mjr Escreveu:Este preço é excelente para quem faz muitos km, pois como sabemos o uso não é o principal fator na degradação. Considerando o pior caso dos 6000€, dá 250€ por kW.h. É um preço incrível, que mostra que afinal células de elevada capacidade são muito competitivas com as células standard (tipo 18650, que a Tesla usa). Isto só é verdade, claro, com a escala que a Nissan tem.
Os 250€ por kW.h (com instalação) são melhores que o prémio cobrado pela Tesla entre o modelo de 60kW.h e o de 85kW.h. Com este preço, a Nissan consegue criar na próxima geração um Leaf com 50kW.h a um preço extremamente competitivo. 50kW.h deve dar pelo menos 250km de autonomia em condições normais de utilização (sem truques). 200km em condições normais é na minha opinião o valor de autonomia que fará explodir o mercado.
Mesmo assim eu, cujo carro já anda a "roçar" os 87.000 KMs, penso que ainda não preciso de uma nova bateria.
Ainda consegue armazenar cerca de 17Kw/h, o que me continua a permitir ir (esporadicamente) à santa terrinha.
Quando lá vou, consumo entre 15 e 16 KW/h (não passando muito dos 80 KM/h, claro

)
Mas é fabuloso saber que a marca continua a acreditar nisto. Muito bem Nissan!
sm