Diferencial elevado entre células em SOC baixos

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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por VETL »

VETL Escreveu:
Malm Escreveu:Para mim começa a ficar claro que a primeira metade das células degrada mais rápido que a segunda. Não vos parece?
Vinha aqui precisamente colocar esta questão.
Eu também acho.
Será que ainda ninguém descobriu o posicionamento no pack das 96 células mostradas pelo LeafSpy?
O calor do carregador terá algo a ver com isto?
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por Malm »

Não sei. Para mim o facto de ter os módulos 1 ao 24 mais juntos do que os restantes já justifica a maior degradação das células destes módulos em relação aos restantes.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por VETL »

rdias Escreveu:Eu também li algures que a bateria do leaf teria um erro de engenharia que seria módulos na posição horizontal e que assim devido ao calor a degradação seria superior. Parece me que o i MIEV estão todos na vertical, mas se calhar nem deve ser por ai , mas . . .
Pois mas os de trás, supostamente os que estarão mais degradados, estão na vertical...
Os da frente, que parece não apresentarem tanta degradação são os que estão na horizontal.
Daí as dúvidas que aqui tenho colocado.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por mjr »

Eu apostava mais em duas questões para os módulos de trás degradarem mais:

-Proximidade ao carregador (resolvido nos Leafs de 2013)
-Menor relação área de dissipação / volume de células
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por Malm »

rdias Escreveu:Eu também li algures que a bateria do leaf teria um erro de engenharia que seria módulos na posição horizontal e que assim devido ao calor a degradação seria superior. Parece me que o i MIEV estão todos na vertical, mas se calhar nem deve ser por ai , mas . . .
A questão não é estarem na vertical ou horizontal, é estarem mais juntas. No i-MIEV estão num único nível, pelo que me parece que dissipam melhor o calor, e por isso degradam a uma taxa menor. Alguém aqui do fórum dedicou-se a descobrir a distribuição das células e com a ajuda de pessoal do myimiev.com chegou a resultados, está em http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=610. O tipo indica que as células mais degradas do carro dele são as mais internas dos dois quadrados de 40 células, e que isso se deve a, por serem internas, a terem mais dificuldade em dissipar o calor. Eu sou da mesma opinião.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por VETL »

mjr Escreveu:No meu carro o concessionário confirmou que as células 2 e 4 precisam de ser substituídas. Depois conto o resto da novela e como devemos proceder para que a situação seja corretamente diagnosticada.
E esta "novela", mjr?
Há desenvolvimentos na forja?
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por mjr »

Por falta de tempo não tenho pressionado o concessionário a dar uma resposta. Vou aguardar pelo Verão para ver como as coisas evoluem. Começo a achar que o problema é no LBC e não nas células, e que foi o próprio LBC que colocou as células 1 e 4 fora de balanço. Há alguma não linearidade no ADC que mede a tensão dessas células e que o fez desequilibrar as células durante as centenas de cargas a 80% que fiz.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por VETL »

Bem, começa a parecer-me que a 32 é mesmo o patinho feio:

[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -13-54.png[/IMG]

Porque JV = 3,491-(3,559-3,491)*1,5 = 3,389.

Os casos aqui reportados estão a andar?
Há novidades ou desenvolvimentos?
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por mjr »

Penso que o problema no meu carro está a caminho de ficar "resolvido".

Última carga a 100%, em 21 de Junho passado:

Imagem

Última descarga profunda (tartaruga), em 7 de Junho:

Imagem

Ainda não está perfeito, mas está muito melhor do que antes. Em Janeiro uma carga desde a tartaruga até 100% usou 18,63kW.h, em 7 de Junho já consegui meter 19,27kW.h. E certamente que houve alguma degradação entre Janeiro e Junho, pelo que a recuperação é superior aos 0,64kW.h. Andará perto de 1 kW.h. Entretanto desde o dia 7 de Junho o equilíbrio melhorou mais, pelo que é possível que tenha recuperado mais capacidade escondida.

Apesar do valor relativamente elevado na diferença entre as células em 7 de Junho, é de notar que todas já estão abaixo do joelho, algo que não acontecia antes, e a média de tensões está bem dentro do joelho. Talvez ainda dê para recuperar mais meio kW.h.

Mais tarde explico o processo no meu DB.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por Orlando »

Se tiveres na carga ou descarga, uma diferença acima de 5.ºgraus (o que deve ter acontecido pois a última foi no inverno) tens aí uma grande parte da explicação.
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