Possível forma de arrefecer a bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 21 abr 2014, 16:36

Agora decidi usar outro método :mrgreen: 7
Tou a gozar....

[IMG]http://s8.postimg.cc/w4pm4eu8l/photo_13ppp.jpg[/IMG]
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por prgc » 17 mai 2014, 13:58

Como têm sido os resultados das vossas experiências de arrefecimento?
Nesta altura em que as temperaturas estão mais elevadas seria interessante saber os resultados que têm obtido.

No meu caso, apesar de todos os cuidados que tenho tido, tenho registado temperaturas pela manhã de cerca de 20ºC. Mas houve dois ou três dias durante a semana passada que chegou aos 27ºC...
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 17 mai 2014, 15:36

Para não variar, é o do i-MiEV que vai dando mais feedback. O mjr, talvez influenciado pelo que vou escrevendo no meu DB, até tem dado alguma informação. Segundo entendi, deixa o carro toda a noite na rua sem carregar, o que lhe garante uma temperatura abaixo dos 20º C pelas 8:00. Depois, carrega no trabalho ao longo do dia numa garagem fresquinha no trabalho, o que lhe permite chegar a casa com carga para o dia seguinte a menos de 25º C. Melhor que isto não estou a ver, a não ser claro, com tratamentos "soft" à Orlando ou com ar fresco mrreano (que inveja). Quem conseguir nesta altura, com um Leaf, ter menos de 20º C aos primeiros raios de Sol e menos de 25º C aos últimos, está a prolongar a vida da bateria em anos.

Mas isto sou eu a dizer, que nem sequer tenho um, mas já os vi e sei que existem. Pode ser que agora se sintam picados e digam alguma coisa. Se escrevesse coisas sem jeito nenhum, tipo só podem andar a mais de 40º C com este tempo, enchia-se já isto de comentários. Se calhar também não acertei, mas se assim foi não foi de propósito :D .

Também fica a decorar o abóbada celeste durante a noite? Já aqui sugeri uma sondagem para ver quantos já adotaram esta solução, mas ninguém me ligou nenhuma... :cry:
Última edição por Malm em 17 mai 2014, 15:39, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 17 mai 2014, 15:38

Esta semana o meu tem acordado com 20-21ºC e terminado o dia com 24-25ºC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 17 mai 2014, 17:11

Hoje de manhã depois de carregar durante a noite...max de 20 e min de 18.5.....sem soft....
Mas no dia em que chegou aos 29....com o soft em 1h arrefeceu logo para 27!!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL » 17 mai 2014, 19:31

Eu também darei feedback.
Mas antes, ainda tenho que aprender como ligar o AC com o carro trancado e ligado ao mobi.e.
Quer dizer, ligar até sei ligar - agora coloca-lo a fazer frio...
Se calhar nem será possível.
Agora não tenho tido tempo para estudar isso mas melhores dias virão...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 17 mai 2014, 20:21

Eu estive de férias esta semana é não deu para partilhar dados com vocês, acabei por ter que deixar o carro com o meu Pai, por isso não teve tratamentos "soft" nem medições de temperatura de bateria :(. Logo esta semana que foi a mais quente desde que tenho o carro!
Por acaso hoje de tarde andei com o carro e quando cheguei vi que tinha 6 barras de temperatura, meti-o a arrefecer um pouco (vou voltar a sair para Jantar) e logo já devo ter dados para partilhar com vocês.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 17 mai 2014, 20:31

Mrr, os teus não são "soft", os teus são os melhores de Portugal. Os do Orlando é que são "soft" - 2 ou 3 grauzitos e já vai a bola no prolongamento. Mas eu sou o 1º a dizer, cada grau conta. Grau a Grau, preserva a bateria a capacidade. Mas depois de ver aquelas baterias a 40 e a 46ºC, já começo a perceber porque é que ele me amputou 20% da capacidade, anda frio demais. Deve ser como uma parte do meu corpo, que com o frio também encolhe a olhos vistos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Filipe » 18 mai 2014, 02:40

Malm Escreveu:Mrr, os teus não são "soft", os teus são os melhores de Portugal. Os do Orlando é que são "soft" - 2 ou 3 grauzitos e já vai a bola no prolongamento. Mas eu sou o 1º a dizer, cada grau conta. Grau a Grau, preserva a bateria a capacidade. Mas depois de ver aquelas baterias a 40 e a 46ºC, já começo a perceber porque é que ele me amputou 20% da capacidade, anda frio demais. Deve ser como uma parte do meu corpo, que com o frio também encolhe a olhos vistos.
De certeza que estás a falar dos apêndices capilares da cabeça. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 18 mai 2014, 22:09

Tal como prometido segue alguns dados do arrefecimento que fiz ontem e hoje:
Das: 19:14 até 20:36. Sem carga.

Temperatura inicial: 25,3 | 25,4 | 25,5 AHr: 60,69
Temperatura Final : 23,0 | 21,1 | 21,2 AHr: 60,64


Das: 00:35 até 9:22 Com carga a 100%.

Temperatura inicial: 22,4 | 22,4 | 21,2 AHr: 60,96
Temperatura Final : 17,2 | 14,5 | 13,6 AHr: 60,96


Das: 12:26 até 15:34 Sem carga.

Temperatura inicial: 20,9 | 20,1 | 20,1 AHr: 60,90
Temperatura Final : 18,1 | 15,5 | 15,7 AHr: 60,78

A primeira sonda é a mais difícil de arrefecer, deve estar localizada mesmo no interior do pack. Os AHr andam sempre para cima e para baixo, não sei se com vocês também é assim.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”