
Autonomia Nissan Leaf...
Re: Autonomia Nissan Leaf...
Estão sempre a stressar com as cargas a 100% aumentarem a degradação!
Ainda não comprovei a diferença de degradação para os mesmos quilómetros, tempo e temperatura se forem usadas ou não cargas a 100%!
Que me digam que se devem evitar estados de carga elevados quando não é necessário é diferente...
Ainda não comprovei a diferença de degradação para os mesmos quilómetros, tempo e temperatura se forem usadas ou não cargas a 100%!
Que me digam que se devem evitar estados de carga elevados quando não é necessário é diferente...
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Autonomia Nissan Leaf...
Tudo se resume a conhecer muito bem as capacidades do carro. Mais que ter nervos de aço, é preciso experimentar muito.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Autonomia Nissan Leaf...
Eu não avançava com a compra de um VE se o tivesse que usar em qualquer um desses cenários e o meu ordenado dependesse disso.
São cenários desfavoráveis aos VE's e muito diferentes do que a maior parte das pessoas faz no dia a dia. Até para quem anda de ICE, fazer 140Km todos os dias não é para todos!
Pelo menos é a minha perceção da coisa.
São cenários desfavoráveis aos VE's e muito diferentes do que a maior parte das pessoas faz no dia a dia. Até para quem anda de ICE, fazer 140Km todos os dias não é para todos!
Pelo menos é a minha perceção da coisa.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Autonomia Nissan Leaf...
Pois, 140 km dia é muito...
Mas da maneira que estamos agora, hoje trabalhamos perto de casa "amanhã" (como quem diz passado um ano ou dois) dão-nos cabo da vida ao enviar-nos para longe...
Olhem o que aconteceu com o pafi... Primeiro em Coimbra, agora em São João da Pesqueira sem mais nem menos...
É muito stressante não ter garantias nenhumas sobre o futuro e isto reflete-se também na nossa saúde...
Mas da maneira que estamos agora, hoje trabalhamos perto de casa "amanhã" (como quem diz passado um ano ou dois) dão-nos cabo da vida ao enviar-nos para longe...
Olhem o que aconteceu com o pafi... Primeiro em Coimbra, agora em São João da Pesqueira sem mais nem menos...
É muito stressante não ter garantias nenhumas sobre o futuro e isto reflete-se também na nossa saúde...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Autonomia Nissan Leaf...
Imagina o que ele não poupa nas viagens!RJSC Escreveu:Pois, 140 km dia é muito...
Mas da maneira que estamos agora, hoje trabalhamos perto de casa "amanhã" (como quem diz passado um ano ou dois) dão-nos cabo da vida ao enviar-nos para longe...
Olhem o que aconteceu com o pafi... Primeiro em Coimbra, agora em São João da Pesqueira sem mais nem menos...
É muito stressante não ter garantias nenhumas sobre o futuro e isto reflete-se também na nossa saúde...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Autonomia Nissan Leaf...
Quase um ano passado, o peso dos km começa a pesar ao final do dia...Orlando Escreveu:Imagina o que ele não poupa nas viagens!RJSC Escreveu:Pois, 140 km dia é muito...
Mas da maneira que estamos agora, hoje trabalhamos perto de casa "amanhã" (como quem diz passado um ano ou dois) dão-nos cabo da vida ao enviar-nos para longe...
Olhem o que aconteceu com o pafi... Primeiro em Coimbra, agora em São João da Pesqueira sem mais nem menos...
É muito stressante não ter garantias nenhumas sobre o futuro e isto reflete-se também na nossa saúde...
Pelo menos mais um ano será assim. Em 2015 veremos como correm as "promessas" dos nossos "líderes"...
Quanto aos 100%, é sempre assim que o carrego. Desde maio 2013 devo ter carregado a 80% uma ou duas vezes. Claro que quando é fds fica dois dias com duas ou uma barra a fazer jejum.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Autonomia Nissan Leaf...
Baterias novas e velocidade estabilizada. Numa estrada nacional a velocidade varia bastante, e apesar da regeneração muita energia é perdida nas variações de velocidade a não ser que se usem táticas de hipermiling. Já para não falar no frio e vento que pode comer uma boa parte da autonomia. Recentemente fiz 70km do Porto até depois de Aveiro com menos de 40% de SOC, mas ao voltar à tarde tive de parar para carregar pois a nortada não me ia deixar chegar ao Porto (na ida não havia vento favorável). Cheguei a casa com 3,5V na célula mais fraca, tendo carregado 2 horas em Aveiro (65% SOC) e vindo devagar a velocidade estabilizada (70km/h, mas equivalentes a quase 100km/h devido ao vento desfavorável).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 3
- Registado: 26 mai 2014, 19:55
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 0,00 Ah
Re: Autonomia Nissan Leaf...
Boas,
Antes de mais, gostaria de agradecer todo o vosso feedback. É de facto muito importante perceber bem as limitações / caracteristicas antes de avançar para algo que me possa vir a arrepender.
De facto, o Cenário 1 que descrevi é o trajecto que faço diariamente de e para o meu local de trabalho e é neste que gostaria de me focar.
Para o Cenário 2 (raro) tenho outro carro que me permite ir sem restrições...
Assim, faço 60 km's para cada lado entre Alhandra e Pinhal Novo. Ao todo, 120 km's. (Os 140 km's que inicialmente indiquei já estavam a levar em consideração uma eventual deslocação ao Forum Montijo à hora de almoço, mas nesse caso posso deixa-lo a carregar lá nesse período).
O trajecto é feito pela recta do cabo (N10 e N118), bastante plano e que me permite velocidades de cruzeiro bastante constantes (80 a 90 kms/h). Travões nem lhes toco, antecipação extrema, pois o objectivo é mesmo a condução o mais fluída e eficiente possível. Só assim consigo médias reais de 4,0 a 4,2 L/100 km's.
Não me posso queixar do custo por KM, no entanto, a segurança passiva e qualidade de vida a bordo de um Citroen AX com 20 anos de vida na minha mão, cada vez mais me perturba, principalmente após o nascimento das minhas filhas.
Para ajudar, quase todos os dias me cruzo na N10 com um Leaf azulinho que faz o trajecto inverso ao meu e fico a matutar na ideia...
Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.
Antes de mais, gostaria de agradecer todo o vosso feedback. É de facto muito importante perceber bem as limitações / caracteristicas antes de avançar para algo que me possa vir a arrepender.
De facto, o Cenário 1 que descrevi é o trajecto que faço diariamente de e para o meu local de trabalho e é neste que gostaria de me focar.
Para o Cenário 2 (raro) tenho outro carro que me permite ir sem restrições...
Assim, faço 60 km's para cada lado entre Alhandra e Pinhal Novo. Ao todo, 120 km's. (Os 140 km's que inicialmente indiquei já estavam a levar em consideração uma eventual deslocação ao Forum Montijo à hora de almoço, mas nesse caso posso deixa-lo a carregar lá nesse período).
O trajecto é feito pela recta do cabo (N10 e N118), bastante plano e que me permite velocidades de cruzeiro bastante constantes (80 a 90 kms/h). Travões nem lhes toco, antecipação extrema, pois o objectivo é mesmo a condução o mais fluída e eficiente possível. Só assim consigo médias reais de 4,0 a 4,2 L/100 km's.
Não me posso queixar do custo por KM, no entanto, a segurança passiva e qualidade de vida a bordo de um Citroen AX com 20 anos de vida na minha mão, cada vez mais me perturba, principalmente após o nascimento das minhas filhas.
Para ajudar, quase todos os dias me cruzo na N10 com um Leaf azulinho que faz o trajecto inverso ao meu e fico a matutar na ideia...

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Autonomia Nissan Leaf...
As autonomias de novo nem acho vergonha nenhuma...rdias Escreveu:Eu acho uma vergonha a discrepância entre autonomias prometidas e reais..... apesar do metodo USA ser melhor... mas mesmo assim é uma vergonha...
Vergonha é a Nissan continuar a dizer aos clientes que a degradação é 80% ao fim de 5 anos e 70% ao fim de 10 anos.
Que só por si já era uma degradação muito grande para um produto como um carro que tipicamente se usa por bem mais de 10 anos.
E uma grande vergonha é a degradação real...
Especialmente com os primeiros compradores, sem histórico das baterias em que lhes foi "prometido" 70% a 10 anos tendo pago 37000€ pelo carro.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Autonomia Nissan Leaf...
Em 2011 ainda havia subsídio, pelo que na prática pagaram 32.000€RJSC Escreveu:As autonomias de novo nem acho vergonha nenhuma...rdias Escreveu:Eu acho uma vergonha a discrepância entre autonomias prometidas e reais..... apesar do metodo USA ser melhor... mas mesmo assim é uma vergonha...
Vergonha é a Nissan continuar a dizer aos clientes que a degradação é 80% ao fim de 5 anos e 70% ao fim de 10 anos.
Que só por si já era uma degradação muito grande para um produto como um carro que tipicamente se usa por bem mais de 10 anos.
E uma grande vergonha é a degradação real...
Especialmente com os primeiros compradores, sem histórico das baterias em que lhes foi "prometido" 70% a 10 anos tendo pago 37000€ pelo carro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.