Tenho informação sobre as temperaturas no pack (espero que o OBD nunca avarie
, que custou uns 110 €, nem sempre existem unidades disponíveis à venda, vem dos EUA) e já utilizo uma série de truques que me permitem ter as temperaturas muito mais baixas do que antigamente. Em tempos, deverá ter andado dias seguidos com sensores a marcarem temperaturas superiores a 31º C. Agora, fora um dia ou outro especial, como aquele em que fui a Lisboa, a esmagadora maioria do tempo abaixo dos 25º C. Mais de metade do dia abaixo dos 21º C (ou todo o dia, se não sair para fora da vila).
Este verão vai ser muito interessante. No verão de 2013 eu terei perdido uns 3/4% de capacidade. Ainda não tinha acesso às temperaturas e fiz muitas viagens longas em dias quentes. Neste momento, eu sei que se não o deixar fazer novas determinações de SoC após um carregamento completo eu gasto SoC até ao 0%. Se em setembro conseguir fazer o mesmo eu terei fintado a degradação. Em setembro se verá se tudo o que estou a pôr em prática vai ter os efeitos pretendidos. Hoje, pela primeira vez, vai fazer o carregamento doméstico na rua, temporizador já programado para carregar entre as 2 e as 6 da manhã. Até às duas sempre tem tempo de arrefecer um bocadito e com o frio entranhado, já não aquece grande coisa num carregamento lento que nem sequer vai chegar aos 100%.

Este verão vai ser muito interessante. No verão de 2013 eu terei perdido uns 3/4% de capacidade. Ainda não tinha acesso às temperaturas e fiz muitas viagens longas em dias quentes. Neste momento, eu sei que se não o deixar fazer novas determinações de SoC após um carregamento completo eu gasto SoC até ao 0%. Se em setembro conseguir fazer o mesmo eu terei fintado a degradação. Em setembro se verá se tudo o que estou a pôr em prática vai ter os efeitos pretendidos. Hoje, pela primeira vez, vai fazer o carregamento doméstico na rua, temporizador já programado para carregar entre as 2 e as 6 da manhã. Até às duas sempre tem tempo de arrefecer um bocadito e com o frio entranhado, já não aquece grande coisa num carregamento lento que nem sequer vai chegar aos 100%.