Eu já vi mais de 100A de carga em regeneração (cerca de 40kW), pelo que pode aproximar-se do máximo permitido numa carga rápida (125A). No entanto é completamente diferente 10 minutos a 125A do que alguns segundos. Teria que ser uma descida muuuuiiiito comprida e com declive acentuado para permitir vários minutos de carga a correntes elevadas. Assim não vejo qualquer efeito nefasto que a regeneração possa ter.cromero Escreveu:Quando se desacelera ou se trava um carro eléctrico, está a regenerar-se energia, a recarregar baterias, certo? O Leaf, com o modo b de condução, amplifica esse efeito regenerador, certo? Ora, eu gostava de saber se esse modo de recarregar as baterias do Leaf é equivalente a uma carga lenta, ou a uma carga rápida, isto é, a recarga de baterias em andamento é aconselhável, ou não, para uma maior longevidade do pack de baterias? Talvez este assunto tenha já sido tratado no fórum, mas não consigo dar com ele... Alguém pode ajudar-me?

Apresentação cromero
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Re: Apresentação cromero
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Apresentação cromero
Eu já só ando em modo B + ECO. Só tenho pena de o carro nao memorizar o modo B quando se liga. Confesso que de vez em quando nas rotundas e semáforos tiro o eco por uns instantes.
No de 2013 o modo B com e sem ECO é semelhante na regeneração, no arranque o ECO obriga a usar + pedal, mas a potencia está lá toda, escondida por detrás do curso completo do acelerador
No de 2013 o modo B com e sem ECO é semelhante na regeneração, no arranque o ECO obriga a usar + pedal, mas a potencia está lá toda, escondida por detrás do curso completo do acelerador

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Re: Apresentação cromero
Fiquei esclarecidomjr Escreveu:Eu já vi mais de 100A de carga em regeneração (cerca de 40kW), pelo que pode aproximar-se do máximo permitido numa carga rápida (125A). No entanto é completamente diferente 10 minutos a 125A do que alguns segundos. Teria que ser uma descida muuuuiiiito comprida e com declive acentuado para permitir vários minutos de carga a correntes elevadas. Assim não vejo qualquer efeito nefasto que a regeneração possa ter.cromero Escreveu:Quando se desacelera ou se trava um carro eléctrico, está a regenerar-se energia, a recarregar baterias, certo? O Leaf, com o modo b de condução, amplifica esse efeito regenerador, certo? Ora, eu gostava de saber se esse modo de recarregar as baterias do Leaf é equivalente a uma carga lenta, ou a uma carga rápida, isto é, a recarga de baterias em andamento é aconselhável, ou não, para uma maior longevidade do pack de baterias? Talvez este assunto tenha já sido tratado no fórum, mas não consigo dar com ele... Alguém pode ajudar-me?

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Re: Apresentação cromero
Preciso do vosso conselho:
Que devo comprar para poder carregar o LEAF em postos públicos?
O carro vem com EVSE de 10 amperes, para tomada normal
Eu tenho uma wallbox em casa da Magnum Cap
Ajudam-me?
Obrigado
Que devo comprar para poder carregar o LEAF em postos públicos?
O carro vem com EVSE de 10 amperes, para tomada normal
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Ajudam-me?
Obrigado
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Re: Apresentação cromero
Em postos públicos é um cabo Mennkes <-> J1772 e um adaptador CEE-Shucko para um eventual desenrasque para ligar o EVSE de 10A numa tomada CEE se a Mennkes não funcionar.
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Re: Apresentação cromero
Muito obrigado!RJSC Escreveu:Em postos públicos é um cabo Mennkes <-> J1772 e um adaptador CEE-Shucko para um eventual desenrasque para ligar o EVSE de 10A numa tomada CEE se a Mennkes não funcionar.
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Re: Apresentação cromero
Só para acrescentar, depois do último update da Firmware do carro, sentí logo de seguida que a capacidade de re-generação foi reduzida (substancialmente).
Será isto uma forma da Nissan proteger melhor as baterias via software ou serão os concessionários a pressionar a marca para se consumir mais pastilhas de travão ??
sm

Será isto uma forma da Nissan proteger melhor as baterias via software ou serão os concessionários a pressionar a marca para se consumir mais pastilhas de travão ??
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+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
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Re: Apresentação cromero
Estou a perceber mal, ou a Nissan poderá estar a entender que a regeneração excessiva da bateria compromete a durabilidade da dita cuja?
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Re: Apresentação cromero
O problema acontece quando a temperatura da bateria está mais baixa. A temperaturas acima dos 25C praticamente desaparece. Mas em cargas rápidas ele continua a iniciar a carga nos 125A, mesmo com temperaturas na ordem dos 15-20C, por isso não sei exatamente qual é a intenção...
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Re: Apresentação cromero
E pronto! Já cá está o Leaf. Fui buscá-lo hoje à Rotor do Campo Alegre. Vinha com a EVSE de 10 amperes, a que chamam "avózinha", e irei dentro de uns dias buscar o cabo que, disseram-me, vai passar a vir com os Leaf e que dá para carregar nos postos públicos. Como sou um sortudo, a "avozinha" foi descontinuada, mas a Nissan, enquanto não se acabam, vai distribuindo as que sobram, a que soma o tal cabo para carregar nos postos de rua, de shoppings, etc. Vou dar uma curva, e depois conto como correu...